Para aquela produção bafônica de Carnaval, glitter e muita cor não podem faltar. Mas será que todo mundo sabe como aplicar a maquiagem neon? E fazer com que o glitter dure durante toda a folia? Para tirar essas e outras dúvidas, Diogo Rogério, Coordenador Pedagógico e Instrutor do curso de maquiagem do Instituto Embelleze, listou seis dicas fundamentais para manter o visual por horas e, claro, o melhor jeito para remover tudo depois!

:: COMO APLICAR O GLITTER

É preciso atenção com o produto escolhido ao fixar o glitter na pele para não correr o risco de causar irritações ou alergias. “Se for aplicar o glitter no rosto, a pomada hidratante é uma ótima opção, além de auxiliar na fixação, hidrata a pele. O hidratante labial também funciona bem, basta aplicá-lo com os dedos e passar o glitter por cima”, aconselha Diogo Rogério. De acordo com o profissional, outros itens que podem ajudar a fixar o glitter por mais tempo na pele são os primers, géis de cabelo e colas próprias para glitter, que são ofertadas por diversas marcas no mercado da beleza hoje.

Outro ponto importante é na escolha do glitter que será aplicado na pele. “Ao invés do tradicional glitter escolar, a melhor opção é sempre utilizar o biodegradável. Além de não agredir a pele, beneficia o meio ambiente. Ao invés de plástico, que acaba nos oceanos e afetam as faunas marinhas, a opção é composta apenas por ingredientes orgânicos”, indica.

:: COMO USAR O GLITTER NA MAKE

Se a intenção é ser um pouco mais discreta, o glitter pode ser utilizado apenas em alguns pontos da make. “O brilho nos lábios, por exemplo, é uma opção bem divertida. Basta passar o batom cremoso, depois um gloss e em seguida ir colocando o glitter com os dedos, dando leves batidinhas”, indica o instrutor do Instituto Embelleze.

Para as áreas dos olhos, as opções também são simples, mas cada uma com o seu charme. “Espalhar o glitter por toda a pálpebra é rápido e o resultado é bem carnavalesco. Use uma cola de cílios ou mesmo o primer e o protetor labial para fixá-lo bem”. Dá, também, para fazer o delineado com glitter. “É só passar a cola rente aos cílios superiores e aplicar o brilho por cima”, complementa.

Diogo Rogério ainda ressalta que a escolha do pincel é importante para que a aplicação fique perfeita. “O pincel de sombra com cerdas firmes é muito prático e de fácil acesso. O pincel de silicone também é uma ótima pedida para essas ocasiões, pois ele funciona como um imã para glitters e pigmentos, facilitando a aplicação sem fazer muita bagunça e evitando desperdício dos produtos. Basta aplicar o glitter dando leves batidinhas nas pálpebras ou regiões onde deseja ter mais brilho”.

:: DESENHOS COM STENCIL E GLITTER

Uma grande novidade, e que oferece diversas possibilidades de criação e durabilidade, até para tomar banho de chuva e de mar, é a utilização de Stencil (moldes de acetato com diversas formas e desenhos possíveis), cola permanente (cola adesiva não tóxica e a base de água) e glitters diversos conforme a criatividade. “É possível usar cola de cílios ao invés de cola permanente, mas essa opção pode afetar a durabilidade”, conta o profissional.

“Esse conceito de criação de maior duração e com desenhos específicos é para aqueles que querem fazer como se fosse uma tatuagem com glitter. Esse tipo de desenho pode durar até 3 dias, mesmo após um mergulho no mar ou piscina”, complementa Diogo.

:: NEON VIBES

Além do glitter, a maquiagem neon vem com tudo e consegue ser tão chamativa quanto o brilho. Quem quiser, pode combinar os dois e arrasar nos bloquinhos!

“O legal da maquiagem neon é que existem pelo menos cinco tons mais comuns que são fáceis de encontrar e que se combinam. Dá para brincar bastante com as cores”, destaca Diogo.

Seja para fazer um delineado ou colorir a pálpebra inteira, uma dica valiosa é aplicar uma base clarinha com corretivo ou se quiser mais durabilidade ainda, aplicar um pouco de clown branco (tinta cremosa) antes de tudo. Além de realçar o pigmento das cores neon, vai mantê-lo na pele por mais tempo. “Com os pigmentos neon é possível criar diversos esfumados coloridos, para isso, após aplicar um corretivo mais claro ou o clown branco, deposite os pigmentos neon nas áreas com produto e vá esfumando conforme seus desejos”.

:: PARA COMBINAR… OU NÃO!

No Carnaval é liberado não combinar nada com nada! Mas para quem é mais tradicional, vale uma dica: prestar atenção nos detalhes da roupa facilitam a escolha da make.

“Reparar em todas as cores dos apetrechos automaticamente dará uma ideia dos tons que aparecerão na maquiagem. E vale arriscar! Há cores que podem parecer que não, mas combinam bastante, como o rosa pink com o verde e o roxo com o amarelo”.

:: ACABOU A FESTA, E AGORA?

Depois de aproveitar muito a folia, vem a parte desafiadora: como remover todo o glitter do rosto sem deixar resquícios?

“Não vá entrando na água direto, isso pode espalhar mais o glitter pelo rosto. O ideal é, com um pedaço de algodão, passar um demaquilante a base de óleo na maquiagem mais forte e/ou no glitter. E é importante não passar o algodão do mesmo lado mais de uma vez, essa ação devolverá o glitter já retirado, de volta à pele.”

Segundo o instrutor do Instituto Embelleze, se ainda ficarem alguns pontos de brilho, basta pegar um pedaço de fita adesiva e ir colando sobre eles, até que não sobre mais nenhum.

About the Author

Nalu

Ex-jornalista e ex-educadora física, sou uma consumista assumida!

View All Articles