Éshow!

O detox com chás promete limpar o organismo e queimar calorias.

Chás ajudam a limpar o organismo (Foto: Marcel Valvassori/Arquivo Vogue Brasil)

Chás com flores, folhas e frutos promovem a limpeza do organismo e a queima de calorias.

Chás (Foto: Reprodução)

Melhor ainda quando a xícara ajuda a desintoxicar o organismo e a secar as medidas – e é exatamente esta a proposta do teatox (tea + detox).

Segundo a nutróloga Paula Vasconcelos, do Espaço Volpi, os chás, em geral, “ajudam na hidratação do organismo e com pouquissímas calorias (exceto se forem adoçados), auxiliam na eliminação de líquidos, no bom funcionamento do intestino e fornecem antioxidantes que ajudam a prevenir diversas doenças”. Quando seguem o princípio do teatox, então, as misturas de ervas, flores e frutas prezam por efeitos diuréticos, digestivos, antioxidantes e termogênicos.

“Na desintoxicação, podemos citar alguns chás com propriedades diuréticas, como o hibisco e cavalinha, que ajudam a eliminar o excesso de líquidos, e consequentemente, desintoxicam o organismo”, explica Paula, “na queima de calorias, alguns chás com propriedades termogênicas são o chá verde, vermelho, de canela e de gengibre”. Entram nos blends também alguns ingredientes funcionais que estão na moda. A goji berry desidratada, o rooibos e a flor de sabugueiro, por exemplo, são poderosos antioxidantes. Outros ingredientes, como a sene, são laxativos e devem ser consumidos com cuidado e supervisão, pois podem causar de cólicas a problemas nutricionais.

Outros fatores que interferem nos efeitos do chá são sua temperatura e o quão refinados são os componentes. “A vantagem do chá quente é que as propriedades antioxidantes e efeitos terapêuticos das ervas estão preservados, mas bebidas consumidas excessivamente quentes podem provocar irritação da mucosa do sistema digestório, e, embora ainda não comprovado, estudos sugerem aumento na prevalência de câncer de estomago. Por outro lado, bebidas geladas ajudam a acelerar o metabolismo, já que nosso organismo precisa aumentar o gasto para ‘aquecer’ a bebida até ela se igualar à nossa temperatura”.

Algumas marcas, cada uma com suas especificações, vendem os kits de um ou mais chás para render durante todo o período. Aqui no Brasil, é possível encontrar sob encomenda a PureMe Tea e a Skinny Detox – que a redação da Vogue testou e aprovou! –, mas há também o BB Tea, da famosa Kusmi Tea, além de versões em saquinhos das marcas nacionais.

Uma boa ideia é também criar sua própria mistura nos mercados que vendem as ervas por quilo. Ingredientes sempre presentes que podem entrar na mistura são: chá Pu-erh e flor de jacinto (digestivos e termogênicos); flor de jasmim, chá verde, cidra, garcinia cambogia, citrus aurantium, gengibre, erva-mate e guaraná (termogênicos); erva-cidreira, urtiga, goldenrod (digestivos e diuréticos); hortelã e dente de leão (digestivos); rooibos, goji berry e flor de sabugueiro (ricos em antioxidantes que ajudam a prevenir doenças) e cavalinha, bétula, erva de aveia verde, hibisco, flor de limão, mil-folhas e centáurea (diuréticos).

Recomendado para você