Estrela Polar

Artista destrói edição rara de Os Vingadores no valor de 38 mil reais para criar escultura

Em 2013, um artista desinformado criou uma escultura de quadrinhos. E só depois de expor a peça, descobriu que as edições que usou eram raríssimas. Somente uma edição dos Vingadores valia 10.000 libras, mais ou menos, 38 mil reais. Veja mais detalhes…

O artista Andrew Vickers, de Sheffield na Inglaterra, criou sua escultura após achar algumas revistas em sua casa. A peça do tamanho de um homem ganhou o nome de Paperboy.

No entanto, durante uma exposição, alguns admiradores descobriram que ele incluiu a primeira edição de Os Vingadores na arte. Ou seja, ele usou uma pequena fortuna para fazer o papel machê.

O especialista em quadrinhos do Reino Unido, Steve Eyre, conversou com o Daily Mail sobre a descoberta. Conferindo a escultura, ele logo percebeu que a perna do Paperboy trazia a rara revista.

Eyre possui a primeira edição dos Vingadores, de 1963, que vale hoje £10.000 (R$ 38.000). Mas não seria somente essa revista rara que foi utilizada por Vickers.

“Quando eu comecei a olhar, havia mais seis outras revistas, que juntas com a rara número 1 valiam juntas £20,000.” disse Steve Eyre. Ou seja, mais ou menos 77 mil reais foram usados.

O artista admitiu que não sabia que as revistas valiam algo. Elas estavam guardadas há muito tempo e já estava pronto para jogá-las fora. Mas, então decidiu fazer algo interessante com o material. Quando soube que teria uma exibição, decidiu fazer a escultura.

Steve Eyre, que dirige um negócio de quadrinhos de super-heróis em Sheffield, contou que perdeu o sono pensando na escultura. E como ela foi criada com muitas camadas diferentes, ele teme ao pensar no que pode estar por baixo.

“Teria sido mais barato para Andrew fazer isso com mármore italiano, porque da matéria-primas que ele usou. Acho que eu poderia ter vendido por muito mais, do que ele vai vender esta estátua agora.” disse Eyre.

Eyre está ajudando a vender a escultura para Jonathan Ross ou Nicolas Cage, que são amantes de quadrinhos. Mas por enquanto, ele sempre será chamado quando Vickers encontrar qualquer outra coisa, em alguns de seus arquivos.

Fotos de Jonathan Pow

Recomendado para você