No próximo domingo, 16 de setembro, a famosa Avenida da Universidade vai receber a primeira edição de 2018 do Corredor Cultural Benfica, umas das iniciativas recentes de ocupação da Cidade à la Avenida Paulista, em São Paulo. A programação, que é totalmente gratuita e aberta ao público vai inclui shows musicais, teatro, dança, atrações infantis, sessões de cinema ao ar livre, feirinhas, visitas guiadas e prestação de serviço. O evento inicia às 7h da manhã e segue durante o dia inteiro até às 22h. Seguindo o modelo do ano passado, a Avenida da Universidade será fechada para o trânsito de veículos entre a Rua Padra Francisco Pinto e Avenida 13 de Maio, com o apoio dos agentes da Autarquia Municipal de Fortaleza (AMC). Vai ter espaço para todo mundo! Durante o dia, a programação musical se dedicará à dança latina e á noite, é o rock que comandará o som.

Foto: Rômulo Santos

 

Dança e Música
A partir das 8h, haverá um aulão de zumba ministrado pelo professor Marco Aurélio, instrutor certificado da modalidade de dança latina. Não há restrição de idade para participar, sendo a atividade aberta a todas as faixas etárias com boa condição física e às 8h45, o palco montado na Av. da Universidade será ocupado pela música instrumental e receberá a Camerata de Violões do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), sob regência do Prof. Eddy Lincoln, do curso de Música da instituição.

Às 9h30min, será a vez do Coral do Instituto de Cultura e Arte da UFC (ICA) antecipar ao público presente ao Corredor Cultural um pouco do repertório que está sendo preparado para o espetáculo “Fé”, com estreia prevista ainda para este ano. As canções escolhidas têm como mote a expressão popular por meio da religiosidade de diferentes matrizes. A setlist inclui faixas consagradas como “Se eu quiser falar com Deus”, de Gilberto Gil, e “Milagres do povo”, de Caetano Veloso, assim como cantos da oralidade tradicional de diversas crenças. A atração seguinte será dedicada às cordas e aos mais brasileiros dos ritmos: o choro e o samba. O projeto Nosso Samba apresenta performance instrumental de compositores clássicos dos dois estilos musicais, como Chiquinha Gonzaga, Zequinha de Abreu e Cartola.

Fechando a programação da manhã no palco da Av. da Universidade, às 12h30min, ocorre a apresentação do Maracatu Rei Zumbi, agremiação sediada na Rua José Sombra, no limite entre os bairros do Benfica e do Otávio Bomfim. O grupo já é conhecido de quem acompanha os desfiles do Carnaval de Fortaleza na Av. Domingos Olímpio e animará o público com a percussão e a africanidade típicas dessa manifestação cultural. A música inunda a Concha Acústica da Reitoria (Av. da Universidade, 2853 – Benfica) a partir do final da tarde. Às 17h50min, abrem as atrações noturnas o Coral da UFC e a Orquestra Sonial, projetos dedicados à prática artístico-musical e vinculados ao Curso de Música da Universidade Federal do Ceará. A seguir, é hora de matar a saudade dos bailes “das antigas”, com o grupo New Funk. De formação masculina, o grupo reúne moradores do bairro Demócrito Rocha, com faixa etária entre 25 e 50 anos, que ensaiam passos do funk melódico que marcou os anos 80 e 90.

O rock pede passagem a partir das 18h40min, com show da banda Renegados, que promete agitar o público com muito blues e fazendo uma viagem musical pela contribuição de artistas e bandas como Carlos Santana, Cream, Jimi Hendrix, Led Zeppelin e The Doors. Tudo isso com um toque de nordestinidade conferido por ícones brasileiros como Raul Seixas e Luiz Gonzaga.

A atração que fecha a primeira edição vai satisfazer a fiel comunidade beatlemaníaca de Fortaleza. Às 20h, a Concha Acústica recebe show da banda Rubber Soul Beatles (SP). Formada pelos músicos João Rodrigo (John Lennon), Maurício Gomes (Paul McCartney), Tico Giacomini (Ringo Starr) e Gustavo Gazana (George Harrison) e acumulando 12 anos de história, a banda – cover oficial reconhecido internacionalmente – proporciona aos fãs do legado dos Beatles uma verdadeira viagem no tempo e recria em som, imagem, figurino e instrumentos diversas fases da carreira da banda homenageada.

Foto: Rômulo Santos

Teatro, circo e programação infantil marcam estreia do Corredor Cultural Benfica em 2018

A programação do Corredor Cultural Benfica também irá contemplar as Artes Cênicas. Logo pela manhã, às 11h45min, o palco montado na Avenida da Universidade recebe o Grupo de Teatro Científico da Seara da Ciência da UFC. Premiado nacionalmente, o projeto apresenta a esquete “Deus e Darwin na Terra do Céu”. A peça é uma conversa conflituosa entre Deus e o evolucionista britânico quando este chega ao plano astral, perpassando temas como religião, eventos científicos, filosofia e história, com uma linguagem sarcástica e cômica.

Alguns dos espaços mais frequentados pelas famílias e crianças nas edições do ano passado continuam presentes na programação deste ano. Um deles é o projeto de extensão Brincarmóvel – Brinquedoteca Itinerante, vinculado ao Instituto de Educação Física e Esportes (Iefes) da UFC, que funcionará de 8h às 12h nos jardins da Reitoria (Av. da Universidade, 2853 – Benfica). O equipamento oferece um “arsenal” de brinquedos e jogos para diversas faixas etárias, sala de cinema e parque com brinquedos infláveis, pula-pulas e jogos de tabuleiro, tudo com o apoio dos monitores do curso de Educação Física da Instituição.

