Essa semana está com muitas novidades boas. Primeiro, porque essa semana tem o carnaval né, uma das festas mais esperadas pelos brasileiros em geral, e outra, agora falando de um aspecto bem regional mas que projeta para o Brasil e Mundo inteiro, é que as inscrições para a primeira oferta do ano letivo de 2017 da escola Porto Iracema das Artes começam hoje (22),  para todos os processos seletivos do Programa de Formação Básica e dos Laboratórios de Criação, totalizando 255 matrículas. A primeira oferta dos Cursos Básicos abrirá inscrições para oito percursos nas áreas de Artes Visuais, Audiovisual e Artes Cênicas, totalizando 200 vagas, enquanto os Laboratórios de Criação vão ofertar oportunidades de desenvolvimento de 22 projetos, envolvendo 55 artistas.
O tema que rege o ano letivo de 2017 da escola é ” UTOPIAS” , um eixo norteador de suas ações formativas. “A ideia é potencializar a discussão sobre o viver, sonhar e criar num mundo conturbado ao extremo por tensões políticas, autoritarismos e violências”, observa a diretora do Porto Iracema das Artes, Elisabete Jaguaribe. Ela esclarece que a escolha de temáticas norteadoras sempre é baseada na observação das experiências formativas e das questões que emergem neste processo. “Vivemos um ano de 2016 muito tensionado por um cenário nacional e internacional de autoritarismo e intolerância em todos os aspectos. Os artistas que desenvolveram projetos no Porto Iracema trataram destas questões de algumas formas em processos que sugeriram claramente a urgência de aprofundarmos o debate em 2017”.

O debate sobre UTOPIAS tem início no Navegações Estéticas, que é um conjunto de oficinas e master classes que abrem os Percursos de Formação Básica. No dia 27 de março, quando se celebra o Dia Mundial do Teatro, o dramaturgo e diretor Márcio Marciano realiza a master class “O fazer teatral como exercício diário da construção de uma utopia”. A partir de suas experiências de pesquisa e criação na Cia. do Latão (SP) e, mais recentemente, no Coletivo Alfenim (PB), reflete sobre o teatro como lugar de resistência. Na área de Artes Visuais, a escritora, professora e crítica de arte Veronica Stigger, proporá uma leitura de fotografias de indígenas produzidas pelo antropólogo Eduardo Viveiros de Castro, identificando experiências corporais que escapam àquelas posições e gestos tradicionalmente reservados ao corpo no que chamamos de ‘Ocidente’.
Durante o ano de 2017, vários processos serão orientados na perspectiva de debates em torno das possibilidades de novas utopias. “O que não quer dizer que a escola se fechará em torno desta temática” – esclarece a professora, observando que o Porto Iracema orienta-se no sentido de ser um ancoradouro do livre debate. “A nossa responsabilidade é observar as questões que emergem no processo e nos impõem a necessidade de aprofundamento. Mas a experiência artística é surpreendente e pode nos interpelar em outros sentidos, no decorrer de 2017” – finaliza.

Cursos Básicos

O Programa de Formação Básica do Porto Iracema das Artes tem como objetivo iniciar o aluno no mundo das artes e da produção cultural. Cada área está estruturada por Percursos Formativos, em que a autonomia do aluno constitui-se como conceito orientador do processo de construção do conhecimento. Os cursos são gratuitos e as inscrições devem ser feitas no site do Porto Iracema das Artes.

Laboratórios de Criação 


Os  Laboratórios estão abrindo o processo de seleção para até 22 novos projetos distribuídos nas áreas de audiovisual, teatro, música, dança e artes visuais, que durante o ano de 2017 receberão tutoria de artistas conceituados nacionalmente na sua respectiva área. O período de inscrição vai até o dia 24 de março e o processo de seleção será de 27 de março até o resultado final no dia 26 de maio, logo seguido de matrículas e início das atividades. Cada projeto selecionado receberá, para até três participantes, uma ajuda de custo mensal de R$800,00 (oitocentos reais) por artista, durante os sete meses de tutoria.

 


Os Laboratórios de Criação são espaços de experimentação, investigação e desenvolvimento de projetos nos diversos segmentos artísticos, que aglutinarão novos talentos e profissionais que já se encontram no mercado e que demandam atualizações técnica e conceitual. A exemplo dos anos anteriores, os Laboratórios funcionarão em regime de imersão, através de processos formativos de excelência, desenvolvidos em torno de projetos previamente selecionados. Os integrantes receberão orientação de tutores, que conduzirão a qualificação dos projetos, através de consultorias individuais, oficinas, palestras e atividades em conexão com os demais segmentos e cursos. Os Laboratórios desenvolverão experiências artísticas a serem apresentadas em suas condições processuais.


A escola Porto 

O Porto Iracema das Artes, inaugurado em 29 de agosto de 2013, é o braço formativo e de criação cultural do Instituto Dragão do Mar de Arte e Cultura, ligado à Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Ceará. O Porto Iracema das Artes tem como objetivo funcionar como um fértil porto de experiências estéticas, um ancoradouro de ideias e pensamentos, um lugar de trocas e de partilhas simbólicas. Uma Escola de Formação e Criação de Cultura, que desenvolve processos formativos com vistas a formar uma geração de jovens criadores, nos diversos campos das artes. Um lugar de reflexão. Um espaço de cultura, no sentido mais plural do termo, no sentido da invenção poética, daquela que lança mão dos saberes para construir novas formas de vida.

 

SERVIÇO:

Inscrições para Cursos Básicos : de 22/02 a 13/03

Link para inscrição dos Cursos Básicos aqui

Inscrições para Laboratórios de Criação: de 22/02 a 24/03

Link para inscrição dos Laboratórios aqui.

 

 

 

 

 

 

 

 

Texto: Eduardo Sousa com informações do Porto Iracema das Artes| Imagens: Joyce S. Vidal