12788555_1011674728906464_1365123787_o

 

Uma boa notícia para você que gosta de estar no mundo das artes. É que a escola Porto Iracema das Artes está iniciando mais um  ano letivo com a abertura dos processos seletivos para o Programa de Formação Básica e para os Laboratórios de Criação que acontecem durante os meses de fevereiro/março. Neste período, todas as áreas de formação desenvolvem atividades na escola, com cursos, palestras, apresentações, com o objetivo de esclarecer o público sobre as dinâmicas e propostas pedagógicas dos cursos da primeira oferta do ano. Cada área funcionará em regime de plantão, em salas específicas para atendimento ao público.

portoiracemadasartes_2016_cursos-basicos

A primeira oferta do Programa de Formação básica( Cursos Básicos) está disponibilizando 290 matrículas distribuídas em 12 percursos nas áreas de artes cênicas, artes visuais e audiovisual. Este ano, os percursos de formação do Porto Iracema das Artes serão orientados na perspectiva de trabalhar as possibilidades expressivas de cada linguagem para contar histórias, potencializar as narrativas.

Os percursos de formação nas práticas teatrais serão articulados a partir de peças dos dramaturgos cearenses Marcos Barbosa, Rafael Martins, Emanuel Nogueira e Rafael Barbosa, explorando a relação com o texto dramático nos processos criativos do ator, do cenógrafo, do figurinista etc. As Artes Visuais oferecem quatro percursos que serão ministrados com ênfase na ilustração.

Enquanto que o Audiovisual terá uma abordagem na construção de narrativas em seus três percursos. O Programa de Formação Básica do Porto Iracema das Artes tem como objetivo iniciar o aluno no mundo das artes e da produção cultural. Cada área está estruturada por Percursos Formativos, em que a autonomia do aluno constitui-se como conceito orientador do processo de construção do conhecimento. Confira abaixo todos os percursos que estão com inscrições abertas e suas respectivas ementas. Os cursos são gratuitos e as inscrições devem ser feitas no site do Porto Iracema das Artes.

Laboratórios de Criação

portoiracemadasartes_2016_laboratorios-de-criacao

Os Laboratórios de Criação também estão abrindo o processo de seleção para 22 novos projetos distribuídos nas áreas de audiovisual, teatro, música, dança e artes visuais, que durante o ano de 2016 receberão tutoria de artistas conceituados nacionalmente na sua respectiva área.

A exemplo dos anos anteriores, os Laboratórios trabalham como espaços de criação, experimentação, pesquisa e desenvolvimento de projetos culturais nas diversas linguagens. Os Laboratórios funcionam em regime de imersão, através de processos formativos de excelência, desenvolvidos em torno das propostas previamente selecionadas. Os alunos recebem orientação de consultores/tutores, que conduzem a qualificação dos projetos, através de orientações individuais, oficinas, palestras e master class.

Os Laboratórios de Criação, que realiza sua quarta edição, já desenvolveu 60 projetos entre roteiros para cinema, peças de teatro, shows musicais e cd’s, espetáculos de dança e exposições envolvendo mais de 180 artistas.

Cursos Técnicos

portoiracemadasartes_2016_games portoiracemadasartes_cursotecnico_flyers

Já os cursos técnicos tem uma duração de 2 anos e garantem uma formação de alta qualidade, proporcionando ao aluno uma qualificação capaz de garantir o ingresso mais rápido no mercado de trabalho.

O programa do Curso Técnico em Dança ofertará 40 vagas e tem como objetivo qualificar e habilitar profissionais em nível técnico para o exercício da função de bailarino e desempenho de atividades ligadas à dança, segundo as bases tecnológicas, competências e habilidades sugeridas pelos Referenciais Curriculares Nacionais de Educação Profissional, área de artes, subárea de dança.

Já o Curso de Animação Gráfica para Jogos Eletrônicos, mais conhecido como curso de Games, terá 30 vagas e tem como objetivo qualificar e habilitar profissionais em nível técnico para o exercício da computação gráfica, segundo as bases tecnológicas, competências e habilidades sugeridas pelos referenciais curriculares nacionais de educação profissional, área de computação gráfica, subárea de informação e comunicação.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO:

Cursos Básicos (Clique aqui)
Regulamento; Cronograma e Inscrições para os Laboratórios de Criação (clique aqui)

SERVIÇO:

Abertura do Ano Letivo 2016 – Programa de Formação Básica

Cursos Básicos

Inscrições: de 25 de fevereiro a 06 de março

Laboratórios de Criação

Inscrições: de 25 de fevereiro a 27 de março

Cursos Técnicos

Inscrições: A partir de 29 de fevereiro

Local: www.portoiracemadasartes.org.br

 

Texto: Eduardo Sousa| Imagens: Porto Iracema das Artes