Éshow!

Presidente da ACC é desafiado por Google a criar um prato gourmet no interior do Cariri

A união da gastronomia sofisticada com a culinária simplória do interior

D. Rosinha e chef Luciano Ferreira (Arquivo pessoal)

O chef Luciano Ferreira, presidente da Associação dos Chefs de Cozinha do Ceará, na última terça – feira (30), percorreu 516 km de estrada, saindo de Fortaleza direto para o interior do estado, na região do Cariri. No local, o chef da gastronomia contemporânea, participou do projeto Desbravadores.

A proposta era criar um prato com beleza, sabor e qualidade juntando os ingredientes utilizados por D. Rosinha, 72, conhecida na região como a especialista em cozinhar galinha caipira. No local, Luciano foi surpreendido com uma senhora cheia de vigor, mãe de dez filhos e que trabalhou na roça e cozinhando para fora a vida inteira, para o sustento das crianças.

Na mesa de D. Rosinha, existem apenas alimentos orgânicos. Todos os seus temperos, grãos e proteínas, são cultivados e tutorados por ela.

O grande incitamento para o Chef Luciano, foi aprender com a senhora, a preparar a comida em um local sem energia, em um fogão a lenha e realizando a colheita dos ingredientes na plantação, além de pegar a galinha no poleiro.

Todas essas etapas foram vivenciadas em detalhes por ele e instruídas com amor e alegria pela anfitriã do local.
Para o Chef uma experiência valorosa.
“O desafio me deixou totalmente encantado e me fez refletir o quão bom é valorizar as coisas simples da vida. Ver D. Rosinha tão saudável nessa etapa de sua vida, confirma que uma alimentação balanceada e baseada na agricultura orgânica, só produzir benefícios”, reitera.

Luciano, também apresentou alguns alimentos para a senhorinha como: arroz arbóreo, flor de sal, azeite e vinho branco que junto com sua galinha caipira formou um belo risoto.

O desafio foi cumprindo com sucesso e toda essa experiência estará disponível em setembro deste ano, em um documentário.

Projeto Desbravadores 

O projeto Desbravadores é uma parceria entre o Google e a rede Globo e tem como intuito criar uma simbiose entre a cozinha contemporânea e a culinária regional. O chef Luciano Ferreira, assina o programa como embaixador da gastronomia contemporânea e regional do nordeste.

Serviço
Associação dos Chefes de Cozinha do Ceará
Rua Frei Mansueto, 151 – Sala 204, Meireles – Fortaleza
Assessoria de imprensa
Maria Almada
Jornalista
‪(85) 997179107