Das 9h às 14h, o Benfica ganha uma pequena “filial” da Seara da Ciência, projeto de extensão da UFC dedicado à divulgação científica. O espaço poderá ser visitado pelo público, que terá à disposição alguns dos experimentos interativos que compõem o salão de exposições do projeto, localizado no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra. Também tem espetáculo no picadeiro do projeto Palco Aberto, que continua fazendo parte do Corredor Cultural. O grupo traz, de 10h às 12h nos jardins da Reitoria, uma sucessão de apresentação de artistas circenses como malabaristas, acrobatas e palhaços.

Atividades formativas

A proposta formativa das edições anteriores continua sendo um dos compromissos do Corredor Cultural Benfica em sua reestreia. Serão ofertadas três oficinas no dia 16 de setembro: “Bordado Livre”, “Isogravura e Colagem” e “Arte Naïf”. A primeira será realizada às 9h no estacionamento da Rádio Universitária FM (Av. da Universidade, 2910 – Benfica) e é aberta a interessados na arte do bordado, independente do grau de conhecimento técnico.

As duas outras oficinas são ofertadas por equipes do Memorial da UFC e do Museu de Arte da UFC – MAUC nas dependências deste equipamento (Avenida da Universidade, 2854 – Benfica). A de “Isogravura e Colagem” dedica-se à técnica que consiste na obtenção de xilogravuras com matrizes de isopor no lugar das tradicionais de madeira. Também se baseia nos princípios de claro/escuro e no relevo das peças para obtenção das imagens.

Já a de “Arte Naïf” concentra-se no estilo de pintura derivado do termo francês “naïve”, que significa inocente ou ingênuo. Refere-se a pinturas de expressão tipicamente regional, distante dos cânones acadêmicos da arte. Em geral, traz representações figurativas que não seguem proporções anatômicas, com intenso uso de cores e com a marca ímpar de cada artista. Além do momento de criação artística, os participantes da oficina conhecerão artistas cearenses que se enquadram no estilo e possuem obras no acervo permanente do MAUC.

Todas as oficinas são gratuitas e terão as vagas disponíveis preenchidas pelos interessados por ordem de chegada, bastando comparecer pouco antes da realização no local e horário previsto. Não é necessário levar nenhum material, já que os recursos serão fornecidos pela produção do evento.

Visitas guiadas

O público terá a oportunidade de fazer diversas visitas guiadas a espaços históricos e equipamentos culturais. Para participar, basta comparecer às concentrações pouco antes do horário previsto para o percurso. Às 8h, os ciclistas que pedalam pela cidade aos domingos poderão dar uma pausa na Ciclofaixa de Lazer para ter a experiência da Ciclofaixa Cultural. Realizada com o apoio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor), a visita consiste em um passeio ciclístico guiado pelos principais pontos históricos e culturais do eixo Benfica-Centro, passando por equipamentos da Universidade Federal do Ceará, da Prefeitura de Fortaleza e do Governo do Estado.

Já os interessados em conhecer as instalações físicas e a história do prédio que abriga a Reitoria da UFC (Av. da Universidade, 2853 – Benfica) podem participar da visitação orientada pelo Memorial da Instituição. A concentração do grupo, que contará com o suporte da equipe de historiadores do setor, será às 8h e às 10h nos jardins da Reitoria.

Às 10h30min e às 14h, sairão duas visitas guiadas pelas salas permanentes do Museu de Arte da UFC (Av. da Universidade, 2854 – Benfica), conhecendo os acervos de arte popular, moderna e estrangeira que fazem parte do patrimônio do MAUC, com o suporte de guias e museólogos do equipamento. A concentração ocorrerá no estacionamento do museu, minutos antes do horário previsto para as visitas.

Comprinhas e prestações de serviço

Foto: Eden Barbosa

Mais uma vez, as feirinhas são destaque no Corredor Cultural Benfica. A programação vai oferecer ao público a chance de conferir e adquirir itens como vestuário, acessórios, decoração, trabalhos de design, brinquedos, artesanato, discos de vinil, quadrinhos, lanches e guloseimas.

A partir das 8h, estará aberta no estacionamento do Museu de Arte da UFC – MAUC (Av. da Universidade, 2854) a praça de alimentação do evento, com a presença de empreendedores locais com opções gastronômicas variadas. Das 8h às 12h, serão realizadas na Av. da Universidade as feiras Bazar Aberto e Espaço Mercado Criativo, esta última com curadoria da Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza (Secultfor), onde cerca de 50 marcas estarão com estandes e produtos em exposição (muitas delas trabalhando com pagamento via cartão de crédito).

Além das compras, a população terá como atrativo no evento a prestação de variado leque de serviços. Das 8h30min às 12h, serão disponibilizados cadastros diversos junto à Prefeitura Municipal de Fortaleza, tais como cartões de estacionamento e passe livre para idosos e pessoas com deficiência; Bilhete Único; Carteira de Estudante 2018 e sistemas de compartilhamento de transporte, a exemplo do Bicicletar. No estande da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos, será possível aferir pressão arterial e glicemia com profissionais de saúde, além de levar para casa mudas de plantas nativas, distribuídas gratuitamente.

Serviço
O quê: Corredor Cultural Benfica 2018 – 1ª Edição
Quando: 16 de setembro (domingo), das 7h às 22h
Onde: Avenida da Universidade (Benfica)
Programação completa no site do Corredor: www.corredorculturalbenfica.com
Programação gratuita

 

Texto: Eduardo Sousa com informações da assessoria | Imagens: divulgação