Foto: Rômulo Santos

No próximo domingo, 11 de novembro, Fortaleza recebe a terceira edição do Corredor Cultural Benfica, evento que promove uma extensa programação composta por apresentações musicais e de dança, mostra de cinema, atrações infantis, oficinas, visitas guiadas, feirinhas de artesanato e gastronomia, shows de bandas universitárias e serviços para o cidadão. Todas as atividades são gratuitas, abertas ao público e terão como espaço a Reitoria da Universidade Federal do Ceará e arredores.

Será repetida a parceria com a Ciclofaixa de Lazer da Prefeitura de Fortaleza, que terá o trajeto alterado para passar pelo evento a partir das 7h. No palco montado na Av. da Universidade, o público poderá conferir, a partir das 8h, aulões de ritmos e de zumba, apresentações do Quarteto de Cordas Flausino Valle, do projeto de extensão em dança Educadance e o cortejo do Maracatu Nação Pici.

Os jardins da Reitoria da UFC e a Av. da Universidade serão ocupados por atrações para toda a família. Um dos espaços mais disputados, o Brincarmóvel – Brinquedoteca Itinerante, vinculado ao Instituto de Educação Física e Esportes (Iefes), ficará estacionado das 8h às 12h para receber crianças e pais com um variado acervo de jogos e brinquedos. Ainda durante a manhã, ocorrem feiras de antiguidades, artesanatos, orquídeas e cactáceos, além do Mercado Criativo da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor), com cerca de 50 expositores.

No Auditório da Reitoria, de 9h às 12h, serão exibidos filmes de realizadores selecionados para o FOR RAINBOW – Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual, que ocorre em Fortaleza de 21 a 27 de novembro. Serão ofertadas ainda, durante a manhã, oficinas de Confecção de Brinquedos Populares e Sustentáveis (8 às 12), Circo (10h às 12h), Cultivo de Suculentas (10h às 11h), Bordado Livre (9h às 12h) e Isogravura e Colagem para Crianças (10h às 12h). As três primeiras ocorrem nos jardins da Reitoria, enquanto as duas últimas serão no Museu de Arte da UFC (Av. da Universidade, 2854 – Benfica). As inscrições podem ser feitas no local das oficinas, pouco antes do horário marcado.

O público pode aproveitar também o Corredor Cultural para participar de visitas guiadas à Reitoria e ao Museu da UFC (marcadas para as 9h e as 9h30min, respectivamente), além de acessar diversos serviços da Prefeitura de Fortaleza e da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza – Etufor, como os cadastros de bilhete único, carteira de estudante, passe livre e cartão de estacionamento para idosos. Quem gosta de jardinagem ainda tem como levar para casa mudas de plantas nativas, distribuídas gratuitamente pela Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma).

 

Tambor, carnaval e performance

A tarde será animada, das 15h às 17h, por bandas universitárias no palco alternativo Red Bull Music Breaktime Sessions. O espaço, como na edição anterior, será montado no estacionamento da Rádio Universitária (Av. da Universidade, 2910 – Benfica) e receberá grupos de diferentes estilos musicais, selecionados por meio de chamada pública.

Já a programação na Concha Acústica da Reitoria começa às 17h, com a batida do grupo Papo de Tambor, que vivencia a tradição cultural do tambor de crioula e reúne-se quinzenalmente no CUCA Mondubim. Na formação, estão educadores sociais, artistas e jovens da periferia, em um resgate autêntico e também formativo da expressão corporal, do canto e da dança afro. Eles já se apresentaram em eventos e espaços como Virada Cultural da Rede Cuca, Festival Cidade da Gente, Teatro Carlos Câmara e fizeram uma animada roda de tambor na edição passada do Corredor Cultural do Benfica.

A partir das 18h, o Grupo de Música Percussiva Acadêmicos da Casa Caiada, projeto artístico do Curso de Música da UFC em Fortaleza, apresenta seu quarto espetáculo cênico-percussivo, intitulado “Que ‘caboclo’ são vocês?”. Sob coordenação da Profª Catherine Furtado e inspirados na missão de pesquisas folclóricas realizada nos anos 1930 por Mário de Andrade, os 25 integrantes do Casa Caiada homenageiam ritmos nordestinos, como caboclinho, maracatu, boi-bumbá e coco, assim como folguedos, loas e expressões da fé popular. O grupo já é presença conhecida no desfile da Av. Domingo Olímpio durante o Carnaval de Fortaleza. Em seguida, apresenta-se o grupo de dança NewFunk, formado por moradores do bairro Demócrito Rocha. Com faixa etária entre 30 e 50 anos, eles ensaiam passos do funk melódico que marcou os anos de 1980 e 1990.

Bloco Damas Cortejam (Foto Divulgação)

Às sete em ponto, sobe ao palco a banda feminista e bloco de carnaval Damas Cortejam. Idealizado por mulheres e de formação exclusivamente feminina, traz em seu repertório músicas que provocam e questionam o lugar das mulheres na sociedade, especialmente nos campos da arte e da cultura. As canções escolhidas são de intérpretes e compositoras mulheres ou trazem nomes, traços e histórias femininas. As garotas da banda prometem um show de estilos musicais diversos, como MPB, xote, frevo, samba, rock, funk e axé, todos adaptados para versões percussivas.

Silvero Pereira (SilverShow)

Fechando a noite na Concha, às 20h, o público conhecerá as múltiplas personas de Silvero Pereira: Gisele Almodóvar, “Nonato, motorista da novela”, Elis Miranda, Pabllo, Gal e Freddie. Uma das maiores revelações nacionais de 2017, o multi-artista volta à terra natal para apresentar o espetáculo que celebra sua passagem pelo quadro Show dos Famosos do Domingão do Faustão, na Rede Globo, e a mescla a trabalhos de prestígio ao longo de sua carreira nos palcos.

Neste SILVERSHOW, o ator encarna diferentes personagens e mostra um casamento afinado entre atuação e performance musical. Com direção dele próprio, produção de Luana Caiube e direção musical de Caio Castelo, Silvero interpreta grandes nomes da música como Freddie Mercury, Steven Tyler, Cher, Edith Piaf, Gal Costa, Wesley Safadão e Pabllo Vittar, dentre outros.

A programação em detalhes pode ser acessada no site do evento e em sua fanpage no Facebook. A quarta edição do evento em 2018 está prevista para o dia 9 de dezembro.

O Corredor Cultural Benfica é uma realização da Universidade Federal do Ceará e do Centro de Treinamento e Desenvolvimento (Cetrede); com agradecimento à Enel; apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, da Prefeitura Municipal de Fortaleza, da Coordenadoria Especial de Políticas de Juventude, da Secretaria Executiva Regional IV, da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos, da Secretaria Municipal de Cultura e da Secretaria Municipal de Governo, do projeto Bom de Fortaleza, da Ciclofaixa Cultural e da Rede Cuca; parceria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), do Instituto de Cultura e Arte da UFC (ICA), do Brincarmóvel – Brinquedoteca Itinerante, da Secretaria de Cultura da UFC (SecultArte), do Museu de Arte da UFC (Mauc) e do Memorial da UFC; e organização da Maestria Comunicação e Eventos.

Serviço:
O quê: Corredor Cultural Benfica 2018 – 3ª Edição
Quando: 11 de novembro de 2018 (domingo), das 7h às 21h
Onde: Entorno da Reitoria da UFC (Av. da Universidade, 2853 – Benfica)
Programação gratuita

Texto: Eduardo Sousa com informações da assessoria | Imagens: divulgação