Éshow!

Burnout: Síndrome do Esgotamento Profissional pode ser prevenida com a prática de exercícios físicos

Burnout: Síndrome do Esgotamento Profissional pode ser prevenida com a prática de exercícios físicos

Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional é um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante. O distúrbio foi incluído no capítulo “problemas associados” da nova Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID-11). Apesar de ser uma enfermidade que vem ganhando novas pesquisas apenas nos dias atuais, especialistas já alertam que a atividade física regular e exercícios de relaxamento também são altamente recomendados para ajudar a controlar os sintomas.

Entre os principais sintomas, que devem ser diagnosticados por um psicólogo ou psiquiatra, estão estafa, agressividade, ansiedade, depressão e mudanças frequentes de humor. De acordo com o profissional de educação física da AYO Fitness Club, Iugo Borges, é necessário tirar um tempo para praticar exercícios físicos e desfrutar momentos de descontração e lazer para prevenir e tratar a síndrome. “Mudanças no estilo de vida podem ser a melhor forma de não ter essa doença ou obter sucesso no tratamento”.

O professor, Iugo Borges, também ressalta que deve ser feita uma atividade física que seja do seu gosto. “A yoga é sempre bastante recomendada porque traz essa ligação do corpo com a mente e faz você se conhecer melhor, mas qualquer atividade física que seja a seu gosto é bacana praticar para manter a saúde em dia e ter mais preparação para o dia de trabalho ou para tratar o burnout”, disse.

Além da atividade física, o tratamento da Síndrome de Burnout também inclui o uso de antidepressivos e psicoterapia, receitados pelos profissionais de psicologia e psiquiatria. Esse acompanhamento médico costuma surtir efeito entre um e três meses, mas pode perdurar por mais tempo, de acordo com cada caso.

Assessoria de Imprensa – Capuchino Press