Espetáculo “Além, Aquém, Daqui” Foto: Joyce S. Vidal

Além do tradicional show de aniversário no dia 29 de agosto, com os projetos do Laboratório de Música, a Escola realiza durante todo o mês oficinas, workshops, aulas abertas e diversas ações nas ruas do entorno, em parceria com o Projeto Cidade da Gente

 

É tempo de festa no Porto! Tendo as “Poéticas do Feminino” como eixo norteador das suas formações este ano, a escola Porto Iracema das Artes completa 5 anos de atuação no cenário de criação e formação cultural no Ceará, e para celebrar mais um ano de vida, a Escola realiza uma vasta programação gratuita durante todo o mês, com direito a shows musicais, workshop, oficinas, espetáculos teatrais e outras ações, como o bordado coletivo e as sessões de cinema ao ar livre. Além do período festivo, agosto também é um momento de avaliação dos projetos desenvolvidos até o momento e também de expansão das ações. Estima-se que até o final de 2018, o Porto Iracema alcance um total de  2.400 matrículas, a maioria de jovens de 16 a 29 anos, vindos prioritariamente da rede pública de ensino.

Para Paulo Linhares,  presidente do Instituto Dragão do Mar (IDM), que gere o Porto Iracema das Artes,  “os cinco anos do Porto Iracema acontecem num momento de consolidação do projeto do IDM. Esse amadurecimento ocorre quando nosso projeto de formação se amplia com as duas escolas de gastronomia e o Centro de Formação Olímpica. Importante lembrar a opção por um projeto de formação inclusiva, envolvendo populações que normalmente não têm acesso às políticas públicas”, destaca.

Bete Jaguaribe, diretora da Escola, afirma que “mais do que uma festa, o mês de aniversário é um momento de avaliação”. “Agosto sempre é um momento precioso porque aprofundamos nossas reflexões e ajustamos nossos processos para continuarmos a travessia”, ela explica. Este ano, o Porto Iracema das Artes adotou como eixo norteador de suas formações as “Poéticas do Feminino”. Além de encontros abertos com coletivos de mulheres para discussão e proposição de ações em parceria com a Escola, o Porto vem realizando oficinas e cursos com foco nesse tema.

“Cidade da gente”

A grande novidade da comemoração destes 5 anos é a parceria com o projeto Cidade da Gente, da Prefeitura de Fortaleza, que traz intervenções urbanas, serviços públicos e ações educativas para as ruas Almirante Jaceguai, Dragão do Mar e José Avelino, que ficam ao redor do Porto Iracema das Artes. A Escola se junta a outros equipamentos culturais da Praia de Iracema e leva algumas de suas ações para fora dos muros, como varal de fotografias dos alunos, bordado coletivo, feira de impressos, sessões de cinema a céu aberto, karaokê e shows musicais.

 

Aula de dança_
(Foto: Joyce S. Vidal)

DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO

Shows musicais 

Este ano, além do tradicional show de aniversário no dia 29 de agosto com os quatro projetos selecionados para o Laboratório de Música 2018 – Cenas de Ópera, Horizonte Aparente, Arquelano: ainda sou ponto e Cabôco Eletrônico –, a Escola realiza o show “Poéticas do Feminino”, no dia 18 de agosto, com os coletivos femininos Nós Voz Elas, La Semilla Brasil, Flor Amorosa, Pérolas Negras e Damas Cortejam. Além disso, já no primeiro final de semana do mês, o Porto leva para o Palco Cidade da Gente uma roda de choro com o grupo “Tô Só Dizendo” e Tarcísio Sardinha, no dia 05 de agosto, às 17h. Já no dia 12, às 19h30min, show com Erivan Produtos do Morro e no dia 19, Samuel Rocha e Nonato Lima, a partir das 19h.

Aulas abertas

Grande nomes da arte vão realizar aulas abertas durante a programação. No dia 14 de agosto, às 15h, a atriz peruana Ana Correa, tutora do projeto “Boca Amordaçada”, do Laboratório de Teatro, vai abordar os aspectos políticos de seu trabalho artístico desenvolvido ao longo de quatro décadas de trabalho com o grupo peruano Yuyachkani. Seu trabalho é reconhecido como um símbolo da luta e defesa dos direitos humanos no Peru. Já às 19h do mesmo dia 14, a curadora Lisette Lagnado, tutora do projeto “Vegetocracia e a exuberância dos dias comuns” do Lab. Artes Visuais e ex-diretora do Parque Lage, no Rio de Janeiro, vem falar sobre a curadoria de exposições.

