Foto: Rômulo Santos

Tendo como tema “O bairro + bacana da cidade”, o mês de outubro marca o retorno de um dos projetos culturais mais queridinhos de Fortaleza, é o Corredor Cultural Benfica, que promove sua primeira edição de 2019 durante todo o domingo, 13 de outubro, no entorno da Reitoria da Universidade Federal do Ceará (Av. da Universidade, 2853, Benfica) e na Praça da Gentilândia, localizada a dois quarteirões de distância. Em seu terceiro ano, o projeto continua comprometido com a oferta de programação artística e cultural gratuita para todas as faixas etárias, incentivando a população ao uso dos diversos equipamentos que integram a UFC e outras instituições também localizadas no bairro.

As novidades deste ano começam pelo fechamento da Av. da Universidade (entre a Rua Padre Francisco Pinto e a Avenida 13 de Maio), que antes ocorria apenas pela manhã e agora será das 5h às 17h. A Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania de Fortaleza (AMC) irá promover o desvio do tráfego de veículos e assessorar o trânsito durante a programação.

O evento começa às 7h, com a Ciclofaixa de Lazer da Prefeitura de Fortaleza, cujo trajeto passará pelo trecho interditado. Quem abre a programação diurna do palco principal, rente ao cruzamento entre as avenidas da Universidade e 13 de Maio, é o Trio Toada, grupo musical do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Em seguida, apresentam-se o grupo Choro Mandacaru, da UFC; o bloco de carnaval Garotos do Benfica, já tradicional no Carnaval da Avenida Domingos Olímpio; a companhia artística da Associação Vidança; e a brincante e percussionista Rosângela Ampúdia.

Tenda multicultural
Ambiente inédito instalado no estacionamento do Museu de Arte da UFC (Av. da Universidade, 2854, Benfica), o Espaço Tenda receberá, das 8h às 16h, a feira Mercado Coletivo da Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza (SECULTFOR), com expositores das áreas de artesanato, decoração, design, moda, dentre outras. Também das 8h às 16h, o local abriga a feirinha gastronômica com opções variadas de alimentação.

Das 9h às 10h, o projeto de extensão Dançar é Lazer, do IFCE, promove no local aulão aberto de dança de salão, enquanto, das 10h às 12h, a tenda faz jus à proposta circense e Imagem: foto de duas meninas balançando um grande pedaço de tecido nos Jardins da Reitoria recebe os artistas do projeto Palco Aberto, com apresentações de palhaçaria, malabares e  email – corredorbenfica@gmail.com.

Jardins em movimento
A área verde da sede administrativa da UFC ficará pequena para o número de atividades ofertadas aos visitantes. Das 9h às 13h, funcionará no local uma das atrações mais esperadas: o projeto Brincarmóvel – Brinquedoteca Itinerante, vinculado ao Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES). O acervo de brinquedos e jogos do ônibus colorido ficará à disposição das
crianças e famílias, que também contarão, das 9h às 12h, com a animação do projeto Lazer Acadêmico do IFCE, cujos monitores promoverão brincadeiras e atividades de recreação coletivas.

A manhã segue animada nos jardins, com diversas feiras, apresentações e exposições simultâneas: às 10h , o grupo Papo de Tambor promove uma roda de ritmo tradicional tambor de crioula; das 8h às 16h, artesãs e brechós da feira Enel Compartilha Empreendedorismo expõem seus produtos; das 9h30min às 12h30min, o espaço do museu científico Seara da Ciência abre seus experimentos aos visitantes; das 9h às 14h, ocorre feirinha de adoção de cães e gatos com apoio da ONG Abrace (que receberá doações de ração); e das 9h às 16h, funciona a já tradicional Feira de Antiguidades do Corredor Cultural.

Oficinas, visitas guiadas e serviços

Tradicionalmente um evento de viés educativo, o Corredor Cultural ofertará uma série de oficinas gratuitas e visitas guiadas para todas as idades. Nos jardins da Reitoria, estão previstas as oficinas de “Encadernação para crianças” (9h a 10h), “Yoga” (9h a 10h), “Improvisação” (9h a 11h), “ Defesa pessoal – método Gracie” (9h a 11h), “Bordado livre” (9h a 12h), “Artesanato em nó” (10h a 11h) e “Cultivo de condimentos em vasos” (10h a 11h). Já no Espaço Tenda, no estacionamento do Museu de Arte da UFC, ocorrerão as formações “Circo” (9h a 11h), “Pintura de mural coletivo” (9h a 12h), “Linoleogravura” (9 a 13h), “Isogravura para crianças” (10 a 11h) e “Câmara escura para crianças” (10h a 12h). Para os amantes das artes, a visita guiada às salas permanentes e exposições temporárias do Museu de Arte da UFC são uma ótima opção. O passeio começará às 9h30min e durará cerca de 1h30min, com o suporte de museólogos da Instituição. Ainda no MAUC, às 10h30min, as crianças podem participar da atividade recreativa de caça ao tesouro.

