Fotógrafo e pesquisador Osmar Gonçalves

 

De 28 de agosto a 2 de setembro, a Imagem Brasil Galeria realiza o curso “Fotografia e Arte Contemporânea: uma abordagem teórica”, com o pesquisador e fotógrafo Osmar Gonçalves, Doutor em Comunicação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com pós-doutorado pela Universidade Sorbonne Nouvelle (Paris III). A atividade acontecerá sempre às terças-feiras, até a primeira semana de outubro, exceto no dia 11 de setembro. A carga horária é de 12:30 horas/aula.

Centrado na reflexão sobre a situação da arte e da fotografia e as questões que as envolvem no contexto contemporâneo, este curso traz a proposta de articular o discurso de diversos autores e os desafios que se impõem diante desse contínuo processo de transformação. A partir da interlocução com autores como Walter Benjamin, VilémFlusser, Roland Barthes, Susan Sontag, Hans Belting e Didi Huberman, Osmar Gonçalves traz para a discussão aspectos da história da arte e da fotografia e aprofunda reflexão sobre esses campos no contexto contemporâneo.

“O curso se propõe a pensar o que está em jogo nesse processo de transformação estética. Quais seriam os novos rumos, os desvios e as fronteiras da fotografia contemporânea? Que novos agenciamentos, novos processos de subjetivação e de escritura são produzidos atualmente? Nossa hipótese é de que essas mudanças não têm um caráter formal apenas, mas trazem implicações múltiplas, ao mesmo tempo estéticas, éticas e políticas. Dito de outro modo, elas refletem a emergência de outras formas de percepção, de novas sensibilidades, outros modos de ser e de estar-no-mundo”, explica o professor.

Osmar Gonçalves
É coordenador do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará (UFC) e professor Adjunto III dos Cursos de Comunicação e Cinema e Audiovisual da UFC, concentrado principalmente nas áreas de fotografia, teoria da imagem e estética do audiovisual. Organizou os livros Narrativas Sensoriais: ensaios sobre cinema e arte contemporânea (Circuito, 2014), ganhador do Prêmio FUNARTE de Estímulo à Produção Crítica em Artes Visuais e, junto com Susana Dobal, Fotografia Contemporânea: fronteiras e transgressões (Casa das Musas, 2013).

 

SERVIÇO

O quê: Curso “Fotografia e Arte Contemporânea: Uma abordagem teórica”
Quando: 28 de agosto a 2 de outubro, às terças-feiras, das 19h às 21h30
Onde: Imagem Brasil Galeria (Rua Rocha Lima, 1707, Aldeota, Fortaleza – Ceará).
As vagas são limitadas e os interessados podem solicitar ficha de inscrição e mais informações por e-mail enviado para imagembrasilgaleria@gmail.com ou por mensagem no Facebook da Galeria: @imagembrasil.galeria.
Inscrição: R$ 340,00 (parcela única na inscrição) ou R$ 380,00 em duas parcelas (50% até a data de início do curso e o restante com 30 dias).
Mais informações: Tel: (85)3261-0525 e 99930-0173 (Whatsapp)