Escrito e protagonizado pelo ator Silvero Pereira, o premiado espetáculo já foi visto por mais de 40 mil pessoas

Um grande sucesso teatral será apresentado na CAIXA Cultural Fortaleza, é “BR-TRANS”, montagem que retrata de forma poética e também com pitadas de humor histórias de superação vividas por travestis e transexuais. O espetáculo é escrito e protagonizado pelo ator Silvero Pereira, e já foi assistido por mais de 40 mil espectadores em várias cidades brasileiras, além de integrar a programação de festivais internacionais em países como Alemanha e Estados Unidos. BR-TRANS, dirigido por Jezebel de Carli, professora e diretora gaúcha, é resultado de quatro anos de pesquisas feitas por Silvero junto a travestis, transformistas e transexuais de Porto Alegre e outras cidades brasileiras. Em cena, o ator/autor narra histórias de vida, interpreta canções e dá voz a um sem número de pessoas que a sociedade insiste em invisibilizar. BR-TRANS versa sobre a inclusão, rompendo estereótipos e provocando reflexões.

Atualmente, Silvero Pereira divide-se entre o teatro e a televisão – ele integra um dos quadros do Domingão do Faustão (Rede Globo) – e quando não está ensaiando e gravando, circula com BR-TRANS e outros espetáculos do Coletivo As Travestidas, no qual atua e dirige. O sucesso de BR-TRANS também levou o texto de Silvero a ser lançado como livro pela Editora Cobogó, dentro da coleção dedicada à dramaturgia contemporânea.

A peça  também recebeu indicações aos prêmios APTR, CesgranRio, Questão de Crítica e Aplauso Brasil, nas categorias Melhor Espetáculo, Dramaturgia, Direção e Ator. Já o livro BR-TRANS recebeu o Prêmio Papo Mix, de Melhor Literatura LGBT.

 

O espetáculo

Idealizado pelo ator Silvero Pereira, a peça tem como interesse temático o universo de travestis, transexuais e artistas transformistas brasileiros. Desde a estreia, em 2013, BR-TRANS já foi apresentado em diversas cidades do país – como Porto Alegre, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo, João Pessoa, Juazeiro do Norte, Crato, São José do Rio Preto, Recife, Natal, Campinas, Curitiba – além de duas viagens internacionais por países como Alemanha e Estados Unidos.

A montagem é resultante de um processo de pesquisa cênica desenvolvida através do Edital Interações Estéticas 2012 (FUNARTE/MINC), em residência no SOMOS Pontão de Cultura LGBT (POA/RS), que teve como perspectiva o teatro enquanto instrumento capaz de entreter, promover discussão e fomentar a transformação social através da arte.

“BR-TRANS é um processo artístico-documental que traça os pontos convergentes e divergentes do universo Trans brasileiro entre os polos regionais Nordeste e Sul do País. Trata-se de um trabalho estético com base nos afetos, nas relações estabelecidas durante a pesquisa e na oportunidade de provocar questionamento, quiçá uma transformação social a partir da quebra de preconceitos por meio da arte”, afirma Silvero.

A diretora Jezebel de Carli teve seu primeiro contato com Silvero através de um amigo em comum, quando estava participando de um festival em Salvador. Informou-se sobre a pesquisa que o ator estava desenvolvendo, sobre a arte transformista, e soube que ele estava à procura de um diretor que pudesse ser um “provocador cênico”. Após conhecer Gisele, (alterego de Silvero), foram três meses de trabalho intenso, e então estrearam BR-TRANS. “Um manifesto, uma narrativa documental, um teatro depoimento, uma performance transformista”, como a diretora costuma descrever. De lá para cá dezenas de espaços e centenas de pessoas se encantaram com esse que é um marco na carreira de Silvero, Jezebel e do próprio Coletivo As Travestidas.

 

Silvero Pereira

Silvero Pereira, 35 anos, tem um vasto currículo no mundo do teatro. É ator, dramaturgo, produtor cultural, maquiador, iluminador, aderecista, diretor e artista plástico. Concludente do Curso Superior em Artes Cênicas do Instituto Federal de Educação do Ceará (IFCE). Começou a sua carreira em 1998, quando aluno da Escola Técnica Federal do Ceará em Fortaleza, se matriculou na oficina de teatro e integrou o elenco da Cia Dionisyos de Teatro, atuando em vários grupos de teatro em Fortaleza.

Em 2000 fundou o Grupo Parque de Teatro, por meio de uma fundação em Aquiraz, onde desenvolveu um trabalho social e voluntário com crianças e jovens usando a arte como mecanismo educacional e social. Em 2002 iniciou sua pesquisa sobre o universo de travestis e transformistas com o solo “Uma Flor de Dama”, tendo sua direção, texto adaptado, interpretação, cenário, figurino, maquiagem e sonoplastia. Com este solo participou de mais de 20 festivais nacionais, inclusive do IX Festival Nacional de Teatro de Recife, colecionando até hoje mais de 12 prêmios e a participação no Palco Giratório, maior programa de arte, circulação e difusão da América Latina.

Em 2006 criou a Inquieta Cia. de Teatro, da qual ainda integra o elenco. Foi professor do Curso Princípios Básicos de Teatro do Theatro Estadual José de Alencar. Fundou o COLETIVO ARTÍSTICO AS TRAVESTIDAS onde produziu e dirigiu 10 trabalhos Entre teatro, dança, música, exposição, festivais e a Transvirada Cultural.

 

FICHA TÉCNICA:

Direção: Jezebel De Carli
Texto e Atuação: Silvero Pereira
Dramaturgia Cênica: Jezebel De Carli e Silvero Pereira
Músico em cena: Rodrigo Apolinário
Cenário: Silvero Pereira e Marco Krug
Trilha pesquisada: Silvero Pereira
Trilha original e adaptação de arranjo: Rodrigo Apolinário
Iluminação: Lucca Simas
Vídeos: Ivan Ribeiro
Fotógrafo: Caique Cunha
Arte gráfica: Sandro Ka
Design: Karin Palhano
Realização: Quintal Produções Artísticas
Diretora Geral: Veronica Prates
Coordenadora Artística: Valencia Losada
Coordenadora de Planejamento: Maitê Medeiros
Produtor executivo e projecionista: Thiago Miyamoto

Serviço:

O quê: Espetáculo BR-Trans
Onde: CAIXA Cultural Fortaleza (Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema)
Quando: 02 a 04 e 09 a 11 de março
Horários: sextas e sábados, às 20h | domingos, às 19h
Duração: 70 minutos
Classificação indicativa: 14 anos
Ingressos: R$ 10,00, inteira, e R$ 5,00, meia

 

 

 

 

Texto: Eduardo Sousa com informações da assessoria | Foto: Internet