Coletivo ACIDUM/ Foto: Clébson Oscar

A iniciativa foi contemplada no XI Edital Ceará de Incentivo as Artes – Artes Visuais e realizará ações de pesquisa, formação e criação no Cuca Jangurussu

Seguem abertas até o dia 22 de fevereiro as inscrições para o Laboratório de Intervenção Urbana (LabCIU), idealizado pelo Ateliê Casamata, que acontecerá no Cuca Jangurussu. O projeto tem como objetivo possibilitar um espaço de criação e formação voltado às artes de intervenção urbana a partir da experimentação, vivências e construções diversas para artistas visuais. A participação é totalmente gratuita. As inscrições são realizadas presencialmente na unidade do Cuca Jangurussu.

Podem se inscrever jovens de 16 a 29 anos para participar das atividades que serão desenvolvidas durante três meses. A iniciativa conta com Apoio Institucional da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult) e Apoio Cultural da Rede Cuca.

O LabCIU acontecerá de março a junho de 2019, abrangendo ações no campo da artes interventivas e intervenção urbana, a partir da formação que se desdobra em oficinas, aulas teóricas, ações práticas e um seminário aberto. Artistas e pesquisadores, selecionados via chamada pública, conduzirão aulas e ações formativas, além de orientar os trabalhos finais. Em um habitat de criações, os jovens selecionados construirão um espaço de incentivo a arte urbana e periférica para repensar a cidade e como ela é ocupada. A partir de suas próprias vivências e experiências.

O espaço que acolherá as ações do LabCIU, é o Cuca Jangurussu. Importante equipamento cultural inserido em uma comunidade com alto índice de vulnerabilidade social na Cidade de Fortaleza. A ideia é evidenciar os artistas da periferia e suas produções a partir da experiência de um Laboratório de Arte Contemporânea, dispondo da arte como instrumento de potencialização crítica. Esses jovens terão acesso a um espaço que valoriza a liberdade criativa proporcionando espaços de pesquisa, experimentação e desenvolvimento de suas ideais.

SERVIÇO:

O quê: Inscrições para o Laboratório de Intervenção Urbana – Ateliê Casamata

Quando: 5 a 22 de fevereiro

Presencialmente no Cuca Jangurussu
Idade: 16 a 29 anos

Terça a sexta – 8h às 21hs

Sábado – 8h às 12hs

Onde: Cuca Jangurussu – Av. Gov. Leonel Brizola, s/n – Jangurussu, Fortaleza – CE
GRATUITO

 

 

 

(Texto: Eduardo Sousa com informações da assessoria / Foto: divulgação)