Em comemoração ao Dia da Fotografia,  a Biblioteca Pública sediará a abertura da exposição  “Varal Fotográfico do Centro”, do fotógrafo Celso Oliveira. É uma exposição que narra as poéticas e os lugares de Fortaleza, um verdadeiro convite para um passeio fotográfico.  A abertura vai ser no dia 18 de agosto, data que se comemora o dia a fotografia, uma homenagem a invenção do daguerreótipo, o antecessor das câmeras fotográficas.

As visitas para a exposição vão acontecer de 19/8 a 19/9,  trazendo inúmeros trabalhos do grande fotógrafo Celso Oliveira, que já atua há mais de 40 anos na área. Radicado em Fortaleza, Celso participou de diversas exposições individuais e coletivas, ganhando reconhecimento nacional e internacional.

Sobre Celso Oliveira:

Fotografo, começou a atuar em 1975. Carioca radicado em Fortaleza, trabalhou em importantes veículos da imprensa nacional como as revistas Veja e Visão, além dos Jornais O Globo, Meio Dia, O Povo e Diário do Nordeste. Foi laborista e fotografo da Agencia Central de Fotojornalista (primeira agência de fotografia de São Paulo). Trabalhou para agências de publicidade como Ítalo Bianch, MPM, Mark Propaganda, CBC&A, Slogan Criação Ilimitada e For4.

Em 1994 fundou a editora Foto-Arquivo Tempo D’Imagem, responsável por grandes publicações na área de fotografia, algumas de sua própria autoria: Marde de Luz, A Corte Vai Passar, O Olhar de Cada Um, Brasil Bom de Bola, Visões do Imaginário e Quem Somos Nós, além dos livros editados pela Tempo D’Imagem. As fotos de Celso Oliveira ilustram paginas de ou-tras publicações no Brasil e no exterior: Novas Travessias, Contemporary Brasilian Photografhy, de Maria Luisa Melo Carvalho (1996), CD Tempo de cidades, Nova York, EUA (1996), Verdes Lentes, de Zé do Boni, São Paulo, Brasil (1996), Ceará. Terra da Luz (1996) e Brasil sem Fronteiras. Nos mais de trinta anos de profissão, Celso Oliveira Participou de diversas exposições individuais e coletivas, ganhando reconhecimento nacional e internacional com um trabalho que revela além da paixão pela fotografia o olhar sensível sobre o cotidiano e a cultura do Brasil.

SERVIÇO:

Abertura – Exposição de Fotografias “Varal Fotográfico do Centro”, de Celso Oliveira

Dia: 19 de agosto às 10h

Local: Biblioteca Pública Espaço Estação

 

 

 

 

 

Texto: Eduardo Sousa | Fotos: Celso Oliveira