Foto: Matheus Alves

 

A partir desta sexta-feira (16), a CAIXA Cultural Fortaleza apresenta o espetáculo “Áfricas”, do grupo Bando de Teatro Olodum. Após oito anos de se apresentar em Fortaleza, acompanhia volta a Fortaleza com este projeto que apresenta o continente africano por meio da sua história, do seu povo e de seus mitos e religiosidade.

Com direção de Chica Carelli, “Áfricas” retrata o universo mítico africano em uma tentativa de suprir a escassez de referenciais africanos no imaginário infantil, povoado de fábulas e personagens eurocêntricos. Assim, desfilam no palco personagens que revelam o modo de ser do povo africano, as formas de se relacionar com a natureza e com o sagrado e os traços que unem o Brasil ao
continente negro.

Com delicadeza e respeito, a peça, que já foi apresentada em diversas lugares no Brasil, como São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Brasília, Maranhão e Espírito Santo, mostra uma África para além das imagens estereotipadas de animais selvagens, doenças e fome. A ideia é apresentar a pluralidade de continente complexo, que é formado por mais de 50 países, centenas
línguas e povos com histórias e culturas diferenciadas, além de uma potente relação com o Sagrado.

Foto: Matheus Alves

Em cena, o Bando canta, toca, dança em um espetáculo repleto de músicas, cores e danças. Os atores abordam, no palco, o universo mágico e lúdico das lendas e contos africanos, que ultrapassaram séculos e continentes a partir das narrativas dos griôs, ancestrais detentores da sabedoria e da linguagem oral.

Após cada apresentação, haverá um bate papo com o público sobre os temas abordados no espetáculo. Áfricas é pontuado pelas músicas compostas pelo diretor musical Jarbas Bittencourt e coreografias de Zebrinha. O elenco é formado por atores e atrizes do Bando de Teatro Olodum, grupo teatral com 27 anos de atividades ininterruptas, algo raro no país.

 

O Bando já deu ao Brasil grandes talentos como Lázaro Ramos e Érico Brás, presentes no filme “Ó Paí ó”, baseado num de seus espetáculos, com o elenco fixo atuando no cinema. Em setembro de 2017, a atriz e produtora de grupo, Valdinéia Soriano, recebeu o Troféu Candango no Festival do Cinema Brasileiro de Brasília.

Serviço
O quê: Teatro: Áfricas (Bando de Teatro Olodum)
Quando: 16 a 18 de fevereiro (sexta às 15h, sábado às 16h e 18h e domingo às 16h).
Onde: CAIXA Cultural Fortaleza (Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema)
Duração: 50 minutos
Classificação indicativa: Livre
* Após cada apresentação, haverá um bate papo com o público sobre os temas
abordados no espetáculo
Ingressos: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia-entrada)
Vendas a partir de 15/02, das 10h às 20h, na bilheteria do local
Acesso para pessoas com deficiência e assentos especiais
Serviço de manobrista gratuito no local
Paraciclo disponível no pátio interno
Informações gerais | Bilheteria da CAIXA Cultural Fortaleza:
(85) 3453-2770

 

 

 

 

Texto: Eduardo Sousa com informações da assessoria | Imagens: Matheus Alves