2 - Catedral 1 -catedraldase - skycrapercity cópia

Houve um tempo em que as ruas de Fortaleza exibiam orgulhosas as cicatrizes do progresso que a chegada dos bondes trazia. Nessa época, o Brasil sedimentava seu lugar entre as nações como celeiro de matérias primas. Tendo como mote resgatar a época e a memória histórica da cidade, a Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Ceará, Piauí e Maranhão – FETRANS, através do seu Centro Cultural, exibirá, a partir desta terça-feira (15), a “Exposição Trilhos”, no Museu da Indústria. A mostra proporcionará uma viagem ao passado de Fortaleza, por meio de 32 fotografias, com imagens de ruas onde foram construídos trilhos de bondes entre 1880 e 1912 e que compunham a paisagem urbana daquele período, junto com o casario e os prédios comerciais.

O mais interessante é que a exibição será feita de modo que o apreciador possa enxergar o passado e o futuro num só olhar. Ao lado da imagem antiga estará, ao lado, uma fotografia do ano de 2010 do mesmo local, revelando as mudanças que o tempo realizou, juntamente com o progresso e o crescimento urbano. As fotos trazem desde os carris urbanos nas Avenidas Bezerra de Menezes, Santos Dumont e Da Universidade, até as ruas do Centro da cidade e das praças, como a do Ferreira e Castro Carreira, revelando a importância do transporte na vida da cidade de Fortaleza.

15 - Castro e Silva - Vistadacidadepostalde1915 - skycrapercity2 (1)

Quem visitar o Museu também poderá apreciar os bondes de burros, que depois de 1913, tornaram-se elétricos, rasgando o chão com seus roteiros de ferros e materializando uma verdadeira revolução da velocidade e da apropriação dos lugares da cidade.

Catedral de Fortaleza (2)

Os interessados em apreciar o material devem visitar o museu entre os dias 15 de março a 30 de maio, das 8h às 17h, de terça a domingo. A entrada é franca.

Serviço
Exposição Trilhos
Local: Museu da Indústria. Rua Dr. João Moreira, 143 – Centro, Fortaleza – CE.
Período: 15 de março a 30 de maio, de terça a domingo.
Horário: 8h às 17h.
Entrada franca

 Texto: Eduardo Sousa | Imagens: AD2M