OlindaGraffiti

A partir de 22 de setembro até o dia 26, vai acontecer a II Semana do Graffiti de Fortaleza, promovido pela Prefeitura de Fortaleza, através da Coordenadora de Juventude. Essa edição vai contar com atividades formativas, como oficinas e palestras com artistas convidados, e ações diretas de arte urbana nos muros da cidade.

A II Semana do Graffiti de Fortaleza conta com a curadoria do artista Narcélio Grud(aquele artista do Projeto Para Ver o Mar) e traz como convidados os artistas Nick Alive, de São Paulo, e Bigod O Sapo, de Salvador, Marquinhos Abu, de Fortaleza, além da participação de outras dezenas de artistas residentes na capital cearense.

Nos dias 23, 24 e 25 de setembro, Nick Alive, Bigod e Marquinho Abu, respectivamente, ministrarão palestras e oficinas de graffiti para jovens de 15 a 29 anos no Vila das Artes, no Centro da cidade. As vagas para as oficinas são limitadas. As pré-inscrições devem ser feitas pela internet até 22 de setembro, através deste link.

Entre os destaques da II Semana do Graffiti, está a pintura de um mural de graffiti na Avenida Duque de Caxias, no Centro de Fortaleza. De 22 a 26 de setembro, das 9h às 17h, quem passar pelo local poderá observar um “paredão” ganhar cores e desenhos por artistas selecionados em convocatória pública.

A II Semana do Graffiti de Fortaleza é uma realização da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Coordenadoria de Juventude, e tem o apoio do Festival Concreto e da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece).

Sobre os artistas convidados:

Nick Alive (SP): Artista paulistano iniciou sua carreira em meados de 1997. A busca pelo crescimento não cessou e hoje divide seu tempo entre as paredes, telas, papeis e desenhos digitais. Os desenhos, tanto digitais quanto de nanquim e lápis trazem o inicio de tudo, valoriza os traços antes das cores por que vê sua alma no gesto do traço. O tema principal de todo o seu trabalho é o espírito, a busca pelo silêncio, os padrões e símbolos usados sempre remetem ao centro, os seres abordados são andróginos, permitindo assim uma maior liberdade de definições por parte de quem vê sua obra.

Bigod O Sapo (BA): Bigod é um represente ativo do graffiti baiano. O graffiti de Bigod é bonito, lúdico e de alta qualidade técnica o que demonstra uma habilidade impressionante na criação de personagens. Além de ser a sua marca, o sapo é o personagem principal e se adapta a qualquer tema. Os sapos de Bigod já foram expostos em outros locais além da Bahia: Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Ceará, Espírito Santo e algumas cidades da Itália como Roma, Bassano del Grappa, Milão, Bolonha, Veneza, Firenze, Modena, Reggio Emilia e Verbânia.

Marquinhos Abu (CE): Artista visual, pesquisador, graduando em Licenciatura em Artes Visuais pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE). Assinou a curadoria da exposição Lado B no Centro Cultural Banco do Nordeste em Fortaleza em 2010. Membro do coletivo Aparecidos Políticos desde 2011, premiado em 2012 IV Prêmio Leonilson de Artes Visuais – Secultfor, II Edital de Ocupação da Galeria Antonio Bandeira – Prefeitura Municipal de Fortaleza. Premiado, em 2014, no 65º Salão de Abril com a obra “Operação Carcará”.

Programação completa:

22 de setembro de 2015 (terça-feira)
8h às 10h – Credenciamento dos artistas selecionados
10h às 17h – Pintura/Intervenção
Local: Av. Duque de Caxias, 335

23 de setembro de 2015 (quarta-feira)
8h às 17h – Pintura do mural de graffiti
Local: Av. Duque de Caxias, 335
18h30 às 21h – Oficina de Graffiti (20 vagas)
Local: Vila das Artes
Convidado: Nick Alive (São Paulo)

24 de setembro de 2015 (quinta-feira)
8h às 17h – Pintura/Intervenção no Muro
Local: Av. Duque de Caxias, 335
18h30 – 21h –Oficina de Graffiti (20 vagas)
Local: Vila das Artes
Convidado: Bigod – O Sapo (Salvador)

25 de setembro de 2015 (sexta-feira)
8h às 17h: Pintura/Intervenção no Muro –
Local: Av. Duque de Caxias, 335
18h30 – 21h: Oficina de Stencil (20 vagas)
Local: Vila das Artes
Convidado: Marquinhos Abu (Fortaleza)

26 de setembro de 2015 (sábado)
9h às 12h – Pintura/Intervenção no Muro
Local: Av. Duque de Caxias, 335
– Encerramento da Semana do Graffiti

 

 

 

Texto: Eduardo Sousa com informações da Prefeitura de Fortaleza | Imagem: Internet

Tagged in:

,