poesia1_editado (1)

 

Queridos leitores, sei que esse post vai ser muito bem lido por vocês, pois uma notícia boa como essa não chegam todos os dias. É que a loja e galeria de artes Urban Arts Fortaleza abre para visitação gratuita, de 11 a 18 de novembro, a exposição Poesia&Caligrafia, que reúne  70 obras de um incrível grupo de inspiradores urbanos que invadiram as redes sociais com suas reflexões cotidianas, como Pedro Gabriel Anhorn (@eumechamoantonio), Pedro Cordeiro (@umcartao), Lucas Brandão, o Lucão (@blogdolucao), Fábio Piero, o Maca (@fabiomaca) e Alexandre Novello (@letrasgarrafais). A vernissage, marcada para o dia 11 de novembro (quarta-feira), às 17 horas, contará com a presença especial de Pedro Cordeiro, que vai bater um papo com o público sobre o seu trabalho.

Seja através de mensagens ou frases escritas em guardanapos, a ideia é compartilhar bons sentimentos e reflexões referentes ao cotidiano.

Print

Os artistas selecionados para a exposição somam, juntos, quase 2 milhões de seguidores nas redes sociais, onde falam sobre diversos assuntos como amor, motivação, esperança e alegria – mesmo que algumas criações tenham partido do medo ou de uma desilusão amorosa. Todos eles têm a vontade de transbordar todo tipo de sentimento. Serão dez peças de cada, contado com cartões, tinta acrílica, pincel sobre papel, guardanapos e até garrafas, possibilitando que o público conheça um pouco mais de cada artista. Alguns com a paixão pela leitura e escrita desde novos, outros, que viram na mudança da vida, uma possibilidade de se reinventar por meio da caligrafia. Cada qual com uma proposta única, mas todos admiradores da caligrafia e da poesia.

Print
“Nós trouxemos esta exposição, idealizada pela galeria da Urban Arts da Oscar Freire, em São Paulo, pois acreditamos que o movimento dos artistas urbanos está crescendo muito nas redes sociais. Diariamente, me deparo com compartilhamentos de muitas das frases que vamos expor. Queremos, com a exposição, incentivar a disseminação de bons sentimentos”, explica a sócia da franquia da Urban Arts Fortaleza, Camila Feitosa.

Print

É claro que o blog vai na vernissage para conferir os trabalhos dos meninos e conhecer mais um pouco dos projetos. Podem ficar ligadinhos aqui no Entre Aspas, que semana que vem trago todas as novidades  e registros possíveis para vocês. Abaixo  vocês podem encontrar mais sobre o trabalho dos artistas.

Print

Artistas

Pedro Antônio Gabriel Anhorn – @eumechamoantonio: Nascido em N´Djamena, filho de mãe brasileira e pai suíço, Pedro foi alfabetizado em francês e chegou ao Brasil em 1996 sem saber falar português corretamente. O que era para ser dificuldade, virou motivação. Em 2012 inaugurou a página Eu me chamo Antônio na internet para compartilhar o que rabiscava com caneta hidrográfica em guardanapos nas noites. Publicitário, formado pela ESPM-RJ, e autor dos livros Eu me chamo Antônio (2013) e Segundo – Eu me chamo Antônio (2014), ambos publicados pela Editora Intrínseca.

Pedro – @umcartao: O Um Cartão nasceu há pouco mais de um ano, em maio de 2014, por causa da grande necessidade do autor em abreviar sentimentos. Não no sentir, já que ele considera ótimo ser extenso nas coisas do coração, mas no passar para o papel e se fazer entender. Foi então que teve a ideia de transferir a interpretação, que antes era só dele, para as pessoas. Aprendeu com os cartões que a gente pode sim sair de si pra marcar o outro. Aprendeu que um cartão pode mudar tudo. Literalmente.

Lucas Cândido Brandão – @blogdolucao: Em 2006, criou o blog Abra o Bico para tentar diminuir a timidez e a escrita acabou virando uma paixão, um vício. Goiano e publicitário, hoje escreve diariamente sobre os mais diversos temas, mas amor e saudade são seus preferidos. Os dez anos de história com a escrita viraram livro, que mistura versos antigos com inéditos do escritor.

Fábio Maca – @fabiomaca: É calígrafo e gosta de dizer que arrisca poetizar (não só arrisca!). Faz da caligrafia sua linguagem e acrescenta um olhar de design, arte, moda, arquitetura e a da própria publicidade – onde atuou por 15 anos em grandes agências. Junto a esta visão da caligrafia mais artística, há uma missão bem prática, onde trabalha para ver mais letras na vida das pessoas.

Alessandro Novello – @letrasgarrafais: Paulistano, publicitário, autodidata, vive aprendendo a viver, a trabalhar e a se divertir. Casado, pai de dois filhos, observador da cidade e admirador de gente. Começou sua carreira entre tintas e pincéis, como cartazista de supermercado. Há mais de 25 anos atua na área de comunicação. Como todo criativo é cheio de projetos meio começados, meio nas gavetas, meio na cabeça. Idealizador do Letras Garrafais, projeto de gentileza urbana criado em fevereiro de 2015.

Serviço:

Poesia&Caligrafia

Urban Arts – Rua Barbosa de Freitas, 1050 – Meireles
11 a 18 de novembro (segunda a sábado das 10h às 19h)

 

 

 

Texto: Eduardo Sousa com informações da Urban Arts | Fotos: Urban Arts