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Confira as dicas para montar uma lancheira equilibrada

 

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 A sugestão é incluir no lanche as torradas, que são versáteis. Combinadas com proteínas, como queijos, atendem às necessidades nutricionais das crianças

Uma lancheira equilibrada deve conter alimentos ricos em carboidratos, lipídios e proteínas, além de fibras, vitaminas, minerais, respeitando as necessidades nutricionais e a aceitação das crianças. É o que explica Aretha Magalhães, nutricionista da Equilibrium, consultoria da Marca Fortaleza.

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De acordo com Aretha, a infância se divide nas fases pré-escolar (2 a 6 anos) e escolar (7 a 10 anos). Nesses períodosos pequenos passam por mudanças no comportamento alimentar. Dos 2 aos 6 anos começam a desenvolver independência em relação aos pais e há uma tendência de recusa de alimentos que sempre foram consumidos. Dos 7 aos 10 anos passam a ser influenciados pelo ambiente da escola na formação dos próprios hábitos alimentares.

 

O lanche escolar é uma oportunidade para atingir as recomendações nutricionais das crianças, que por estarem em período de crescimento e desenvolvimento, precisam de aporte nutricional adequado. Para crianças de 4 a 6 anos o lanche deve ter entre 180-270 calorias; para crianças de 7 a 10 anos ele deve ter de 200-300 calorias. Ambos devem ter uma porção de alimento de cada grupo alimentar. A ausência ou deficiência de alguns nutrientes pode trazer problemas de saúde que poderão persistir ao longo da vida.

 

Uma dica é incluir as torradas, que são versáteis. Combinadas com proteínas, como queijos, atendem às necessidades nutricionais das crianças. O consumo de alimentos fonte de carboidratos, como torradas, deve ser estimulado, pois é uma boa opção para fornecer energia para todas as atividades da criança, como brincar, correr ou estudar. O carboidrato é o principal combustível para o cérebro, essencial para as atividades de aprendizagem dessa faixa etária. “Uma porção (3 torradas) contribui com 100 calorias, em média. Combinadas com outros alimentos como queijo, fruta e água, resultam em um lanche nutricionalmente equilibrado e completo”, ressalta Aretha.

 

Além do carboidrato combinado com proteína, a nutricionista lembra que frutas e líquidos devem completar as lancheiras. “As bebidas ajudam a repor as perdas nas atividades físicas: sucos, chás e água de coco, preferencialmente sem açúcar, são os ideais”, completa a nutricionista.

 

Confira três sugestões para montar a lancheira:

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Opção 1: 3 torradas tradicionais+ 1 unidade de queijo processado UHT + 1 caixinha (200ml) de suco de laranja sem açúcar;

Opção 2: 3 torradas integrais + 1 unidade banana + 1 caixinha (200ml) de água de coco + 4 castanhas de caju;

Opção 3: 3 torradas tradicionais + 1 iogurte líquido pronto para beber  + 12 uvas

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