No dia 22, às 19h, Benjamin Abras, ator de teatro e cinema, bailarino afro tradicional e contemporâneo que é tutor do projeto “CorpoCatimbó” do Lab. Dança, apresenta a aula-espetáculo “O Gume da Palavra” sobre a corporidade dos sons e o movimento como uma via de escrita. No dia seguinte, 23, também às 19h, o grupo mineiro O Grivo”, formado pelo trio Marcos M., Marcos e Nelson Soares, tutores do projeto “Zona de Pressão” do Lab. Artes Visuais, vem dividir suas experiências como artistas sonoro-visuais numa aula-espetáculo.

Numa parceria com o Curso de Música da Universidade Estadual do Ceará, o dia 28 começa às 9h com o pianista Benjamim Taubkin, tutor do projeto “Horizonte Aparente” do Laboratório de Música, ministrando a aula “O caminho autônomo”. Ele tratará da autonomia do artista, o percurso, a criação e a composição. À noite, a partir das 19h, a artista Genifer Gerhardt traz seu espetáculo de teatro de bonecos em miniatura “Brasil Pequeno Itinerante” seguido da fala “O tempo na relação mãe-criança-mundo”, sobre os bastidores de uma incursão que ela fez pelo Brasil com o filho Valentim, à época com apenas dois anos.

 

Foto: Joyce S. Vidal

Atividades formativas

Além das apresentações musicais e das aulas abertas, a escola oferece cinco formações específicas. No dia 18 de agosto, o grupo Teatro Máquina realiza a vivência entre atrizes “Vozes interiores: som, palavra e presença no processo criativo de Nossos Mortos”, com o material pesquisado durante o processo do espetáculo “Nossos Mortos”, desenvolvido durante o Laboratório de Teatro de 2017. Já no dia 22, o baixista, produtor e compositor Ananias Gois, ex-integrante do Laboratório de Música em 2015, ministra a Oficina de Harmonia Aplicada, sobre os pontos-chave da teoria musical.

De 20 a 24 de agosto, o roteirista e professor Murilo Hauser, que trabalhou no último filme do cineasta cearense Karim Aïnouz, “A vida invisível”, ministra a oficina “Beats do Roteiro e Escaleta”, que tem como objetivo trabalhar os “beats”, ou seja, as mudanças e viradas de comportamento em ação/reação dentro da narrativa cinematográfica.

Durante os dias 26 a 29, a escola realiza simultaneamente duas oficinas para os apaixonados por teatro de bonecos. Miguel Vellinho, diretor, professor (Unirio) e tutor do projeto “Dramaturgias da Água e da Seca”, ministra “A Humanidade do boneco – Uma oficina de manipulação direta”. Já Genifer Gerhardt traz a Fortaleza a sua oficina “Bonecos Articulados em Miniatura”.

 

 

 

Confira todos os detalhes na programação completa, que segue abaixo.

Dia 01 | Quarta-feira

19h

[CINEMA] Cena Cineclube – Ciclo “Perversões Familiares” – Exibição de Dente Canino (Dir. Yorgos Lanthimos, 94 min, Grécia, 2009)
Debate com cineasta Arthur Leite
Cena 15 (Rua José Avelino, 495, Praia de Iracema) > Gratuito e aberto ao público

Dia 04 | Sábado
16h30min
[ARTES VISUAIS] Intervenção com varal de fotografia
Ladeira da rua Almirante Jaceguai > Gratuito e aberto ao público

17h
[ARTES VISUAIS] Ação de Bordado Coletivo
Com Laura Moreira, Flávia Rodrigues e Wilma Farias
Praça Almirante Saldanha > Gratuito e aberto ao público

Dia 05 | Domingo
17h
[ARTES VISUAIS] Com Figura – Sessão de desenho com modelo vivo
Com Flávia Rodrigues e Daniel Chastinet
Praça Almirante Saldanha > Gratuito e aberto ao público

