Éshow!

Tapera das Artes inaugura seu primeiro negócio social: o Serenata Café e Creperia em Aquiraz no dia 12 de outubro

 

A Associação Tapera das Artes, instituição socioeducativa que oferta projetos pedagógicos para 500 crianças em situação de vulnerabilidade social, inaugura, no dia 12 de outubro, às 17h, um espaço aconchegante para alunos e visitantes: o Serenata Café e Creperia. O espaço é o primeiro negócio social e funcionará anexo ao Teatro Tapera das Artes, localizado em Aquiraz. Todo o lucro com a venda de produtos do café será revertido para fins sociais da Instituição.

A inauguração do Serenata celebra os 35 anos de trabalho da Tapera das Artes. Segundo Ritelza Cabral, idealizadora e conselheira da instituição, a ideia é criar uma fonte de receita alternativa para ajudar nos custos dos projetos. “Temos parceiros que caminham conosco há um bom tempo e somos imensamente gratos a todos, mas, apesar da generosidade e fidelidade, ainda passamos por muitas dificuldades financeiras. Os projetos incentivados, que são nossa maior fonte de receita, muitas vezes têm o desembolso em descompasso com o plano de ações.  É preciso criar uma fonte de receita alternativa complementar que possa cobrir essa diferença para não interferir na qualidade das ações”, ressalta da conselheira.

O Serenata Café e Creperia foi idealizado e começou a ser construído há três anos. Foi montado com múltiplas e generosas mãos; com patrocínios de empresas parceiras, que doaram desde o material de construção até o maquinário da cozinha. Contou também com recursos do prêmio Criança Esperança e com patrocínio da BrazilFoundation. Para a rotina de produção e atendimento no Sereneta, a Associação optou por oferecer treinamento para as mães das crianças que participam dos projetos. “Formamos toda a mão de obra, priorizando pessoas simples da comunidade e assim possibilitando a melhoria da renda familiar de nossos alunos. Além disso também optamos por fornecimento de produtos orgânicos da horta comunitária do Caracará, região rural do município de Aquiraz,  como forma de contribuir com o desenvolvimento da economia local”. explica Ritelza.

Sabores Perdidos

Uma das novidades do Serenata Café e Creperia é a linha de crepes chamada “Sabores Perdidos”. Ela foi inspirada no trabalho científico de Chef Nilza Mendonça e utiliza frutos, folhas e flores encontrados na flora cearense, espécies botânicas como Macaúba, Coco Babão, Jambo, flor de Bouganville e ervilhas de Flamboyan. Algas marinhas também fazem parte do cardápio exótico da linha de Crepes. Além desses, serão utilizados Palmito do Mandacaru, Palma Forrageira, Jaca, Coração da Bananeira, entre outros ingredientes nativos.

“Nossa proposta é o despertar para sabores que estão perdidos na memória dos cearenses. Um sabor nos leva a muitos lugares, resgata emoções vividas guardadas no tempo. Essa gostosa sensação tem nome e sobrenome: Serenata Café e Creperia. Lembrando que a Serenata também é um sabor perdido no tempo. Como o amor em prosas e verso, uma serenata de sonhos, utopias, ilusões…É como acordar e sentir o cheiro do mato, um sabor de inigualável sensação”, diz Ritelza sobre o cardápio do Café Creperia, assinado pela chef Nilza Mendonça.

Outro importante detalhe é que não serão servidas bebidas alcoólicas. A diretoria optou por uma linha de vitaminas e sucos detox, uma vez que a Associação é voltada para projetos que têm crianças e adolescentes como público-alvo. A ideia é que as famílias encontrem lá uma alimentação mais equilibrada possível e que estimule hábitos mais saudáveis.

Mais um negócio social a vista

Depois da fase de testes do Serenata Café e Creperia, a diretoria da Associação Tapera das Artes pretende implantar um segundo negócio social, a Luteria. Trata-se de um espaço para confecção e conserto de instrumentos musicais. Segundo Magno, presidente executivo da Tapera das Artes, “Aquiraz é um município turístico, e sabemos do potencial que um café de sabores perdidos, aliado a uma Luteria experimental, pode ter nesse cenário local. Estamos seguros, otimistas e confiantes sobre os próximos passos que daremos para concretizar todos esses sonhos”, diz.

Serviço: Inauguração do Serenata Café e Creperia

Data: 12/10 (sábado), às 17h

Local: Teatro Tapera das Artes (Rua Raimundo Coelho 30-118, Parque da Piranha, Centro, Aquiraz / Ao lado do Parque Ecoeducativo Engenhoca)

Funcionamento: de terça a sábado, de 11h às 19h.

 

AD2M Engenharia de Comunicação