Éshow!

Festival que celebra o aniversário do Dragão do Mar, a Maloca Dragão será realizada de 28 de abril a 1º de maio.

12983256_1008037529232776_8585515406755114513_o

No dia 28 de abril, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) completará 17 anos. Para celebrar a data, o Dragão realiza a 3ª edição da Maloca Dragão. Serão 4 dias de uma verdadeira festa de celebração da arte e da cultura cearenses. De 28 de abril a 1º de maio, o Dragão do Mar e seu entorno terão espaços ocupados por uma intensa programação cultural gratuita, com a apresentação de artistas cearenses e nacionais de várias linguagens artísticas.

Maloca é uma palavra tupi que vem de maroka, a casa coletiva dos índios, uma cabana comunitária. O termo faz alusão às raízes da nossa cultura e expressa o caráter democrático e plural das produções que passam por aqui e caracterizam a programação do Dragão.

Já consolidada no calendário cultural da cidade, a Maloca Dragão reflete a absoluta efervescência no campo da arte e da cultura no Ceará. No ano passado, cerca de 130 mil pessoas chegaram a circular pelo Dragão do Mar, nos dias 4 dias.  Este ano, o festival de artes integradas acontecerá de 28 de abril a 1ºde maio e chega repleto de novidades.

Além de trazer grandes nomes do circuito nacional e local e apresentar projetos desenvolvidos nos Laboratórios de Criação do Porto Iracema das Artes – Escola de Formação e Criação do Ceará, a Maloca ampliará sua programação em número de atrações e locais de apresentação. Agora, serão cerca de 130 apresentações distribuídas em 10 palcos: Praça Verde, Praça Almirante Saldanha, Espaço Rogaciano Leite Filho, José Avelino, Teatro Dragão do Mar, Anfiteatro Sérgio Motta, Sesc Iracema, Teatro Boca Rica, Teatro das Marias, Pavilhão Atlântico.

A grande novidade deste ano é a realização de uma chamada pública dos artistas, grupos e produtores cearenses para o lançamento de projetos inéditos na Maloca. De 1º a 20 de março, o Dragão do Mar recebeu inscrições para as categorias Teatro, Circo, Dança, Literatura, Música e Culturas Populares. A plataforma utilizada, o Mapa Cultural do Ceará, é uma ferramenta livre e gratuita que possibilita a integração de uma rede de agentes culturais do Ceará. A partir da inscrição, a direção do Festival pôde fazer um mapeamento das produções cearenses, algumas delas selecionadas para compor a programação.

Mas não para por aí. Em breve, divulgaremos a programação artística e demais eventos paralelos às atrações.

SERVIÇO

Maloca Dragão 2016
Quando: dias 28, 29 e 30 de abril e 1º de maio
Onde: Centro Dragão do Mar e entorno
Acesso gratuito

Acompanhe nossa programação também pelas redes sociais:
Facebook: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Instagram: @dragaodomar
Periscope e Twitter: @_dragaodomar

Recomendado para você