17h
[MÚSICA] Roda de Choro
Com Grupo Tô Só Dizendo e Tarcísio Sardinha
Palco Cidade da Gente > Gratuito e aberto ao público

Dia 7 | Terça-feira
18h30min
[CINEMA] Cineclube ncora – Sessão Especial exibe curtas cearenses
Montanha Mágica – Petrus Cariry (13min) / Sertãozinho – Rosana Nunes (13min) / Negro lá, Negro Cá – Eduardo Cunha Souza (20min) / Bem-Me-Quer – Levi Magalhães (8min) / Ao Mar – Esaú Pereira (9min) / Encantaria – Fernanda Brasileiro (20min)
Debate com Arthur Gadelha e Kamilla Medeiros
Praça Almirante Saldanha > Gratuito e aberto ao público

19h
[FOTOGRAFIA] “Narrativas entre margens”
Com os fotógrafos Anie Barreto, Taís Monteiro, Deivyson Teixeira e Sérgio Carvalho
Auditório > Gratuito e aberto ao público

Dia 08 | Quarta-feira
19h
[DANÇA] Maremoto: Compartilhamento de pesquisas artístico-acadêmicas
“Performances e políticas de um corpo criminoso”
Com a bailarina Andréia Pires (Fortaleza 2040)
Sala de teatro do Porto > Gratuito e aberto ao público

Dia 10 | Sexta-feira
10h
[CINEMA] Pitching Roteiros Ateliê de Escrita Dramática
Apresentação pública dos roteiros desenvolvidos no Ateliê de Escrita Dramática para avaliação e escolha de três projetos a serem realizados no Preamar 2018
Auditório > Gratuito e aberto ao público

19h
[DANÇA] Partilha de experiência: Plataforma Afrontamento traz Essa Gente de Lá
Com intérprete-criador Wellington Gadelha (Gente de Lá – 2017)
Sala de teatro do Porto > Gratuito e aberto ao público

20h
[TEATRO E MÚSICA] Espetáculo “Sonhos”
Com ator francês Maurice Durozier (Théâtre du Soleil) e participação da cantora cearense Marta Aurélia
Porto Dragão (R. Bóris, 90 – Praia de Iracema) > Gratuito e aberto ao público > Distribuição de ingressos a partir das 19h na bilheteri

Dia 11 | Sábado

15h
[POÉTICAS DO FEMININO] Projeto Círculos Femininos
Com a artista Vládia Moura e o Coletivo Mulheres que Escrevem
Escola Sinfrônio Peixoto de Moraes (Rua Júlio Mendes, 103 – Pajuçara – Maracanaú) > Gratuito e aberto ao público

Dia 12 | Domingo
19h30min
[MÚSICA] Show com Erivan Produtos do Morro
Palco Cidade da Gente > Gratuito e aberto ao público

Dia 13 | Segunda-feira
18h30min
[CINEMA] Cineclube ncora – Sessão Especial exibe curtas nacionais
Supermemórias, Danilo Carvalho (20min) / Guida, Rosana Urbes (12min) / Kbela, Yasmin Thayná (23min) / Meninos e Reis, Gabriela Romeu (16min)
Praça Almirante Saldanha > Gratuito e aberto ao público

Dia 14 | Terça-feira
15h
[TEATRO] Aula aberta com Ana Correa, atriz, professora , diretora e tutora do projeto “Boca Amordaçada”
Mediação de Vanéssia Gomes
Auditório > Gratuito e aberto ao público

18h
[TEATRO] Espetáculo Caixa de Sombras: “Marítimas”
Com Grupo nima
Praça Almirante Saldanha > Gratuito e aberto ao público

19h
[LITERATURA] Poéticas do feminino: Leitura de mulheres poetas
Com Virna Teixeira
Palco Cidade da Gente > Gratuito e aberto ao público

19h

[ARTES VISUAIS] Aula Aberta “Processos poéticos e Curadoria”
Com Lisette Lagnado, crítica de arte, curadora independente, pesquisadora, escritora e tutora do projeto “Vegetocracia e a exuberância dos dias comuns”
Auditório > Gratuito e aberto ao público

