Éshow!

Truques do dia a dia: Marca Fortaleza ensina como utilizar melhor o freezer para conservar os alimentos

Nem sempre conseguimos cozinhar todos os dias e o macarrão pode ser uma alternativa perfeita para otimizar o seu tempo

 

Quem cuida dos afazeres de casa sabe como é grande o desafio de manter uma alimentação saudável e prática com a correria cotidiana. Nem sempre é possível cozinhar refeições completas todos os dias, não é verdade? O congelador pode ajuda a simplificar a vida das donas de casa na hora de preparar o almoço ou o jantar.

 

Com a ajuda da Aretha Magalhães, nutricionista da Equilibrium, consultoria de nutrição da Fortaleza, marca da M. Dias Branco, é possível fazer refeições com antecedência e congelá-las, mantendo-as saborosas e nutritivas.

 

“O congelamento é um método de conservação que retarda a deterioração dos alimentos por meio da redução da atividade de enzimas e microrganismos que poderiam agir, estragando a comida. Mas, vale lembrar que o procedimento não é um método de esterilização. Assim, é importante se certificar que qualquer alimento que será congelado ainda esteja próprio para o consumo”, ressalta Aretha.

 

Praticamente quase todos os alimentos podem ser congelados: massas, vegetais, carnes, frango e peixe. Apenas algumas frutas mais delicadas e folhas cruas podem se queimar com o frio, como uvas, morango, alface e rúcula. A nutricionista afirma que o método altera pouco o valor nutricional dos ingredientes. Por exemplo: os vegetais podem ter uma redução na quantidade de vitamina C (cerca de 20%). “Como a perda é tão pequena, a praticidade acaba compensando”, diz Aretha.

 

Para evitar desperdício, pense em pratos práticos e completos. A massa é um exemplo, pois o macarrão também pode ser congelado depois de cozido. “Basta pensar em complementos como molho à bolonhesa ou carne assada, que também podem ser preparados com antecedência e serem congelados. Também é possível congelar apenas o macarrão cozido e depois finalizar com molho branco e atum ou mesmo vegetais cozidos no momento de servir”, afirma a nutricionista.

Confira abaixo um exemplo bem saboroso de receita para preparar para a família.

Como fazer Penne ao Molho de Presunto com Rúcula

 

Ingredientes:

1 embalagem de Penne Fortaleza

400g de presunto em cubos

1 litro de leite

1 cebola picada

Queijo parmesão ralado a gosto

Sal, noz moscada e folhas de rúcula a gosto

2 colheres (sopa) de farinha de trigo

2 colheres (sopa) de margarina

 

 

Modo de Preparo:

 

Passo 1– Comece preparando o molho de presunto. Em uma panela média, aqueça a margarina, refogue a cebola e doure a farinha de trigo. Junte o leite aos poucos mexendo sempre para não empelotar. Acrescente o presunto, acerte o sal, tempere com noz moscada e reserve.

 

Passo 2 – Em uma panela grande ferva 5 litros de água com sal e cozinhe a massa.

Para isso, coloque a massa e mexa de vez em quando, até que a água volte a ferver. Deixe cozinhar de acordo com o tempo indicado na embalagem ou até que fique “Al Dente”, ou seja, macia, porém resistente à mordida.

 

Passo 3 – Escorra a massa, acomode em um refratário grande, acrescente o molho de presunto e envolva bem com a ajuda de dois garfos grandes. Acomode por cima as folhas de rúcula, polvilhe queijo parmesão e sirva a seguir.

 

Rendimento: 6 porções

Tempo de Preparo: 30 minutos

Calorias: 373 por porção

Recomendado para você