Entre Aspas

Cineasta João Moreira Salles ministra curso no Porto Iracema sobre documentário

João Moreira Salles Foto: Luiz Garrido

 

As inscrições iniciam nesta quinta-feira (18) e seguem até o dia 25 de outubro. A formação será ministrada de 05 a 08 de novembro.

Um dos mais reconhecidos diretores de não-ficção do Brasil, João Moreira Salles estará na escola Porto Iracema das Artes entre os dias 05 e 08 de novembro para ministrar o minicurso “O que é um documentário?”. A formação, que é inteiramente gratuita e contará com 60 vagas, acontecerá de 15h às 18h30min, no auditório da Escola. Entre os pré-requisitos, é preciso ter idade mínima de 18 anos e ser estudante de cinema ou realizador de audiovisual. As inscrições iniciam nesta quinta-feira (18) e seguem até 25 de outubro no site do Porto.

Para tentar responder à pergunta “O que é um documentário?”, João Moeira Salles percorrerá parte da bibliografia sobre cinema não-ficcional para tratar das definições clássicas do gênero e explicar por que nenhuma delas satisfaz o diretor de No Intenso Agora (2017). A ideia é refletir junto com os participantes do curso o critério proposto por ele para identificar o que distingue o documentário do cinema de ficção. No minicurso, João Moreira Salles também contará a história do documentário dos anos 1920 aos anos 1960, finalizando com uma exposição sobre o cinema inovador de Eduardo Coutinho.

O resultado da seleção dos candidatos ao curso será divulgado no dia 01 de novembro, no site do Porto.

SOBRE JOÃO MOREIRA SALLES
Diretor e produtor cinematográfico, Notícias de uma Guerra Particular (1999), Nelson Freire (2003), Entreatos (2004), Santiago (2007) e No Intenso Agora (2017) são alguns dos seus principais documentários. Em 1987, fundou com seu irmão e também cineasta Walter Salles a produtora VideoFilmes. Foi produtor de obras como Lavoura Arcaica (2001), de Luiz Fernando Carvalho, Madame Satã (2002), de Karim Aïnouz, e Edifício Master (2002), de Eduardo Coutinho. Atua ainda como editor, tendo criado em 2006 a revista Piauí, para a qual colabora na editoria e na realização de reportagens e ensaios.

SOBRE A ESCOLA
O Porto Iracema das Artes é uma escola de criação e formação em artes do Governo do Estado do Ceará/ Secretaria da Cultura, sob a gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de cursos básicos e técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

SERVIÇO
O quê: Cineasta João Moreira Salles ministra curso “O que é um documentário?” no Porto Iracema das Artes
Quando: De 05 a 08 de novembro, de 15h às 18h30min
Onde: Auditório do Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)
Período de inscrições: De 18 a 25 de outubro no site do Porto: http://www.portoiracemadasartes.org.br/inscricoes/
Número de vagas: 60
GRATUITO

 

 

 

Texto: Eduardo Sousa com informações da assessoria | Imagem: Luiz Garrido

Recomendado para você