12079547_913965975306599_4103510557799471748_n

Uma boa notícia para os cinéfilos de plantão. O 9º For Rainbow – Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual será realizado em Fortaleza, de 1º a 8 de outubro, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. A programação é gratuita e reúne destaques da produção cinematográfica mundial, incluindo vários títulos inéditos no Brasil e obras exibidas em eventos prestigiosos, como o Festival de Berlim.

Na atual edição, o For Rainbow traz 21 curtas-metragens e seis longas de cineastas nacionais e estrangeiros para exibição na Mostra Competitiva Internacional. Dentre os selecionados, o filme brasileiro “Beira Mar”, de Matzembacher e Reolon, selecionado na 65ª edição do Berlinale, será exibido pela primeira vez no Ceará. “Yorimatã”, de Rafael Saar, eleito o melhor documentário pelo In-Edit Brasil – 7º Festival Internacional do Documentário Musical, e “Nós Duas Descendo a Escada”, de Fabiano de Souza, também estreiam em Fortaleza. O longa-metragem sul- africano “While You Weren`t Looking”, de Catherine Stewart, e “Those People”, do diretor norte-americano Joey Kuhn, são inéditos no Brasil.

Este ano, a curadoria dos filmes foi feita pelo produtor, diretor e roteirista Ricky Mastro; pelo editor da revista Teorema Marcus Mello; e pela realizadora Lilia Moema Santana. Os filmes selecionados para a Mostra Competitiva irão concorrer em 13 categorias ao prêmio Açucena. O júri será presidido pela professora e cineasta Karla Holanda. Os jornalistas André Bloc e Cynthia Garcia Calvo; o cineasta e professor Joe Pimentel; e a cineasta e roteirista Janaína Marques também integram o júri do 9º For Rainbow. O Troféu Artur Guedes será entregue aos homenageados dessa edição: a cantora e compositora Angela Ro Ro; o ator, dramaturgo e diretor teatral Ricardo Guilherme; o fotógrafo Tiago Santana; e o Instituto Inegra, uma organização social de mulheres negras que promove os valores étnicos, políticos e culturais das populações negras em uma perspectiva antirracista e feminista.

Mostras

A Mostra Lilás é uma das novidades do 9º For Rainbow. O objetivo da mostra é sensibilizar o olhar do público para a luta das mulheres contra a lesbofobia, a transfobia e o machismo por meio da exibição de filmes que buscam desvendar como mulheres lésbicas e transexuais vivenciam suas relações amorosas, familiares e de trabalho. Toda a programação é gratuita.

O filme “Fome de Viver” (1983), do cineasta Tony Scott, é um dos destaques da mostra. Clássico dos anos de 1980, o longa-metragem é estrelado por Catherine Deneuve, David Bowie e Susan Sarandon. Além de “Fome de Viver”, “Flores Raras” (2013), de Bruno Barreto; “Vera” (1987), de Sérgio Toledo; “Acorda” (2005), de Roberta Marques; “Saudade de Andrea”, de Danielle Ellery; e “Receita para trazer o seu amor de volta” (2012), de Andrei Bessa, completam a programação da Mostra Lilás. O filme “Vera” será exibido em película 35 mm.

Nesta edição, o festival exibe também a Mostra Avante, uma sessão especial que traz quatro curtas-metragens da Avante Filmes, uma produtora de Porto Alegre liderada por Filipe Matzembacher e Marcio Reolon. Após a sessão, haverá debate com os cineastas.

Paralela à programação do Dragão do Mar, o 9º For Rainbow, em parceria com a Prefeitura de Fortaleza, irá exibir uma Mostra Educativa nos bairros Conjunto Ceará, Bela Vista, Pio XII, Grande Jangurussu, Pirambu e José Walter. As sessões serão seguidas de debates com a população sobre a temática LGBT e sobre direitos humanos.

