edisca2016_-64

A grande e famosíssima companhia cearense de dança, Edisca,  vai comemorar os seus 25 anos de fundação em grande estilo, contando com 8 apresentações do Balé Jangurussu, no Theatro José de Alencar, entre os próximos dias 20 e 23 de outubro. Com 21 anos de existência, a montagem de dança contemporânea traz consigo uma grande beleza plástica e carga dramática. Quem assina a criação é a coreógrafa e diretora geral da Edisca, Dora Andrade.

A inspiração para o balé – que gravou seu nome na história da dança local – veio após uma visita que a bailarina fez ao aterro sanitário de Fortaleza, localizado no bairro do Jangurussu. Dora ficou muito sensibilizada ao ver centenas de famílias catando do lixo as suas sobrevivências. Crianças disputando com urubus pedaços de alimentos em decomposição, mães amamentando bebês sentadas nas montanhas de lixo e homens duelando pelo domínio da melhor parte dos dejetos.

foto-mila-petrillo-13

Com essa montagem, a Edisca ganhou o prêmio Funarte de melhor coreografia de 1996, além de ter sido o espetáculo de maior público no Theatro José de Alencar, no mesmo ano. No total, foram mais de 47 mil espectadores, em 70 apresentações por sete capitais do Brasil. Mesmo passado 21 anos da primeira apresentação do Balé Jangurussu, Dora Andrade fez questão de preservar a mesma essência, emoção e drama artístico representados em 96. “Por ser um espetáculo icônico, não tiramos a sua originalidade. Resolvemos manter as mesmas coreografias, justamente por elas traduzirem exatamente o sentido que a companhia Edisca propõe”, relata.

Ao avaliar os 25 anos de existência da Edisca, a fundadora firma ainda mais o compromisso que escolheu para a sua vida. “Durante todos esses anos tivemos um nível de resistência descomunal. Conquistamos muitas coisas, perdemos outras. Se alguém me perguntar o que eu quero fazer daqui para frente, responderei que continuarei fazendo exatamente a mesma coisa”, revela a coreógrafa.

edisca2016_-120

Conheça mais a Edisca

A Edisca é uma organização educacional sem fins lucrativos, sediada em Fortaleza. Desde 1991, ela tem como missão a promoção do desenvolvimento humano de crianças e adolescentes que se encontram em situação de vulnerabilidade social, residentes em comunidades que apresentam risco para a infância e a adolescência.

A organização tem consolidado a imagem de centro de formação de agentes culturais e construtora de espetáculos de dança, que a credenciaram a receber, em 2012, a Ordem do Mérito Cultural, maior comenda da cultura de nosso país, concedida pelo Governo Federal. No entanto, o trabalho desenvolvido pela Edisca ultrapassa a formação artística. Os programas e ações desenvolvidos, cujas metodologias estão sistematizadas, também abrangem a área educacional e capacitações para educadores da rede de ensino, como o projeto A Vida é Feminina, que tem foco no fortalecimento das mulheres, mães dos educandos, por meio da formação cidadã, capacitação profissional e geração de renda. Com ele, o grupo recebeu o Prêmio ODM, concedido pela Presidência da República. Na área de saúde, são desenvolvidas ações curativas e, principalmente, preventivas, articuladas com um setor de psicologia.

Ficha técnica

Coreografia: Dora Andrade/ Assistente Coreográfico: Valério Oliveira/ Colagem Musical: Chico Sales/ Figurino, Material Cênico e Cenografia: Marcelo Santiago/ Produção: Gerusa Pacheco/ Direção Geral: Dora Andrade.

Site oficial: http://edisca.org.br/

Serviço:

Dança: Edisca – Jangurussu
Local: Theatro José de Alencar
Endereço: R. Liberato Barroso, 525 – Centro
Data: 20 a 23 de outubro de 2016 (dia 20 só para convidados).
Horário: quinta a sábado, às 18h e 20h | domingo, às 17h e 19h
Duração: 30 minutos
Classificação indicativa: Livre
Ingressos: R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia)
Venda antecipada: de 06/10 até 19/10 nas lojas Hering Kids (shopping Iguatemi, shopping RioMar e shopping Parangaba), ou sede da Edisca (venda somente em dinheiro), de 8:00h às 17:00h.
Informações: (85) 3278. 1515/ (85) 98869.1179
Venda normal: 07/10 a 23/10, na bilheteria do Theatro José de Alencar
Telefone: 3101-2583

 

 

Texto: Eduardo Sousa com informações da AD2M Comunicação | Fotos: AD2M