19h
[CINEMA] Cena Cineclube – Ciclo “Perversões Familiares” – Exibição de A professora de Piano (Michael Haneke, 131 min, França-Áustria-Alemanha, 2001)
Debate com cineasta Arthur Leite
Cena 15 (Rua José Avelino, 495, Praia de Iracema) > Gratuito e aberto ao público

Dia 17 | Sexta-feira
19h30min
[POÉTICAS DO FEMININO] Aniversário de 1 ano do Coletivo Mulheres da Imagem
Com fotógrafas e videomakers de Fortaleza
Praça Almirante Saldanha > Gratuito e aberto ao público

Dias 17 e 18 | Sexta e sábado
[ARTES VISUAIS] II [DES]ENQUADRADAS
17/08

14h
Abertura e Mesa 1: O que está sendo pesquisado pelas mulheres sobre HQ e ilustração atualmente?
Com Brendda Lima (Fortaleza), Jeanni Cordeiro (Crato) e Dhiovanna Barroso (Fortaleza)
Mediação: Tatiana Ferreira
Auditório > Gratuito e aberto ao público

16h30min às 18h30min
Oficina 1: Criação de personagem
Com Dharilya (Fortaleza)
Sala A3 > 20 Vagas > Inscrições por ordem de chegada

16h30min às 18h30min
Oficina 2: Faz teu nome – como promover seu trabalho
Com Luiza de Souza – IlustraLu (Natal – RN)
Sala B2 > 20 Vagas > Inscrições por ordem de chegada

18h30min às 20h
Mesa 2: Produção de impressos em Fortaleza – dificuldades e alternativas possíveis
Com Dharilya (Fortaleza), Milena Fernandes (Fortaleza), Fernanda Meireles (Fortaleza)
Mediação: Jessica Gabrielle
Auditório > Gratuito e aberto ao público

18/08

14h
Mesa 3: Ilustração – Estratégias de divulgação e venda
Com Juliana Rabelo (Fortaleza), Luiza de Souza (Natal – RN), Vanessa Paiva (Fortaleza)
Mediação: Natália Prata
Auditório > Gratuito e aberto ao público

16h
Performance “Mulher, fale-me do seu trabalho”
Com Sheryda Lopes
Pátio do Porto > Gratuito e aberto ao público

16h30min às 18h30min
Oficina 3: Assessoria de Comunicação para publicações independentes
Com Isabel Costa (Fortaleza)
Sala A5 > 20 Vagas > Inscrições por ordem de chegada

16h30min às 18h30min
Oficina 4: Flores e folhas em aquarela
Com Juliana Rabelo (Fortaleza)
Ateliê > 20 Vagas > Inscrições por ordem de chegada

16h30min às 18h30min
Oficina 5: Zine
Com Lila Cruz (Salvador – BA)
Sala A3 > 20 Vagas > Inscrições por ordem de chegada

18h30min às 20h
Mesa 4: Produção independente – depois de feito, qual o próximo passo?
Com Lila Cruz (Salvador – BA), Manzanna (Fortaleza), Sirlanney (CE)
Mediação: Renata Nolasco
Auditório > Gratuito e aberto ao público

Dias 17 e 18 | Sexta e sábado
15h às 19h
[ARTES VISUAIS] V Feira do Mar
Feira de impressos: prints, zines, posters, stickers, livros com coletivos de mulheres, alunas, ex-alunas e professoras do Porto
Praça Almirante Saldanha > Gratuito e aberto ao público

Dia 18 | Sábado

15h
[TEATRO] “Vozes interiores: som, palavra e presença no processo criativo de Nossos Mortos”
Vivência com o grupo Teatro Máquina
Sala de Teatro do Porto > Gratuito > 15 vagas > Inscrições por ordem de chegada a partir das 14h

19h30min

[POÉTICAS DO FEMININO] Show Coletivos Femininos
Com Coletivos Nós Voz Elas, La Semilla Brasil, Flor Amorosa, Pérolas Negras e Damas Cortejam
Entrada do Porto Iracema das Artes > Gratuito e aberto ao público

Dia 19 | Domingo

16h
[FOTOGRAFIA] Festa do Dia Mundial da Fotografia
Com fotopasseio, projeções e varal fotográfico
Praça Almirante Saldanha > Gratuito e aberto ao público

19h
[MÚSICA] Show com Samuel Rocha e Nonato Lima
Palco Cidade da Gente > Gratuito e aberto ao público

