Éshow!

Dia mundial de combate ao câncer e dia nacional da mamografia

Dia Mundial de Combate ao Câncer: Inca prevê surgimento de 1,2 milhões de novos casos; ginecologista destaca importância do diagnóstico precoce

Com objetivo de evitar milhões de mortes a cada ano, o dia 4 de fevereiro se tornou o Dia Mundial de Combate ao Câncer, seguido pelo dia 5, quando acontece o Dia Nacional da Mamografia. A ligação das duas datas próximas lembra da eficácia que o diagnóstico precoce tem quando se trata de salvar vidas.

Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), cerca de 1,2 milhões de novos casos de câncer devem surgir no Brasil ao longo de 2019. A pesquisa aponta que em 2018, surgiram aproximadamente 582 mil novos casos, sendo que 300 mil foram em homens e 282 mil em mulheres.

Hábitos ruins como o tabagismo, consumo de álcool, sedentarismo, obesidade e exposição excessiva ao sol aumentam as chances de incidência da doença. De acordo com a ginecologista Anna Dorotheia, do grupo Femme Vie, “as orientações para uma vida saudável, percepções dos fatores de risco juntamente com a mamografia fazem parte de uma correta avaliação a fim de evitar e diagnosticar o câncer de mama precocemente, mudando completamente o prognóstico e as chances de cura”.

A especialista ressalta que a mamografia consegue com precisão apontar lesões em fase inicial, inclusive tumores ainda não palpáveis. O exame é indicado para mulheres a partir dos 40 anos de idade, ao menos uma vez por ano. Mulheres com histórico de câncer de mama ou ovário na família (mãe, irmã ou filha) devem começar a fazer mamografia ainda mais cedo, de acordo com orientação do médico.

“O medo da dor ou do diagnóstico ainda leva muitas mulheres a se recusarem ao exame. A mamografia causa uma compressão rápida da mama para formar melhor a imagem. É uma dor tolerável e o risco da radiação utilizada é mínimo. O que precisamos destacar é que o desconforto é rápido, mas é algo que pode sim salvar muitas vidas”, acrescentou Anna Dorotheia.

Laura Bandeira Jornalista Âncora Comunicação