Foto: Internet

 

Nos dias 02, 09 e 16 de fevereiro, a CAIXA Cultural Fortaleza oferece ao público em Fortaleza oficinas gratuitas de origami, a tradicional e secular arte japonesa de dobrar o papel criando representações geométricas de animais ou da natureza, por exemplo, em uma peça de papel, sem cortá-la ou colá-la. A ação faz parte da programação da exposição Ukiyoe – A Magia da Gravura Japonesa, em cartaz na Galeria Multiuso até o dia 10 de março.

Cada turma da oficina “Desdobre e Dobre – Oficina de Origami” será formada por 10 participantes com idade a partir dos 8 anos. Serão duas turmas por sábado, às 14h e às 16h, com 90 minutos de duração cada. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail oficinaorigamifortaleza@gmail.com com nome e idade do participante, dia e horário que tem interesse em fazer a oficina. As vagas serão preenchidas por ordem de chegada das solicitações. Os participantes terão a oportunidade de aprender a dobradura de peças como tsuru, flor de lótus, piano, porta-retratos, pássaros, baleia, pato, mesa e caixa de porta-joias, dentre outras.

As oficinas serão ministradas por Uirá Carvalho de Oliveira, de apenas 13 anos e que pratica a arte japonesa há mais de cinco. Autodidata, Uirá já acumula experiências com a composição do cenário do espetáculo “O Circo dos Beatles” (setembro de 2015), exposição dos seus origamis e oficinas em eventos como ManiFesta! Festival das Artes e Festival Maloca Dragão.

Serviço:
O quê: “Desdobre e Dobre – Oficina de Origami”
Quando:02, 09 e 16 de fevereiro, às 14h e às 16h
Onde: CAIXA Cultural Fortaleza (Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema)
Duração: 90 minutos
Classificação indicativa: a partir de 8 anos
Gratuita

 

 

Texto: Eduardo Sousa com informações da assessoria | Imagens: internet