IMG_6449

O Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS-CE), equipamento da Secretaria da Cultura do Governo do Estado, está oferecendo a partir desta segunda-feira,17,  o minicurso Análise e apreciação da Nossa Música Popular Brasileira – Do período Colonial à Contemporaneidade, ministrado por Dilmar Miranda, diretor do museu, professor da UFC e um dos mais respeitados pesquisadores de todo o País quando o assunto é música popular. As inscrições já estão abertas e seguem até sexta-feira, 14. No minucurso será  debatido os grandes nomes da música brasileira, o presente, a forma e o conteúdo, o texto e contexto da canção popular e da produção  musical em geral.

O minicurso será ministrado nos dias 17,18, 21, 23,25 e 27 sempre das 17h às 20h, facilitando também a participação de quem trabalha ou estuda pela manhã e tarde. São 40 vagas e as inscrições podem ser feitas pelo telefone do MIS, 3101-1207// 3101-1204, ou presencialmente no Museu, que fica na Av. Barão de Studart, 410, Meireles.

De acordo com Dilmar Miranda, o minicurso tem entre seus objetivos promover a apreciação da Música Popular Brasileira (MPB), instrumental e vocal, examinando os aspectos técnicos e estéticos presentes nas criações de seus inventores e nas performances de seus intérpretes, articulando a análise ao seu entorno social expresso na história cultural do Brasil, centrada nos momentos marcantes da figuração de seus principais estilos e gêneros, desde a virada do século XX até a MPB da contemporaneidade.

“Convidamos o público a participar do minicurso no MIS, neste mês de agosto, para mergulharmos juntos na história da nossa música e na compreensão dos motivos pelos quais ela se tornou uma das mais admiradas em todo o mundo e uma das mais importantes, senão a mais importante das matrizes criativas da música mundial”, destaca Dilmar, ressaltando a satisfação em ministrar o curso e receber os participantes no Museu da Imagem e do Som do Ceará, espaço simbólico e referencial para a música em nosso Estado.

“Será um percurso bem leve e diversificado, em uma dinâmica participativa, começando com os antecedentes da música brasileira no período colonial, seguindo pela fixação dos gêneros da música urbana na virada para o século XX, com o choro, o maxixe e o samba, e continuando pela era da fonografia a partir dos anos 30, pelo sucesso de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira no pós-guerra, pela bossa nova no final dos anos 50, pela era da Jovem Guarda e dos festivais na década de 60, entre muitos outros momentos da nossa música popular brasileira”, afirma Dilmar.

A segunda turma do Minicurso é resultado da grande procura pela atividade, já realizada no Museu da Imagem e do Som durante o mês de julho, período de férias escolares. Ocorrerá em seis dias, em um total de 18 horas de atividade.

 

 

 

Texto: Eduardo Sousa  com informações da Secult | Imagem: Banco de Dados