Éshow!

Seja um parceiro do Bloco Damas Cortejam

Damas Cortejam Bloco Feminista

” Um charme da cultura brasileira.”

 

bloco-damas-cortejam-fortaleza

O projeto

Em 2012, um incômodo nos uniu: a escassez de espaço para mulheres à frente dos blocos carnavalescos de nossa cidade. Decidimos, então, formar um grupo percussivo composto apenas por mulheres.

Com o tempo, percebemos que essa vivência não era tão particular como, inicialmente, pensávamos. Entendemos que a oposição ao nosso protagonismo era generalizada e tinha nome: Machismo. Ciente da importância de fazer resistência a essa realidade, nosso cortejo seguiu firme, atento e cuidadoso, com um repertório de músicas brasileiras cujas letras rompiam com o estigma de passividade e sua imposição.

Foram muitas reuniões e ensaios, algumas festas, bate-papos, atos e um tanto de outras atividades antimachistas. Mas, queríamos mais! Nosso desejo era de “retornar” ao meio de onde partimos, para fazermos um Carnaval, no qual, em vez de ter seu corpo objetificado, a mulher fosse figura ativa: dona do palco, da rua e de si.

O bloco

Em 2016, o que não passava de idealização, concretizou-se: fomos contempladas pelo edital para blocos estreantes no Ciclo Carnavalesco da Prefeitura de Fortaleza. Surpreendidas com o resultado, tivemos pouco tempo para nos preparar e providenciar a estrutura necessária. Descobrimos, também, que a ajuda de custo que receberíamos não cobrira a totalidade dos custos da folia. Mas, com ações de arrecadação e o apoio de companheiras e outros coletivos feministas, colocamos nosso bloco na rua!

Conseguimos levar cerca de duas mil e quinhentas pessoas à Praça da Gentilândia, muito mais do que esperávamos. Foi uma festa linda, pulsante, contagiante! Tanto, que queremos repeti-la! Queremos garantir que, em 2017, o Ciclo Carnavalesco de Fortaleza conte, mais uma vez, com um bloco feminista. E, para que isto aconteça, contamos com você!

Descubra como participar do projeto

Resultado de imagem para Bloco Damas Cortejam

Acesse o site e participe:

https://www.catarse.me/damas_cortejam_bloco_feminista_ba57

Recomendado para você