Esporte Radical

Semana da Vela É Sal!

Um marco para o iatismo cearense

A tão desejada Semana da Vela É Sal! torna-se realidade. O evento de fomento ao esporte náutico acontece entre os dias 04 e 09 de dezembro, no Iate Clube de Fortaleza. Muito velejo e aprendizado define essa semana que junta os principais nomes da vela do Ceará e do Brasil, para elevar o nível de conhecimento dos jovens atletas e amantes do esporte.

Com muita técnica, criatividade, estilo, troca de conhecimentos e oportunidades, a semana promete muitas disputas dentro d’água com as competições de Optmist, Dingue, Laser, Windsurf e Hobie Cat 16. Fora d’água tem: clínicas de vela com técnico olímpico; curso de oficiais de regatas; workshop sobre a preparação física e mental para competições; palestras sobre carreiras na Marinha do Brasil e navegação segura; treinamento físico; vivências náuticas, além de muito entretenimento, aprendizado e inclusão.

O evento pretende atrair um público de todas as faixas etárias, com a expectativa de 150 pessoas, por dia, e 50 competidores durante as regatas. As competições e clínicas são abertas para os jovens de nove a vinte e um anos, do Ceará e estados que já exercem atividades náuticas. No entanto, as vivências e as atividades fora d’água são abertas aos inscritos, mediante a doação de 2 kg de alimento, que serão destinados aos jovens dos Projeto É Sal! e Mar de Infância.

A Semana da Vela É Sal! surgiu em virtude do edital de eventos que a Secretaria de Esportes do Ceará abriu em 2018. “Vimos uma oportunidade de realizar um evento para todos os velejadores jovens do Ceará, uma vez que não temos recursos para enviá-los aos campeonatos em outros estados. Desta forma, também, convidar os atletas e dirigentes do esporte de outros estados para estarem conosco e contribuírem com os seus conhecimentos. Graças à Secretaria de Esporte poderemos elevar o nível dos nossos velejadores, preparando-os com palestras, workshops e tudo que acontecerá na Semana da Vela É Sal. Demos o primeiro passo, mas, queremos que a Semana da Vela faça parte do calendário de todos os próximos anos para reciclar e elevar o nível desses jovens”, explica o diretor técnico da Federação de Vela e Motor do Estado do Ceará (FVMEC), Daniel Nottingham.

As feras da vela, do Ceará, que são referências no país, prometem um grande show. Todos garantem estar treinando forte com a preparação física da equipe do Movimento Funcional Fortaleza, liderada pelo educador físico, Ygon Maia, na Casa Vida Saudável, no Bairro Meireles. “Sem os treinos não conseguia estar inteiro fisicamente, nos dias de competição. Tem sido bastante importante, o meu corpo responde melhor e tenho como dar o meu melhor também”, relata o atleta de vela, campeão Norte-Nordeste Jovem de Hc16 em 2018, Wesley.

Os jovens do Projeto É Sal! estão muito entusiasmados com a Semana da Vela É Sal! “ É um privilégio ter um evento desse na nossa cidade, que vai abrir muitas portas para quem participar. A Semana da vela representa uma grande oportunidade para o nosso crescimento no esporte e na vida”, diz a atleta do Projeto, Gabriel Ribeiro.

A Semana da Vela É Sal! proporcionou, também, neste semestre, uma vivência de hobie cat 16, em setembro, para pessoas que nunca haviam velejado. Outra de optmist, em comemoração ao dia das crianças e trouxe a atleta olímpica, Kahena Kunze, para velejar com os atletas dos projetos e falar sobre a sua trajetória, em outubro.

O evento oficial da FVMEC tem parceira com Coletivo Humanáuticos e o Iate Clube de Fortaleza. Apoio da Capitania dos Portos do Estado do Ceará (Cpce), Pena Live Freestyle, Confederação Brasileira de Vela, com patrocínio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria do Esporte.

Programação:

Terça-feira 04.12

9h – Credenciamento

11h- Abertura

13h30 – Clínica de Vela (CBVela)

18h30 – Curso de Oficiais de Regata

Quarta-feira 05.12

10h – Vivência Náutica

13h30 – Clínica de Vela (CBVela)

18h30 – Curso de Oficiais de Regata

Quinta-feira 06.12

10h – Palestra Segurança da Navegação (CPCE)

10h30 – Palestra Carreira da Marinha

11h – Palestra Escoteirismo

11h30 – Palestra Preservação do Meio Ambiente e Consumo Sustentável

13h30 – Clínica de Vela (CBVela)

18h30 – Curso de Oficiais de Regata

Sexta-feira 07.12

9h – Palestra Ansiedade x Competição

13h – Competição (Regatas do Dia)

Sábado 08.12

7h30 – Aulão Movimento Funcional Fortaleza

10h – Competição (Regatas do Dia)

14h – Competição (Regatas do Dia)

18h30 – Confraternização

Domingo 09.12

10h – Mesa Redonda com profissionais do esporte

11h – Competição (Regatas do Dia)

16h – Premiação e Encerramento

Sobre o Projeto É Sal!

O Projeto É Sal nasceu da parceria entre a FVMEC e o Coletivo Humanáuticos, que percebeu nos atletas jovens de alto-rendimento atendidos pela Federação a necessidade do acompanhamento psicológico, nutricional e físico, com o objetivo de auxiliar o desenvolvimento de cada um deles.  O Projeto possui o Certificado de Aprovação de Projeto (CAP), emitido pela Secretaria do Esporte do Ceará, que permite que empresas tributadas pelo Lucro Real possam destinar até 2% do valor a ser pago de ICMS à Sefaz para apoiar ou patrocinar a causa. Parte do valor doado poderá ser descontado do imposto. Os atletas do Projeto É Sal são moradores dos bairros Castelo Encantado, Serviluz e Barra do Ceará e já possuem em seu histórico importantes títulos nacionais conquistados para o Estado. Para a FVMEC é uma honra ter o Projeto É Sal! aprovado junto à Sesporte e muito gratificante saber que o Governo do Estado do Ceará tem se empenhado em ações de cidadania, valorizando os talentos locais e permitindo a formação de atletas de bem. Agora, os esforços estão concentrados na captação dos recursos aprovados por empresas aptas a doar e que prezem pelos mesmos valores: ética, responsabilidade social e ambiental, respeito e muita proatividade.

Projeto Mar de Infância

O projeto surgiu do sonho de um dos integrantes do projeto de surf, Boca do Golfinho, o velejador André Frota Ribeiro (in memoriam), de levar essas crianças do bairro Serviluz para a Vela. A Marta Teresa Frota, mãe do André, ao perder seu filho em um acidente de carro, junto à sua amiga, Flávia Sabóia, tornou o sonho realidade. Em 2014, começaram o Projeto Mar de Infância com sete crianças, entre sete e quinze anos, que tinham boas notas na escola e disciplina em casa. Hoje o projeto tem dez crianças que treinam aos sábados e recebem toda a orientação física e emocional da escolinha de vela.

Realização:

Iate Clube Fortaleza

Instagram: @fvmec

Site: fvmec.org.br

 

Fonte: Semana de Vela É Sal (Catarina Leite)

 

Recomendado para você