Éshow!

Dia Mundial da Filosofia em Fortaleza

Nova Acrópole e UNESCO celebram a data com diversas atividades gratuitas. As comemorações iniciam dia 25/10,

no Teatro RioMar Fortaleza, com palestra da professora Lúcia Helena Galvão e apresentações de teatro e dança

 A Organização Internacional Nova Acrópole celebra o Dia Mundial da Filosofia com atividades nos mais de 50 países em que está presente e em suas 80 sedes no Brasil. A data, instituída pela UNESCO em 2005, é celebrada todos os anos na terceira quinta-feira do mês de novembro e busca valorizar o papel da filosofia para o desenvolvimento do pensamento, das atitudes e das relações humanas.

Em Fortaleza, as atividades comemorativas ao Dia Mundial da Filosofia serão gratuitas e iniciarão dia25 de outubro no Teatro RioMar Fortaleza, a partir das 19h, com a palestra “O que precisamos saber sobre a Felicidade?”, ministrada pela professora Lúcia Helena Galvão. A professora irá apresentar a visão de filósofos e pensadores de todos os tempos acerca da Felicidade e mostrará os caminhos para obtê-la.

Para participar da palestra, os interessados devem fazer inscrição no site:www.diamundialdafilosofia.com.br

Ela é professora da Nova Acrópole do Brasil há quase 30 anos, ministrando disciplinas como Ética e Moral, Sociopolítica, Filosofia da História, Introdução à Sabedoria Oriental, Psicologia, Simbologia Teológica, Arte, Estética e História Antiga.

A programação contará ainda com a apresentação teatral “Quantos anos tenho?”, com a artista Juliana Limeira e o espetáculo de dança Libertango, da Cia de Ballet Hugo Bianchi.

Sobre o Dia Mundial da Filosofia

Neste ano, o tema escolhido é “Filosofia e Humanismo: Por que devemos acreditar na humanidade? ” O objetivo é mostrar como a filosofia pode contribuir para a transformação da sociedade. Para além dos condicionantes sociais e econômicos, o que faz uma pessoa superar dificuldades para descobrir a cura de doenças, viajar ao espaço, ajudar na felicidade dos demais? A Filosofia sempre tentou descobrir o porquê disso.

“Cada ser humano representa uma potência a ser desenvolvida pelo poder da educação. E esta potência deve estar em harmonia com as leis da natureza e servir para um propósito na sociedade. Dessa forma, a vida humana deveria refletir o movimento do universo, como nos mostra a ciência de Giordano Bruno e a ética de Aristóteles”, explica a diretora da Nova Acrópole Fortaleza, Kelly Aguiar.

Programação

As comemorações do Dia Mundial da Filosofia seguem com atividades nas duas sede da Nova Acrópole em Fortaleza, até o dia 17/11, sempre às 19h.

25/10

Teatro RioMar Fortaleza – 19h

Palestra: O que precisamos saber sobre a Felicidade? Professora Lucia Helena Galvão

Apresentação Teatral: Quantos anos tenho?

Espetáculo “Libertango”, com a companhia de ballet Hugo Bianchi.

01/11

Nova Acrópole (Unidade Dionísio Torres) – 19h

Palestra: Você tem um preço ou tem valores? Reflexões sobre a obra Fausto, de W Goethe

 

10/11

Nova Acrópole (Unidade Sul) – 19h

Palestra: Como enxergar seres humanos ao invés de problemas e defeitos?

Sarau

 

17/11

Nova Acrópole (Unidade Dionísio Torres) – 19h

Palestra: Por que devemos acreditar na humanidade?

Recital: O Discurso da Dignidade do Homem

 

Sobre Nova Acrópole:

Nova Acrópole é uma organização internacional de caráter filosófico, cultural e voluntário que atua há 60 anos na promoção do estudo da filosofia de maneira prática, buscando fazer com que os ensinamentos e experiências que deram sustentação às grandes civilizações sirvam de base para reflexões e ações que possam contribuir na construção de uma sociedade melhor. Com o propósito de promover a reflexão e o crescimento do ser humano, Nova Acrópole celebra, desde 2005, o Dia Mundial da Filosofia com seminários, apresentações artísticas e exposições em eventos por todo o Brasil.

 

Sobre a UNESCO:

Criada em 1945, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) é a agência especializada da Organização das Nações Unidas (ONU) que trabalha para construir a paz entre os povos, por meio de ações em educação, ciências, cultura e comunicação.

No Brasil, a UNESCO atua em projetos para melhorar a qualidade da educação, erradicar a pobreza, promover o respeito aos direitos humanos, dar acesso à cultura e ao esporte, garantir direitos fundamentais e promover a cultura de paz. A UNESCO trabalha por meio de cooperação técnica, em parceria com os três níveis de governo – federal, estaduais e municipais, a sociedade civil, as organizações não governamentais, as universidades e o setor privado.

A UNESCO tem convicção no poder da educação, da cultura e da ciência, como instrumentos que podem contribuir para a humanização das pessoas e para a construção de uma convivência respeitosa e pacífica, que nos permita avançar sempre na direção de uma vida melhor para todos.

 

SERVIÇO

Abertura Dia Mundial da Filosofia

Data: 25 de outubro, quinta-feira.

Horário: 19h

Local: Teatro RioMar Fortaleza

Palestra: O que precisamos saber sobre a Felicidade? Professora Lucia Helena Galvão

Apresentação Teatral: Quantos anos tenho?

Espetáculo: “Libertango”, com a companhia de ballet Hugo Bianchi.

Inscrições no site: www.diamundialdafilosofia.com.br