Espaço O POVO

Editora Dummar

De empresa familiar para família empresária é o livro de estreia do consultor e pesquisador Henrique Lyra Maia. O livro é o resultado do trabalho desenvolvido em várias empresas profissionalizadas e familiares. O autor entrevistou vários presidentes e executivos de empresas, além de consultar uma bibliografia que, ao longo das últimas décadas, renova o tema e o torna necessário em vários países entre eles o Brasil. No País, cerca de 90% das empresas em atividades são familiares.

Henrique Lyra aborda de maneira prática, com uma linguagem acessível, como o empresário pode identificar se sua empresa é familiar e como executar um projeto de profissionalização na empresa que seja capaz de manter o curso do negócio no cenário econômico com resultados em curva ascendente.

O leitor é convidado, portanto, a trilhar os sete pilares nos quais Henrique Lyra fundamenta os passos necessários para transformação de uma empresa familiar em uma família empresária. A mudança, de acordo como autor, se desenvolve por meio de um processo que promove, de forma eficaz e sustentável, a profissionalização empresarial modificando o comportamento dos empresários e demais membros da família que fazem – ou farão – parte da gestão do negócio.

A experiência do autor aliada aos cases que fazem parte da história empresarial brasileira torna o livro uma importante fonte de informação que deve inspirar empresários e executivos no trabalho de traçar uma estratégia de profissionalização de suas empresas, tendo em vista a  atividade empresarial como agente social e econômico que atua para o desenvolvimento do país. yaho

De empresa familiar para família empresária será lançado dia 7 de junho, às 19 horas, na Livraria Cultura com a participação da jornalista e colunista do O POVO, Neila Fontenele.