Éshow!

Mulheres precisam perder peso em até um ano após a gravidez para evitar problemas de hipertensão e diabetes, alerta especialista

Mulheres precisam perder peso em até um ano após a gravidez para evitar problemas de hipertensão e diabetes, alerta especialista 

Uma das maiores dificuldades das mulheres após passar o período da gravidez é perder peso. Segundo especialistas, durante este período, a mulher passa por uma enxurrada de hormônios que transforma todo o corpo, começando pelas mamas, que incham bastante até o terceiro mês e o crescimento da barriga, que começa a ficar mais evidente depois do quinto mês. Além disso, médicos e pesquisas alertam que as mães que não conseguem perder o excesso de peso dentro de um ano após o nascimento do bebê, ou engordam neste período, podem correr sérios riscos de saúde.

 

De acordo com o cirurgião endoscópico, Helmut Poti, esse grupo de mulheres pode vir a sofrer problemas como hipertensão e outros fatores que provocariam diabetes e doenças cardíacas no futuro. “Percebemos que o período entre três e 12 meses depois do parto é crucial. Neste período, médico e paciente devem prestar atenção ao controle do peso, o que poderá ser muito importante para a saúde metabólica e vascular a longo prazo. Caso não consiga, os procedimentos bariátricos se apresentam como opção”, disse.

 

Muitas mulheres também têm medo de nunca voltar ao peso ideal ou não conseguir emagrecer, mas o médico garante que isso é mito. “É totalmente possível, basta respeitar o tempo do corpo e fazer os exercícios, uma dieta balanceada e o solicitado pelos médicos e professores de educação física”, explica.

 

Não consigo perder peso e agora?

 

Quando não há a perda de peso durante esse período, é preciso começar a se alertar. “Depois de seis meses, fazendo exercício e alimentação adequada, se não recuperou o peso, aí os procedimentos já se apresentam como uma opção. Porém, o ideal é esperar um período de 8 a 12 meses, mas a mulher deve estar sem amamentar por pelo menos três meses e estar com o seu peso o mais próximo possível do anterior a gestação. Para as mulheres que tem medo da cirurgia bariátrica tradicional, é indicado o procedimento endoscópico, que é menos invasivo e dura em média quarenta minutos, tendo efeito similar e trazendo melhorias à saúde e à autoestima da paciente”, afirma Helmut Poti.

 

Assessoria de Imprensa HELMUT POTI – Capuchino Press