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Comer massa ajuda a emagrecer, afirmam pesquisadores italianos.

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Segundo estudo publicado na revista Nutrition & Diabetes, a massa não engorda – e ainda ajuda a perder peso.

Pelo menos, é o que afirma o estudo publicado pelos cientistas George Pounis e Licia Iacoviello na revista Nutrition & Diabetes. A dupla afirma que, aliada a uma rotina de alimentação baseada nos costumes mediterrâneos (rica em vegetais e azeite de oliva), a massa está diretamente relacionada à redução do IMC e às medidas da cintura.

Para comprovar o estudo, os pesquisadores analisaram as dietas de 23 mil pessoas de duas partes da Itália, e chegaram à conclusão que, aqueles que inderiram massa, tiveram uma diminuição maior das medidas do abdômen. Os participantes foram convidados a registrar todos os alimentos consumidos em um diário, e logo foram entrevistados por telefone.

Massa: amiga da dieta (se ingerida com moderação) (Foto: Thinkstock)
A conclusão que se chegou é que não houve link entre comer massa e engordar, mas sim o contrário: quem comeu o alimento diminuiu números na balança. “Ao analisar informações antropométricas dos participantes e de seus hábitos alimentares, percebemos que, ao contrário do que muitos pensam, a massa não está associada ao aumento de peso”,declarou Pounis ao Daily Mail. “Nosso estudo mostra que ingerir pasta de acordo com a necessidade individual de cada um contribui com um IMC saudável e menores medidas na circunferência da cintura”, conclui.

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