Entre Aspas

28º edição do Cine Ceará segue com inscrições abertas para longas ibero-americanos e curtas brasileiros

Festival realizado em Fortaleza chega à sua 28º edição de 04 a 10 de agosto com programação de curtas e longas-metragens, debates e mostras especiais
 
Um dos festivais de cinema e audiovisual mais importantes de Fortaleza, o Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema, abriu as suas inscrições na última segunda-feira (9) e o prazo se estenderá até o dia 23 de maio de para as mostras competitivas Ibero-americana de Longa-metragem e Brasileira de Curta-metragem da 28ª edição, que acontecerá de 04 e 10 de agosto deste ano no Cineteatro São Luiz em Fortaleza, Ceará.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas exclusivamente pelo website do festival, através do preenchimento e envio eletrônico da Ficha de Inscrição. Em sua 28ª edição, o Cine Ceará reafirma o compromisso em proporcionar diálogo entre produtores, atores e diretores que compartilham diferentes culturas no palco do público cearense. Além das mostras competitivas, o festival traz debates e mostras paralelas, promovendo divulgação de novos talentos na área audiovisual.

 

Troféu Mucuripe

Mostras Competitivas

Na Mostra Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem podem ser inscritos filmes de realizadores de países da América Latina, Caribe, Portugal e Espanha, com duração mínima de 60 minutos e concluídos a partir de 2016, nos gêneros de animação, ficção, documentário ou experimental.

Para a seleção, a prioridade da curadoria é para obras inéditas. Os selecionados concorrerão ao Troféu Mucuripe nas categorias de Melhor Longa-metragem, Direção, Fotografia, Montagem, Roteiro, Som, Trilha Sonora Original, Direção de Arte, Ator, Atriz e Prêmio da Crítica.

Na Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem podem ser inscritos filmes nos gêneros ficção, documentário, animação ou experimental de até 25 minutos, concluídos a partir de janeiro de 2017, que não tenham participado do processo seletivo de outras edições do Festival. A prioridade na seleção também será para obras inéditas. Os produtores e/ou diretores devem ser brasileiros ou radicados no país há mais de três anos. Os selecionados vão disputar o troféu Mucuripe nas categorias de Melhor Curta-metragem, Direção, Roteiro, Produção Cearense e Prêmio da Crítica.

Os curtas cearenses inscritos no festival que não forem selecionados para a Mostra Competitiva serão submetidos à comissão de seleção da Mostra Olhar do Ceará, que renderá ao melhor filme o troféu Mucuripe. Mais detalhes devem ser consultados no regulamento.

O Cine Ceará é uma promoção da Universidade Federal do Ceará (UFC), através da Casa Amarela Eusélio Oliveira, com apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, do Ministério da Cultura, via Secretaria do Audiovisual, e Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secultfor. A realização é da Associação Cultural Cine Ceará e Bucanero Filmes. Patrocínio: M. Dias Branco.

SERVIÇO
O quê: Inscrições abertas para o 28° Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema – até 23 de maio
Mais Informações: www.cineceara.com. E-mail: contatos@cineceara.com. Tel: ‪(85)3055-3465.‬

 

 

 

‪Texto: Eduardo Sousa com informações da assessoria | Imagens: divulgação‬

 

Recomendado para você