 

Atrações

Além das mostras cinematográficas, apresentações de dança, teatro e música compõem a programação do 9º For Rainbow. Durante o festival, teremos os espetáculos “Histórias Compartilhadas”, com o ator Ari Areia, e “Balões, Eu te amo”, do grupo Cangaias Coletivo Teatral. A artista plástica Lana Benigno expõe “Uns e Outras”, uma série de retratos pintados, costurados e bordados de pessoas conhecidas e anônimas.

Entre as atrações musicais, o destaque é a cantora Angela Ro Ro, que se apresenta na abertura do evento. Na festa de encerramento, a atriz Elke Maravilha divide o palco com o grupo cearense Samba de Rosas. Também animam as noites do For Rainbow os grupos The Crazy e The Dillas, além da seresta de Mariana Brandão com Mulher Barbada e Macaúba do Bandolim.

 

Sobre o festival

Realizado anualmente desde 2007 e concebido como um evento político, educativo e cultural, o festival vem se consolidando como um dos mais importantes relacionados à temática LGBT do Brasil, com uma média de público de cinco mil pessoas por ano. Segundo a diretora executiva do evento, a jornalista e cineasta Veronica Guedes, a cada ano o For Rainbow agrega um maior número de parceiros, abrangendo as mais diversas manifestações de sexualidade e promovendo um debate qualificado sobre o assunto. “Já não podemos mais dizer que o nosso público é apenas LGBT e essa é uma conquista significativa e potente na luta pela diminuição do preconceito”, afirma Veronica. O For Rainbow é uma realização do Cenapop – Centro Popular de Cultura e Eco-cidadania, ONG que atua no fortalecimento das lutas populares e na disseminação de conhecimentos da realidade sócio ambiental, cultural e histórica das comunidades excluídas.

 

 

Lista completa dos filmes selecionados para a Mostra Competitiva Internacional:
Curtas internacionais

“1 mes y 2 días”, de Silvana Lopa (Argentina)
“Pulsión Sangrienta”, de Gerard Tusquellas Serra (Espanha)
“Schleierhaft”, de Tim Ellrich (Alemanha)
“Shift”, de Maria Cecilia Puglesi (Estados Unidos)
“Havva”, de Guclu Aydogdu (Turquia)
“Tomorrow”. de Leandro Tadashi (Estados Unidos)
“Tant Pis”, de Bruna Rodrigues (França)
“Technical Difficulties of Intimacy”, de Joel Moffett (Estados Unidos)
“Passionpanther”, de Anna Katalin Lovrity (Hungria)
“Résurgence Commode”, de Guillaume Levil (França)

Curtas brasileiros
“Chanson d’amour”, de Renata Prado (RJ)
“Noturna”, de Nivaldo Vasconcelos (AL)
“Como era gostoso meu cafuçu”, de Rodrigo Almeida (PE)
“Virgindade”, de Chico Lacerda (PE)
“De Terça pra Quarta”, de Victor Costa Lopes (CE)
“De que lado me olhas”, de Elena Sassi e Carolina de Azevedo (RS)
“Amor suspenso”, de Charles Daves (RJ)
“Arianas”, de Hylnara Anny Vidal Oliveira (CE)
“Lovedoll”, de Debora Zanatta e Estevan de la Fuente (PR)
“Javaporco” de Will Domingos e Leandro das Neves (RJ)
“Dudu está solteiro”, de Roberto Limberger (SP)

Longas-metragens internacionais
“Naomi Campbell”, de Nicolás Videla e Camila José Donoso (Chile, 2013)
“While You Weren`t Looking”, de Catherine Stewart (África do Sul, 2015)
“Those People”, de Joey Kuhn (Estados Unidos, 2015)

Longas-metragens brasileiros
“Beira Mar”, de Filipe Matzembacher e Marcio Reolon (RS, 2015)
“Nós Duas Descendo a Escada”, de Fabiano de Souza (RS, 2015)
“Yorimatã”, de Rafael Saar (RJ, 2014)

 
SERVIÇO
9º For Rainbow
Quando: 1º a 8 de outubro
Onde: Cinema do Dragão-Fundação Joaquim Nabuco
Programação completa: www.forrainbow.com.br

 

Texto: Eduardo Sousa com informações do Dragão do Mar

Tagged in:

,