Nenhuma das oficinas e visitas guiadas exige inscrição prévia, bastando comparecer ao local de realização antes do início das atividades. As vagas serão preenchidas por ordem de chegada.
Como nas edições anteriores, o Corredor Cultural Benfica também é espaço de prestação de serviços ao cidadão. Entre 8h e 12h, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (ETUFOR) estará no local com sua unidade móvel, onde será possível ter acesso a  primeira e segunda vias de documentos como bilhete único, carteira estudantil, cartão do idoso e cartão gratuidade para pessoas com deficiência. Também das 8h às 12h, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) atenderá o público em uma tenda para aferição de pressão e realização de testes de glicemia. Já a Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (SEUMA) distribuirá gratuitamente mudas de diferentes espécies de plantas para os frequentadores.

Pop, rock e performance na praça

Em 2019, os aguardados shows musicais vespertinos e noturnos do Corredor Cultural mudarão de lugar: sairão da concha acústica da Reitoria para a Praça João Gentil, conhecida como Praça da Gentilândia. Localizada a dois quarteirões da Avenida da Universidade e palco do carnaval oficial de Fortaleza no bairro, a praça receberá os shows a partir das 16h. Quem abre a programação é a Banda Sinfônica da UFC, projeto de extensão do Curso de Música da Universidade. Com cerca de 40 integrantes na formação e sob regência do Prof. Leandro Serafim, a proposta do grupo é contar um pouco da história do pop e do rock, repertório que entusiasmou bastante os estudantes envolvidos. A banda traz para o Corredor o concerto inédito Pop Rock in Concert, com repertório que passeia por grandes nomes do pop (como Michael Jackson, A-Ha, Adele, Amy Winehouse e Coldplay) e clássicos do rock (como Elvis Presley, Queen e AC/DC).

Quem sucede a Banda Sinfônica da UFC no palco da Gentilândia, às 17h, é o grupo Musif, projeto de extensão do IFCE. Formada por alunos e ex-alunos dos cursos da instituição, a banda possui formação e repertório dedicados à música popular e proporciona aos integrantes uma experiência musical com múltiplos ritmos. O show conta com direção musical e coordenação do Prof. Elder Alves. Às 18h, é a vez do performático cantor Getúlio Abelha. Sucesso nas redes sociais por sua proposta humorística e cênico-musical, o artista lançou no ano passado o videoclipe “Laricado”, que foi gravado no Mercado São Sebastião e já soma quase 200 mil visualizações no YouTube. A repercussão rendeu o convite para apresentações em importantes festivais de música, como Maloca Dragão, Rec-Beat (Recife-PE) e SIM (São Paulo-SP). Dando um intervalo nas atrações autorais, o público poderá matar a saudade dos clássicos do pop rock nacional dos anos 1980, com o bloco Geração Coca-Cola. O grupo propõe, a partir das 19h, uma viagem pelo que considera a época de ouro do rock brasileiro.

Bebendo da fonte de artistas como Legião Urbana, Paralamas do Sucesso, Titãs, Rita Lee, Barão Vermelho e Cazuza, a banda traz verdadeiros hinos da época em versões dançantes e carnavalescas. A homenagem ao rock 80 “brazuca” por meio dos saudosos sucessos é capitaneada pelo produtor e guitarrista Cláudio Mendes e pelos músicos Gabriel Aragão (Selvagens à Procura de Lei), Paulo Sérgio Porto (Zero85), Victor Calíope (Projeto Rivera), Luh Lívia (Mafalda Morfina) e Camila Marieta.Às 20h, a última atração é uma das vozes mais singulares do rock cearense. O guitarrista Fernando Catatau apresenta, no Corredor Cultural, um show-retrospectiva que reúne elementos de toda a sua trajetória musical. O repertório começa com a discografia da banda da qual é frontman, Cidadão Instigado, que possui público fiel na cena musical fortalezense e brasileira e conquistou com seus álbuns títulos como o da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e o Prêmio Multishow.

Além do percurso pela obra do Cidadão, o músico tocará faixas de seu trabalho solo (Fernando Catatau e o Instrumental) e de trilhas sonoras para cinema e vídeo já compostas e lançadas por ele. A promessa, adianta, é fechar a primeira edição do CCB 2019 com uma experiência única de som não usual, com seu timbre de voz que remete aos cantadores de música de raiz brasileira e composições complexas, psicodélicas, com uma temática muito pessoal nas letras. O Corredor Cultural Benfica é uma realização da Sociedade Cearense de Produção Cultural e Artística, com agradecimento à Enel; apoio da Universidade Federal do Ceará, da Prefeitura Municipal de Fortaleza, da Rede Cuca e do Governo do Estado do Ceará; e organização da Maestria Comunicação e Eventos.

Serviço:
O quê: Corredor Cultural Benfica 2019 – 1ª Edição
Quando: 13 de outubro (domingo), das 7h às 22h
Onde: Entorno da Reitoria da UFC (Av. da Universidade, 2853 – Benfica) e Praça João Gentil
Mais informações: www.corredoculturalbenfica.com | facebook.com/corredorculturalbenfica |
instagram.com/corredorculturalbenfica
Programação gratuita

Texto: Eduardo Sousa com informações da assessoria | Imagens: divulgação