20 a 24 | Segunda a sexta-feira

14h às 18h
[CINEMA] Oficina Beats do roteiro e Escaleta
Com roteirista e professor Murilo Hauser
Sala A5 do Porto > Gratuito > 25 Vagas > Inscrições por ordem de chegada a partir das 13h do dia 20/08

Dia 21 | Terça-feira
18h30min
[CINEMA] Cineclube ncora exibe “Clarisse ou Alguma coisa sobre nós dois” (Brasil, 2015, Drama, 80 min)
Debate com o diretor Petrus Cariry e o crítico de cinema Diego Benevides
Auditório > Gratuito e aberto ao público

19h
[TEATRO] “Trilogia Abnegação” – Leitura dramática, conversa e lançamento do livro
Com Alexandre Dal Farra, dramaturgo, diretor, escritor e tutor do projeto “Inventário para Poéticas Futuras”
Sala de Teatro > Gratuito e aberto ao público

Dia 22 | Quarta-feira
14h às 17h
[MÚSICA] Oficina de Harmonia Aplicada
Com músico, produtor e compositor Ananias Gois
Sala de música do Porto > Gratuito > 20 Vagas > Inscrições 30 de julho a 15 de agosto pelo site http://www.portoiracemadasartes.org.br/inscricoes/

18h
[FOTOGRAFIA] Lançamento da zine coletiva produzida no curso “Literaturas periféricas”, com projeção de fotos e sarau literário
Praça Almirante Saldanha > Gratuito e aberto ao público

19h
[DANÇA] Aula-Espetáculo com Benjamin Abras, ator de teatro e cinema-bailarino afro tradicional e contemporâneo, tutor do projeto “Corpo Catimbó”
Sala de teatro do Porto > Gratuito e aberto ao público

19h
[CINEMA] Aula Aberta “Belos Cadáveres: adaptações literárias para meios audiovisuais”
Com roteirista Murilo Hauser
Pátio do Porto > Gratuito e aberto ao público

Dia 23 | Quinta-feira

19h
[ARTES VISUAIS] Aula Aberta com “O Grivo” (Marcos Moreno e Nelson Soares), grupo brasileiro de artistas sonoro-visuais e tutores do projeto “Zona de Pressão”
Auditório do Porto > Gratuito e aberto ao público

19h
[TEATRO ] Maremoto: Compartilhamento de pesquisas artístico acadêmicas
“Restos cavam janelas: uma reunião de acontecimentos em busca do teatro performativo” com Jéssica Teixeira e Comedores de Abacaxi S.A.
Cena 15 (Rua José Avelino, 495, Praia de Iracema) > Gratuito e aberto ao público

Dia 24 | Sexta-feira
15h
[DANÇA] Aula Aberta: “E se o Simá fosse o nosso Guarani?”
Com professora Suene Honorato (UFC) e o projeto “Iracema”
Auditório do Porto > Gratuito e aberto ao público

19h
[DANÇA] Show com O Grivo (Marcos Moreno e Nelson Soares) e Jam Session com Programa de Dança (Laboratório e CTD)
Praça Almirante Saldanha > Gratuito e aberto ao público

19h
[FOTOGRAFIA] “Livro, imagem e poesia”
Com a artista visual Raisa Christina, a editora Bianca Ziegler e o fotógrafo Felipe Camilo
Auditório > Gratuito e aberto ao público

Dias 26 a 28 | Domingo a terça-feira
15h às 18h30min (26/08)
19h às 21h30min (27 e 28/08)
[TEATRO] Oficina A Humanidade do boneco – Uma oficina de manipulação direta
Com Miguel Vellinho, diretor, professor (Unirio) e tutor do projeto “Dramaturgias da Água e da Seca”
Ateliê > Gratuito > 10 vagas > Inscrições por ordem de chegada

Dia 27 | Terça-feira

19h
[TEATRO] Poéticas do Feminino: Danças Circulares na Lua Cheia
Com as focalizadoras Manuela Barroso e Márcia Abreu
Pátio do Porto > Gratuito e aberto ao público
Dias 27, 28 e 30 | Segunda, terça e quinta
9h às 12h e 14h às 17h (27/08)
14h às 17h (28/07)
9h às 12h e de 14h às 17h (30/08)

