image

Uma boa notícia para quem adora teatro, é que a Caixa Cultural Fortaleza apresenta, de 3 a 7 de agosto de 2016, uma temporada com cinco espetáculos do artista argentino Sergio Mercurio, que traz o projeto El Titiritero de Banfield – Retrospectiva. Serão apresentadas as montagens Velhos; Beatriz, a história de uma mulher inventada; El Titiritero de Banfield; En Camino; e De Banfield a México.

Esta é a quarta vez que o argentino vem a Fortaleza. Em 2012, ele trouxe a trilogia El Titiritero de Banfield, no ano seguinte, ele fez temporada com a peça Velhos e, em janeiro deste ano, esteve com Aqueles Velhos de M.. Ambas foram sucesso de público na CAIXA Cultural Fortaleza.

Enredos

Em Velhos, personagens idosos mostram-se tal como são: não têm reparos, resistiram ao tempo de seu jeito. É o caso de Tronco, um velho raivoso e carrancudo que, sentado diante do infinito, critica e resiste à morte. Assim como o casal Rosa e Arturo, acamados no hospital após serem atropelados, divertem a plateia com uma discussão acalorada. Manipulado juntamente com Rosimari Jacomeli, surge a simpática e gigante boneca Eduviges, que encanta o público ao lado de sua borboletinha.

pie

Beatriz, a história de uma mulher inventada, conta o caso de uma mulher que trabalha muito, mas que se sente muito só. A peça recorre diferentes momentos da vida desta mulher inventada. Beatriz ocupa o espaço vazio construindo seu universo, desdobrando-se entre seu marido, filhas, clientes e mãe. Além de Mercurio, Laura Pagés também assina o roteiro e atua na peça.

No conhecido El Titiritero de Banfield, o ator interpreta a si mesmo. Os títeres com os quais o titiritero convive, compartilha momentos e brigas, são personagens de um bairro. Eles se aproximam do público e recriam no teatro um ambiente de bairro. Os personagens transitam como se estivessem no lugar de onde saíram.

Sergio Mercurio (2)

En Camino coloca em cena as situações e os personagens com os quais um jovem enfrenta por viver viajando. Os bonecos, neste caso, recorrem às suas realidades para satirizar tal viagem.

Por fim, através  da técnica de stand up, a montagem De Banfield a México conta a história de uma cruzada a cavalo em direção ao Alasca, seu fracasso e o nascimento do titiritero. O espetáculo, estreado em 1997, foi apresentado durante sete anos, sem que o Sergio tivesse pisado no México, fato que ocorreu apenas em 2004. As histórias são anedotas e histórias reais.

Sergio Mercurio

Sessão de cinema
No sábado, às 17h, haverá uma sessão gratuita com a exibição do longa O filme da rainha. Nele, Efigênia Ramos Rolim é uma mulher de 74 anos que nasceu num povoado do interior de Minas. Aos 60 anos vive uma mudança pessoal quando, num momento de desespero, vê um objeto brilhante jogado na rua e acha que é uma joia. Quando ela o retira do chão, descobre que simplesmente trata-se de uma papel de bala. O filme tem direção, produção e realização de Sergio Mercurio. A direção de fotografia é de Juan Pablo Urioste.

Sergio Mercurio:

El Titiritero de Banfield levou seus espetáculos para todo o Brasil, país que ele considera um continente. Com mais de 20 anos de carreira, percorreu, também, toda a América Latina, além de países como Espanha, França e Alemanha. No Brasil, ele se apresenta em português, idioma que também domina. Na retrospectiva, ele estará apresentando todos os espetáculos de sua primeira trilogia e dois da segunda. A primeira é composta pelos espetáculos El Titiritero de Banfield; En Camino e De Banfiled a México. A segunda, dedicada à velhice, é composta pelos espetáculos Velhos, Beatriz e pelo espetáculo Aqueles Velhos de…, que não estará presente na retrospectiva, mas foi apresentado na CAIXA Cultural Fortaleza, em fevereiro deste ano.

Serviço

Teatro: El Titiritero de Banfield – Retrospectiva
Local: CAIXA Cultural Fortaleza
Endereço: Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema
Data: 3 a 7 de agosto de 2016
Horários:
Dia 03, quarta, às 20h – Velhos
Dia 04, quinta, às 20h – Beatriz, a história de uma mulher inventada
Dia 05, sexta, às 20h – El Titiritero de Banfield
Dia 06, sábado, às 17h – Exibição de O filme da rainha (gratuito) | às 20h – En Camino
Dia 07, domingo, às 19h – De Banfield a México
Duração: 80 minutos (em média)
Classificação indicativa: 16 anos (para todos os espetáculos)
Ingressos: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia)
Vendas a partir do dia 02/08, das 10h às 20h
Acesso para pessoas com deficiência e assentos especiais
Manobrista gratuito no local

Informações gerais | CAIXA Cultural Fortaleza:
(85) 3453-2770

Texto: Eduardo Sousa com informações da AD2M| Foto: AD2M