DANÇA, TEATRO E HUMOR DÃO O TOM AO ESPETÁCULO INFANTOJUVENIL TUPILIQUES
Baseado na obra do escritor César Obeid, o projeto faz temporada de 15 a 16 de julho de 2017, na CAIXA Cultural Fortaleza

Próxima semana, mais precisamente de 15 a 16 de julho, a Caixa Cultural Fortaleza, vai apresentar o espetáculo infantojuvenil “Tupiliques”, da Cia. Repentistas do Corpo, que mescla diversas linguagens artísticas, como dança, teatro, percussão corporal em movimento e humor livremente inspirado no livro Tupiliques– Heranças Indígenas no Português do Brasil, do escritor César Obeid.

A obra conta com palavras indígenas, de origem Tupi, rimadas em forma de limeriques, em um cruzamento divertido e poético. Os limeriques são uma forma de poesia inglesa onde os poemas são escritos em estrofes de cinco versos e apresentam situações engraçadas ou absurdas. Os poemas contidos no livro falam do Brasil e sua natureza: bichos, frutas, personagens do folclore, comidas e lugares, revelando as palavras do Tupi com que foram batizados e seus significados.

A Cia. Repentistas do Corpo recriou este universo “tupilicoso” de palavras e realiza um espetáculo lúdico, ritmado, poético, dançante e capaz de “tupilicar” a imaginação de jovens e adultos. Os poemas são canto/danço/falados pelo elenco, transportando o espectador para este mundo novo de possibilidades.

A estrutura poética dos versos escritos em bom “tupiliquês” favoreceu a criação da trilha sonora original, onde a síncope dos ritmos brasileiros se revela no coco, no caboclinho e no baião, servindo de mola propulsora para a movimentação coreográfica. Ao abordar a contribuição indígena na formação de nossa língua, o espetáculo mostra um pedaço do Brasil que vivemos, falamos e comemos diariamente, sem nos dar conta, e convida o público a pensar e valorizar a cultura dos nossos povos tradicionais.

Oficina Percussão Corporal em Movimento
Além dos dois dias de apresentação, o grupo também realiza uma oficina gratuita no dia 14/07, às 16h. Os diretores da Cia., Sérgio Rocha e Cláudia Christ, ensinam a técnica de Percussão Corporal em Movimento, que consiste em extrair sons do próprio corpo com as mãos, batidas de pés no chão e voz, junto com movimentos de dança ritmados, numa ação integrada e lúdica. Os professores ministram a oficina tocando percussão ao vivo e abordam os mais variados ritmos, como: samba, maracatu, baião, ijexá e as misturas possíveis com soul e hip hop. A oficina é direcionada a bailarinos, atores, músicos, sapateadores e estudantes de artes cênicas em geral, que sejam maiores de 14 anos. Para se inscrever é preciso enviar um e-mail para ciarepentistasdocorpo@gmail.com, entre 27/06 e 10/07. Os 30 selecionados serão informados por e-mail até 11/07. No dia da oficina, os alunos devem estar com roupas confortáveis e levar um par de tênis.

Cia. Repentistas do Corpo

Fundada em 2001, tem sua linha de investigação e prática focada na mistura entre a dança, o teatro, a percussão corporal em movimento e o humor, buscando possíveis pontos de convergência e fricção entre estas linguagens. Para o diretor artístico, Sérgio Rocha, a importância do trabalho da Cia. no cenário artístico brasileiro vem da singularidade desta proposta de concepção artística. A inspiração para os espetáculos construídos nestes 16 anos de carreira vem das diferentes manifestações da cultura brasileira, levando em conta os elementos que formam a identidade desta cultura; especialmente a literatura, música e as festas populares.

Dentre os espetáculos realizados pode-se destacar: Cordel Encorpado (o universo da Literatura de Cordel); Nessa Onda Que Eu Vou (inspirado nos clássicos da Bossa Nova); Corpoemas (inspirado no livro Corpo, de Carlos Drummond de Andrade); Lado B (os ícones da Música Brega Brasileira), Sambabembom (o universo do Samba e suas raízes) e Tupiliques – O Espetáculo (a contribuição indígena no Português falado no Brasil).

 

SERVIÇO:
Dança: Tupiliques
Local: CAIXA Cultural Fortaleza
Endereço: Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema
Data:15 e 16 de julho de 2017
Horários: sábado, às 16h | domingo, às 16h e 18h
Duração: 50 minutos
Classificação indicativa: Livre
Ingressos: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia)
Vendas 2h antes de cada espetáculo
Acesso para pessoas com deficiência e assentos especiais
Serviço de manobrista gratuito no local
Oficina: Percussão Corporal em Movimento
Data: 14 de julho de 2017
Horário: 16h
Inscrições: enviar e-mail para ciarepentistasdocorpo@gmail.com, entre 27/06 e 10/07. Resultado em 11/07.
Classificação indicativa: 14 anos
Capacidade: 30 participantes
Informações gerais | Bilheteria da CAIXA Cultural Fortaleza:
(85) 3453-2770

 

 

 

 

 

 

 

Textos: Eduardo Sousa com informações da assessoria | Imagens: Divulgação