[TEATRO] Oficina Bonecos Articulados em Miniatura
Com Genifer Gerhardt
Ateliê > Gratuito > 15 vagas > Inscrições de 06 a 13 de agosto em www.portoiracemadasartes.org.br/inscricoes/

Dia 28 | Terça-feira

9h
[MÚSICA] Aula Aberta “O Caminho Autônomo”
Com Benjamim Taubkin, pianista e tutor do projeto “Horizonte Aparente”
Curso de Música da Uece / Auditório Paulo Petrola > Gratuito e aberto ao público

19h e 20h
[TEATRO] “Brasil pequeno itinerante: um espetáculo andante de bonecos em miniatura” + Aula aberta “O tempo na relação mãe-criança-mundo”
Com Genifer Gerhardt
Auditório > Gratuito e aberto ao público

19h
[CINEMA E MÚSICA] Cena Cineclube – Sessão Especial com Trilha sonora ao vivo – Filme “Limite” (Dir. Mário Peixoto, 1931), precursor do cinema experimental no Brasil.
Com os músicos Vitor Colares e Rodrigo Colares
Sessão ao ar livre na Rua José Avelino, 495, Praia de Iracema > Gratuito e aberto ao público.

Dia 29 | Quarta-feira
A partir das 19h
[PORTO IRACEMA DAS ARTES – 5 ANOS] Show com os projetos do Laboratório de Música 2018:
Cenas de Ópera (Antonio Souza, Giorgi Gelashivili e Liana Fonteles) / Horizonte Aparente (Ayrton Pessoa Bob, Jônatas Gaudêncio e Raí Santorini) / Arquelano: ainda sou ponto (Benjamim Arquelano, Emilia Schramm e Theo Fonseca) / Cabôco Eletrônico (Di Freitas, DJ Daniel Lamar e Mestre Expedito)
Discotecagem com DJ Tudo
Pátio do Porto > Gratuito e aberto ao público

Dias 29 e 30 | Quarta e quinta-feira
17h às 21h
[FOTOGRAFIA] Workshop “A fotografia, a imagem e a palavra”
Com curadora Rosely Nakagawa
Ateliê do Porto > Gratuito > 15 vagas > Inscrições de 27 de julho a 12 de agosto pelo site http://www.portoiracemadasartes.org.br/inscricoes/

Dia 30 | Quinta-feira
19h
CINEMA | Cena Cineclube – Sessão Especial com o filme “Onde a Terra Acaba” (Dir. Sérgio Machado, 2002 ), sobre a vida e obra do cineasta Mário Peixoto, diretor de “Limite” (1931), um dos filmes mais cultuados do cinema brasileiro.
Debate com o diretor Sérgio Machado
Pátio do Porto > Gratuito e aberto ao público

19h
[ARTES VISUAIS] Lançamento da Mostra Porto Marine de Imagens – 3° Salão de Arte do Porto Iracema das Artes
Abertura da convocatória e apresentação do novo formato do salão
Com coordenação do Curso Básico de Artes Visuais do Porto
Galeria Leonilson > Gratuito e aberto ao público

Dia 31 | Sexta-feira
9h
[FOTOGRAFIA] Aula aberta sobre Fotopintura
Com Mestre Júlio Santos
Auditório do Porto > Gratuito e aberto ao público

10h
[FOTOGRAFIA] Abertura da mostra do percurso de Fotopintura Digital
Pátio do Porto > Gratuito e aberto ao público

19h
[TEATRO] Karaokê Bagaceira com Grupo Bagaceira de Teatro
Praça Almirante Saldanha > Gratuito e aberto ao público

19h
[FOTOGRAFIA] Masterclass “A imagem, o substantivo e o adjetivo”
Com curadora Rosely Nakagawa
Auditório do Porto > Gratuito e aberto ao público

Até 31 de agosto | Sexta-feira

9h às 21h
[ARTES VISUAIS] Exposição COM FIGURA
Com produções realizadas pelos participantes durantes as sessões com modelo vivo no primeiro semestre de 2018.
Galeria Leonilson > Gratuito e aberto ao público

 

 

Texto: Eduardo Sousa com informações da assessoria | Imagens: Joyce S. Vidal