Éshow!

O gosto amargo, forte e sutil da Limonada de Beyoncé

Foto: Reprodução/Internet

Foto: Reprodução/Internet

Você já experimentou uma Limonada com gosto de luta para com a igualdade racial, empoderamento feminino e o olhar para si mesmo em uma descoberta de quem é você e o que você representa? Essa é a limonada feita por Beyoncé.

Depois do seu primeiro álbum visual ‘BEYONCÉ’ (2013), a cantora finalmente lançou ‘LEMONADE’ neste sábado, 23. O disco também é um álbum visual, mas, diferente do primeiro, esse vem em forma de um minifilme e foi transmitido pela HBO.

Essa não é a única diferença do trabalho anterior. Nós vemos uma vertente mais ousada do que estamos acostumados a ter de Beyoncé, que deixou de lado as músicas mais agitadas e mergulhou fundo no R&B, passando pelo Reggae, Hip Hop, Jazz, Blues e ainda rap. São canções com letras fortes que abordam temas de questionamentos sociais, os negros, a mulher, descobertas, amor, ódio, mostrando um lado mais íntimo do que seus trabalhos anteriores, como ‘4’, lançado em 2011.

Foto: Reprodução/Internet

Foto: Reprodução/Internet

No vídeo, a igualdade racial e de gênero também é levantada, mostrando mais uma visão feminina da história, com Beyoncé em uma aventura experimental de empoderamento feminino, amor, raça, sexo, diversidade, sem coreografias elaboradas e muito mais conceitos que mostra a preocupação e questionamento que a cantora vem levantado durante os últimos anos. O amor pela sua família também é nítido. Sua filha, Blue Ivy e seu marido Jay-z estão presentes no vídeo. Outro ponto forte é a participação de mães de pessoas negras que foram assassinadas. Referências sobre a escravidão também se encontram nesse projeto que é mais uma bandeira levantada contra a segregação racial.

O nome do álbum, ‘LEMONADE’, se dá por que na época da escravidão os negros achavam que tomar limonada os tornariam brancos. Percebe-se a visão que Beyoncé tem em retratar questões sociais aprofundadas nesse novo álbum que conta com participações de The Weeknd, Kendrick Lammar, James Blake e Jack White em algumas canções.

Foto: Reprodução/Internet

Foto: Reprodução/Internet

‘LEMONADE’ por enquanto está disponível apenas Tidal. “E projeto conceitual baseado na jornada de autoconhecimento e cura de todas as mulheres”, diz a descrição do álbum no serviço de streaming.

Beyoncé tem essa capacidade de se reinventar e conseguiu fazer do limão uma belíssima limonada de forte impacto e um marco na cultura negra e pop americana.

Confira o vídeo de ‘FORMATION’

Recomendado para você