Éshow!

Prepare almoço de segunda-feira reaproveitando os pratos de domingo

Entre na campanha contra o desperdício de alimentos e aprenda a preparar novos pratos nutritivos e coloridos

Resultado de imagem para reaproveitamento de cascas alimentos

Domingo é dia de fartura! As famílias se reúnem na cozinha, para preparar um delicioso almoço e relaxar, mas quase sempre guarda o que não consumiu na geladeira.

Resultado de imagem para reaproveitamento de cascas alimentos

Por isso, segunda-feira acaba sendo um dia de reciclar comida. Mas as donas de casa não querem apenas esquentar os pratos: elas usam a criatividade para transformar o que sobrou em receitas frescas e caprichadas. Para te dar uma mãozinha, a Marca Estrela ensina duas receitas que podem ser feitas com o que sobrou do frango assado, do churrasco ou do prato de carne dominical: Espaguete ao Creme de Milho com Carne e Parafuso Nutritivo com Frango e Legumes.

 

Resultado de imagem para reaproveitamento de cascas alimentos

 

Reaproveitar os alimentos em novas receitas não faz bem apenas ao bolso. É bom também para o planeta. De acordo com pesquisa divulgada pelo World Resources Institute (WRI) Brasil, estamos entre os 10 países que mais perdem e desperdiçam alimentos: cerca de 41 mil toneladas por ano. É um desperdício que começa na colheita, passa pela distribuição e varejo e termina na nossa geladeira, com as comidas que são guardadas e acabam não sendo reaproveitadas.

 

Pesquisa da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) mostra que um dos motivos é o preparo abundante de comida, pois somos um povo hospitaleiro e sempre há lugar para mais um em nossa mesa.

 

Por isso, a Marca Estrela, que foca na otimização da economia doméstica, dá várias dicas para reduzir o desperdício em sua casa e preparar sempre pratos deliciosos.

 

  • Os alimentos que não foram consumidos no almoço ou jantar devem ir à geladeira em potes limpos e bem fechados. Jamais guarde a comida na panela ou em vasilhas abertas.
  • Pratos prontos como massas, arroz e feijão podem ser guardados por até três dias na geladeira, ainda que contenham frango ou carne já preparados. Pratos prontos à base de peixes ou frutos do mar, no entanto, devem ser consumidos no máximo um dia após o preparo.
  • Carnes cruas, incluindo aves e peixes, perdem a validade em dois dias. Por isso o melhor é congelar o que você não vai usar.
  • Coloque ordem na geladeira: os produtos mais perecíveis, como queijos, laticínios e carnes, devem ser colocados na prateleira superior, que é mais gelada. Logo abaixo você pode guardar as comidinhas prontas, em potes tampados. Frutas e vegetais resistem bem na gaveta de legumes, mas devem ser lavados em água corrente antes de guardados. E, atenção: os ovos devem ser guardados na prateleira de perecíveis, não na porta do refrigerador, pois assim duram mais tempo.
  • As massas são muito versáteis para criar novos pratos a partir de sobras. Escolha sempre uma proteína (carne, peixe ou frango) e quantos vegetais quiser, como milho, tomate, cenoura e abobrinha, para o prato ficar colorido e nutritivo, contanto com todos os grupos de alimentos que uma refeição completa deve ter.

 

 

Como fazer Espaguete ao Creme de Milho com Carne

 

 

Ingredientes:

1 embalagem de Espaguete Estrela (500g)

 

Para a carne de panela desfiada:

½ kg de carne bovina (sugestão acém)

1 tablete de caldo de carne

1 cebola média picada

2 dentes de alho

2 colheres (sopa) de azeite de oliva

2 folhas de louro

1 colher (chá) molho de pimenta

Manjericão fresco e pimenta-do-reino à gosto

 

Para o creme de milho:

400g de creme de leite

1 lata de milho verde

1 vidro de mini espiga de milho (opcional)

Queijo parmesão ralado

 

Como fazer

 

Passo 1 – Cozinhe o macarrão conforme instruções da embalagem até ficar “al dente” e reserve.

 

Passo 2 – Retire todo excesso de gordura da carne, corte em cubos grandes e reserve. Frite em uma panela de pressão, a cebola e o alho no azeite. Deixe dourar.

 

Passo 3 – Dissolva o tablete de caldo de carne e junte a carne, as folhas de louro e o molho de pimenta, acrescente água quente até cobrir a carne, junte o manjericão e a pimenta-do-reino a gosto.

 

Passo 4 – Acerte o sal e cozinhe na pressão por 30 minutos até a carne ficar bem macia e a ponto de desfiar. Após o cozimento da carne, abra a panela com cuidado, desfie um pouco a carne, junte o creme de leite e o milho. Misture bem. Aqueça e reserve.

 

Passo 5 – Sirva com espaguete bem quente, polvilhando queijo parmesão ralado e enfeitando com mini milhos e salsinha.

 

Rendimento: 6 a 8 porções

 

 

Como fazer Parafuso Nutritivo com Frango e Legumes

 

Ingredientes:

1 embalagem de Parafuso Estrela (500g)

½ kg de filé de frango, em tirinhas

2 colheres (sopa) de óleo de canola ou soja

4 dentes de alho, picados

10 tomates maduros, sem pele e sem sementes, picados

2 folhas de louro

2 xícaras (chá) de mini cenouras

5 buquês de brócolis

1 abobrinha média, em cubos

50g de queijo parmesão ralado

Sal a gosto

 

Como fazer:

 

Passo 1 – Numa tigela média, junte o frango e tempere com sal.

 

Passo 2 – Numa panela média, aqueça o óleo, refogue o alho, acrescente o frango e deixe fritar até dourar.

 

Passo 3 – Junte os tomates, as folhas de louro e deixe cozinhar até o tomate ficar macio.

 

Passo 4 – Acerte o sal, retire as folhas de louro e reserve.

 

Passo 5 – Numa panela média, junte as cenouras, o brócolis, a abobrinha e deixe cozinhar em água e sal até ficaram macios, escorra e reserve.

 

Passo 6 – Numa panela grande ferva 5 litros de água com sal e cozinhe a massa. Para isso, coloque a massa e mexa de vez em quando, até que a água volte a ferver. Deixe cozinhar de acordo com o tempo indicado na embalagem ou até que fique “al dente”, ou seja, macia, porém resistente à mordida.

 

Passo 7 – Escorra a massa, acomode num refratário grande, acrescente o molho de tomate com frango, os legumes e envolva bem com a ajuda de dois garfos grandes.

 

Passo 8 – Polvilhe o queijo parmesão e sirva a seguir.

 

Toque do Chef: A combinação de ingredientes desta receita é bastante nutritiva e indicada para crianças com excesso de peso.

 

Rendimento: 6 porções

 

 

SAC – Serviço de Atendimento ao Consumidor Marca Estrela: 0800-7073170

www.marcaestrela.com.br

www.facebook.com/OficialEstrela

Recomendado para você