Éshow!

Cortar alimentos com glúten da alimentação é prejudicial e não garante perda de peso

Proteína presente em produtos feitos de trigo, como as massas, é proibida apenas para celíacos e para aqueles que sofrem de alergia e intolerância à substância

O glúten é apontado como grande vilão da perda de peso. Na verdade, a perda de peso causada pela exclusão do glúten da alimentação vem da restrição nos alimentos ingeridos e a consequente redução na ingestão calórica diária, como afirma Aretha Magalhães, nutricionista da Equilibrium e consultora de Fortaleza, uma das principais marcas de massas e biscoitos do país.

 

“Ao retirar alimentos com glúten da dieta, a pessoa naturalmente vai consumir menos calorias, pois grande parte da alimentação natural é composta por estes alimentos”, explica Aretha. “Mas não é o glúten que causa ganho de peso e sim os acompanhamentos gordurosos e calóricos consumidos juntos que podem dificultar o emagrecimento”, reforça.

 

A nutricionista conta ainda que o glúten é uma proteína presente em cereais como trigo, centeio, cevada e aveia e nos alimentos feitos com esses cereais, como é o caso das massas. A restrição destes alimentos só é recomendada para quem tem intolerância, alergia ao trigo ou, ainda, aqueles que sofrem da Doença Celíaca.

 

“O glúten em si não engorda e não há nenhuma comprovação científica de que seja prejudicial para indivíduos não celíacos, ou que possuam alergia ou intolerância ao glúten”, diz Aretha.

O grande problema da dieta que proíbe o consumo de alimentos com glúten é a redução do carboidrato, presente nas massas, por exemplo. Os principais efeitos sentidos por quem restringe o consumo de carboidratos são cansaço, dor de cabeça, sonolência, fraqueza, falta de concentração, tontura e até desmaios.

 

Manter uma dieta balanceada, com quantidades adequadas de carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais é essencial para o bom funcionamento do organismo. “Os carboidratos presentes nas massas são responsáveis em fornecer nutrientes energéticos necessários para o corpo realizar nossas atividades normais, como andar e trabalhar”, explica a nutricionista.

Consumir macarrão, na quantidade correta e com os acompanhamentos indicados, pode até contribuir na redução do peso. Isso acontece porque a massa combinada com proteínas magras, como peixe ou carne branca, proporciona uma saciedade mais prolongada. Segundo Aretha, a quantidade ideal média recomendada para um adulto é de dois pegadores de massa (200 gramas do alimento cozido) numa refeição, sempre acompanhados de uma fonte de proteína grelhada, como carnes, frango ou peixe e legumes variados.

 

Penne Nutritivo Fortaleza

 

Penne Nutritivo

 

Ingredientes:

1 embalagem de Penne Fortaleza 500g

200g de queijo cottage, em cubos

300g de peito de peru, em cubos

15 tomates cereja, cortados ao meio

100g de nozes, picadas

100g de castanha-do-pará, picadas

sal e folhinhas de manjericão a gosto

 

Molho de Pêra:

6 colheres (sopa) de azeite extra virgem

1 colher de (sopa) de suco de limão

2 pêras médias, picadas

1 iogurte natural desnatado

sal e raspas de limão a gosto

 

Modo de Preparo:

– Comece preparando o molho de pêra. Bata no liquidificador, o azeite extra virgem, suco de limão, as peras e o iogurte natural. Acerte o sal, polvilhe as raspas de limão, mexa delicadamente e reserve.

– Em uma panela grande ferva 5 litros de água com sal e cozinhe a massa. Para isso, coloque a massa e mexa de vez em quando, até que a água volte a ferver. Deixe cozinhar de acordo com o tempo indicado na embalagem ou até que fique “al dente”, ou seja, macia, porém resistente à mordida.  Escorra a massa e esfrie em água corrente.

 

– Coloque em um refratário grande, acrescente o molho de pêra e envolva bem com a ajuda de dois garfos grandes. Junte o queijo cottage, o peito de peru, os tomates cereja, as nozes, a castanha-do-pará e misture delicadamente. Decore com as folinhas de manjericão e sirva a seguir.

 

Rendimento: 6 porções

Variação: Querendo substitua a pêra por melão

 

Siga a Marca Fortaleza nas redes sociais para saber mais dicas.

 

Facebook: http://www.facebook.com/marcafortaleza

Twitter: http://twitter.com/marcafortaleza

Instagram: http://www.instagram.com/marcafortaleza

 

SAC – Serviço de Atendimento ao Consumidor Marca Fortaleza: 0800 702 5509
www.marcafortaleza.com.br

 

 

 

Sobre a Fortaleza

Com mais de 60 anos de tradição, a Marca Fortaleza foi a primeira a ser lançada pela M. Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos. Hoje já são mais de 60 produtos oferecidos aos consumidores, entre massas, biscoitos e torradas, fabricados em uma das maiores plantas industriais do País. Os alimentos Fortaleza são distribuídos nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, deixando as refeições muito mais saborosas, desde a hora do café da manhã até o jantar. Há vários anos, a Marca Fortaleza é destaque no prêmio Grandes Marcas, do jornal Diário do Nordeste.

 

Sobre M. Dias Branco S. A. Indústria e Comércio de Alimentos

Contando com mais de sessenta anos de existência, a M.Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos é uma empresa do setor de alimentos com ações negociadas no segmento do Novo Mercado da BM&FBovespa. A Companhia produz e comercializa biscoitos, massas, farinha e farelo de trigo, margarinas e gorduras vegetais, snacks e bolos, mistura para bolos e torradas. Sediada em Eusébio (CE), a empresa é líder de mercado em biscoitos e massas no Brasil, é a sexta maior empresa de massas e a sétima de biscoitos no ranking global por faturamento. Suas operações geram mais de 16 mil empregos diretos em diferentes regiões, refletindo o seu compromisso com fatores importantes para o desenvolvimento econômico e social do país.

 

Sua história começou ainda na década de 40 quando o comerciante e imigrante português, Manuel Dias Branco inaugurou a Padaria Imperial, em Fortaleza (CE). Atualmente, a M.Dias Branco possui um moderno parque industrial com equipamentos de última geração, segundo os mais rigorosos padrões de qualidade, operando com um modelo de integração vertical que permite a produção de suas mais importantes matérias-primas, a farinha de trigo e a gordura vegetal, utilizadas no processo de produção de biscoitos e massas. Suas marcas são sinônimo de tradição e qualidade, estabelecendo um vínculo de confiança e respeito com o consumidor. A estrutura operacional da M.Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos, com sede no Estado do Ceará, conta com 12 unidades industriais e 29 filiais comerciais distribuídas em diferentes Estados do País, garantindo uma cobertura nacional que possibilita a presença de suas marcas em todo o território nacional.

Recomendado para você