Estrela Polar

VERSUS: O final emocionante de Vingadores Ultimato

A espera acabou e já assistimos a Vingadores: Ultimato, o filme que fecha os 10 anos do Universo Cinematográfico da Marvel. E agora, vamos enumerar os pontos negativos e positivos do final da Saga do Infinito nos Cinemas.

VEJA TAMBÉM: Capitã Marvel e a real importância do filme 

Round 1: Um filme de Caçada X Tempo excessivo

Ponto Positivo: O filme anterior “Guerra Infinita” foi uma grande luta pelas joias do infinito, mas dessa vez, os Vingadores acham um jeito de dominar a viagem no Reino Quântico. E assim, precisam achá-las antes de Thanos as joias. Dessa forma, o filme ganha um foco voltado pela caçada às joias, algo que abre caminho para cenas importantes e emocionantes para cada um dos seis Vingadores originais.

Ponto Negativo: Na verdade, as 3 horas de filmes são importantes para aprofundar em cenas que os fãs estavam esperando. Porém, deixou o roteiro tão denso a ponto de arrastar algumas sub tramas desnecessariamente, como a história da Nebula e Thanos. Relação que não acrescenta, como a relação da ex-vilã com a irmã Gamora, que sim, dá um tom interessante.

Round 2: Força feminina X Marketing da Capitã Marvel

Ponto Positivo: O foco do último filme é o fecho do arco dos Vingadores originais e mas isso não deixou de lado o poder das personagens femininas. A emoção da Viúva Negra, Nebula sendo um fio condutor, a volta da Gamora, as surpresas de Potts e as cenas da Capitã Marvel trazem mais frescor aos personagens masculinos, que já são tão elaborados em quase todos os filmes do MCU.

Ponto Negativo: A força da Capitã Marvel, força do marketing que veio com o inesperado (?) sucesso do filme solo da personagem, fez muita gente achar que ela seria a resolução de tudo. E, fugindo disso, o roteiro incluiu Carol Danvers somente em momentos chave.

Round Final: Um Fan Service de 3 horas X Um novo horizonte

Ponto Negativo: Muitas das cenas, ou talvez o filme todo, caem em um lugar que achamos que o grande público conhece, porém é difícil para o público de reconhecer e saber de tudo. O filme está sendo divulgado para todo mundo, muito além da comunidade nerd, e seria importante haver um link maior do que somente várias cenas de fan service.

Ponto Positivo: Guerra Infinita foca no desfecho dos Vingadores Originais e assim, o caminho se abre para um novo horizonte. Algo que se entrelaça com a história da empresa Marvel, a compra da Fox, entrada dos X-men, lançamento do Disney + e as novas séries. Dessa forma, vemos figuras de personagens se tornando “mantos” e novas histórias se abrem para os fãs antigos e futuros.

Enfim, Ultimato é sim um dos filmes mais emocionantes da Cultura Pop/Geek, acompanhamos os personagens por 10 anos e a Marvel firmou os filmes de Super-heróis como gênero no cinema. Vingadores: Ultimato é um evento que ainda será visto e revisto, e provavelmente será referência para tantos outros filmes.

Escute nosso episódio do podcast O Orgulho Contra-Ataca sobre as Minorias nos Filmes dos Vingadores:

Recomendado para você