Apesar dos pesares, Fortaleza vem ganhando cada vez mais cores nas suas ruas. Nas paredes podemos ver desenhos e registros de artistas que lutam cotidianamente para ter o reconhecimento do seu trabalho. É tendo em vista isso, que no Dia Nacional do Grafite (27 de março), Fortaleza vai receber uma programação especial para celebrar as cores das ruas.  O Festival Concreto lança o aplicativo “Arte Urbana Fortaleza”, uma ferramenta gratuita (para dispositivos móveis – celular, tablete e etc.) que mapeia as obras de artes, conectando público, artistas e muros, seja através de rotas, sugestões de obras, doações de muros e acesso aos espaços liberados para pintura. O lançamento vai rolar no dia 27 de março, a partir de 17h, no Cineteatro São Luiz. A atividade é gratuita e aberta ao público.

Na programação, uma série de ações no centro para celebrar o Dia Nacional do Grafite: lançamento do documentário “Festival Concreto” (direção de Germano Sousa) que apresenta obras e artistas, a relação da arte urbana com a cidade durante as três edições do Festival Concreto em Fortaleza, um live painting (pintura ao vivo) na Praça do Ferreira com artistas convidados; instalação da obra “Cabeça de Passarinho” da artista Luci Sacoleira na fachada do Cineteatro São Luiz; apresentação de campanha institucional (com exibição de teaser explicativo) sobre uso do aplicativo “Arte Urbana Fortaleza” e encerramento, às 19h, na Praça do Ferreira com o DJ Guga de Castro.

O objetivo do Aplicativo “Arte Urbana Fortaleza” é apresentar ao público a arte urbana em Fortaleza, auxiliar no mapeamento, memória e geolocalização das obras, integrando, ainda mais, artistas e a cidade, auxiliando na construção de rotas de contemplação, promovendo encontros, doando muros e apresentando as mil cores dessa cidade. A ferramenta traça um mapa das principais obras públicas (painéis, murais e grafite), que vem transformando Fortaleza em uma galeria a céu aberto, objetivando a criação de um “tour” de arte urbana, com informações sobre o artista a obra e o local onde a pintura encontra-se aplicada. O aplicativo terá também espaço de interação com a população que poderá indicar espaços para pinturas de murais, na campanha “Doe seu muro”.

O aplicativo “Arte Urbana Fortaleza” é uma realização do Narcélio Grud, artista urbana e CEO do Festival Concreto e da Amplitude – Escola de Arte Urbana e conta com parceria da Prefeitura de Fortaleza, da Secretaria de Cultura do Ceará (Secult-CE) e do Governo do Estado do Ceará.

Comemoração – O dia 27 de março faz referência à morte, em 1987, de Alex Vallauri, etíope radicado no Brasil que foi pioneiro na arte de rua no País.

 

Festival Concreto – Em sua 3ª edição realizada em 2016, o Festival Concreto elevou a discussão acerca da Arte Urbana na cidade de Fortaleza, através de diversas ações que reuniram centenas de artistas, nacionais e internacionais, colorindo não só os muros, mas também, a autoestima da cidade de Fortaleza, no Ceará. Figurando como o primeiro evento dessa escala a acontecer no nordeste brasileiro, o Festival Concreto propõe, além de intervenções, workshops, oficinas, exposições, palestras, maneiras de integrar os artistas e o público, por meio de vivências que geram conhecimento e afetividade, em experiências e trocas para todas as partes.

SERVIÇO:
Lançamento Aplicativo “Arte Urbana Fortaleza” e festa Dia Nacional do Grafite
Dia 27 de março às 17h no Cineteatro São Luiz
Mais informações: Ivna Girão – assessora de comunicação – 98817-5149

 

 

 

 

 

Texto: Eduardo Sousa com informações da Assessoria | Imagens: Divulgação