Éshow!

Margarinas podem contribuir para a suplementação de vitaminas essenciais à saúde

Enriquecida com vitaminas A, D e E, ela é aliada da boa saúde e nutrição em qualquer fase da vida

 2-89

Deliciosa para começar bem o dia, em um pão quentinho acompanhado por uma boa xícara de café com leite, a margarina também pode ser uma ótima fonte de complementação de vitaminas essenciais, como A, D e E, quando tem a fórmula enriquecida por esses nutrientes. De acordo com Aretha Magalhães, da Equilibrium, consultoria da marca Amorela, as vitaminas A, D e E, só são absorvidas pelo corpo na presença de gorduras e, por isso, são chamadas de lipossolúveis. “Sendo assim, a margarina é um bom alimento para conduzir essas vitaminas”, ela explica.

margarina-pao-620x330

De acordo com a tabela nutricional do produto, uma colher de sopa (10 g) de margarina contém 15% das necessidades diárias de cada uma dessas vitaminas (para uma dieta de 2 mil calorias, a média de um adulto com boa saúde).

 

A Vitamina A, afirma Aretha, é encontrada em alimentos como cenoura, abóbora, gema de ovo e, principalmente, no leite materno. É importante para a visão e sua falta pode levar à cegueira noturna ou até à perda total da visão. Ela também ajuda na defesa do corpo, evitando infecções”.

A nutricionista da Equilibrium ensina que, em algumas fases da vida, a necessidade de vitamina A aumenta. A partir do 6º mês, além do leite materno, é necessário um bom aporte de vitamina A, pois ela é essencial para o crescimento. Mulheres que amamentam também precisam de mais vitamina A, pois além de suprir a necessidade da mãe, esse nutriente passa para o bebê por meio do leite materno. Por isso mesmo o Ministério da Saúde criou o Programa de Suplementação de Vitamina A para crianças de 6 meses a 5 anos e mães que amamentam.

Já a vitamina D participa do processo de absorção do cálcio e fósforo, minerais importantes para a saúde dos ossos.  “A principal forma de se obter vitamina D é por meio do contato do sol com a pele. Quando os raios solares atingem a pele sem protetor solar, desde que em horário seguro (antes das 10h e após as 16h) a vitamina é produzida”, diz a nutricionista Aretha, explicando que a falta do nutriente pode levar à osteoporose principalmente em mulheres após a menopausa, doença na qual os ossos ficam fracos e mais vulneráveis a quedas e fraturas.

As recomendações de vitamina D para pessoas até 50 anos, gestantes e nutrizes não são diferentes. “Apenas uma colher de sopa de margarina com adição desta vitamina contém 15% da necessidade de uma pessoa até 50 anos”, ressalta Aretha.

Por fim, a Vitamina E é um antioxidante e sua função é defender as células contra os radicais livres, substâncias que são produzidas naturalmente pelo corpo e que provocam o envelhecimento das células.  Desta forma, a vitamina E é uma aliada na prevenção de doenças do coração, Alzheimer, artrites e câncer. “A adição da vitamina E na margarina ainda ajuda no processo de preservação da qualidade desse produto, impedindo alteração de sabor”, ressalta.

Saiba mais de Amorela acessando o site www.amorela.com.br

SAC 0800 702 5509 – sac@mdb.com.br

 

Sobre Amorela

A marca de margarinas domésticas Amorela é produzida na fábrica GME (Gorduras e Margarinas Especiais), uma das unidades industriais da M.Dias Branco fundada em 2002, em Fortaleza (CE). Com o mais moderno complexo industrial da América Latina, a unidade é certificada pelo ISO 9001 e 22000 e é a primeira do segmento de refinaria e produção de margarinas do Ceará a obter a certificação APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle).

Recomendado para você