EU SÓ LAMENTO

Nove conselhos sobre o Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem

Estutantes fazem prova, (ENEM)
Foto: Wilson Dias/ ABR

Todo mundo já sabe que o Enem é um evento nacional de grandes proporções. Mas será que, às vezes, nós não superdimensionamos a importância dessa prova? Nas últimas semanas tenho escutado muitos relatos de ansiedade, nervosismo e choro. Resolvi escrever alguns pequenos conselhos. Eu já fiz essa prova seis ou sete vezes… Então, acredite, ela não é o fim do mundo. É só mais uma prova e, se você não se sair bem, terá outra chance próximo ano. Pegue a caneta preta transparente, a garrafa de água sem gás, o documento de identidade e faça o seu melhor.

1 – Não é o fim da sua vida
É só uma prova. É só um exame. Você continuará existindo, comendo, andando e falando mesmo se não tiver um resultado bom na prova. Acredite: agora parece a prova mais importante da sua vida, mas , com o tempo e a idade, você entenderá que é apenas mais um obstáculo para você transpor nesse seriado chamado vida.

think about it GIF by James Maslow

2 – Não se cobre em excesso
Aquele discurso de “eu poderia ter estudado mais matemática ao invés de sair com meus migs” não vai levar você para nenhum lugar bom. Você fez aquilo que conseguiu dentro das suas próprias possibilidades. Não cobre de você mesmo mais do que é capaz de fazer. Também não embarque no discurso do “fulano tem ótimas notas de redação e eu, não”. O “fulano” tem a vida dele, a inteligência dele, as condições de vida dele… Foque nas coisas boas que você fez e mantenha a concentração para a maratona de provas.

college life GIF

3 – Não se compare
Já que estamos falando com o assunto: evite se comparar com seus vizinhos, primos, amigos ou colegas de cursinho. Esse comportamento tóxico também não trará nada de bom na hora da prova. Foque em você mesmo e nas suas próprias potencialidades.

beyonce no GIF

4 – Pesquise sobre os usos da prova
O Enem é classicamente aliado ao Sistema de Seleção Unificada, o Sisu, que garante o acesso à rede federal de ensino. Mas procure outros usos para o exame. Cursos, instituições estaduais e faculdades particulares costumam usar o resultado da prova como forma de entrada.

season 1 agent cooper GIF by Twin Peaks on Showtime

5 – Não olhe o resultado da primeira prova
Eu sei que é difícil. Mas, simplesmente, não olhe o gabarito após a prova do dia 5 de novembro, domingo próximo. Se você não tiver feito um bom número de questões, você ficará desestimulado, ansioso e pessimista para o segundo dia de provas. O que está feito, está feito. Não adianta chorar pelo leite ou pelo suco de cajá derramado.

busy work GIF

6 – Não enlouqueça estudando antes da prova
Assista uma série, leia uns posts legais no blog, faça um exercício, vá para uma aula experimental de zumba. Estudar antes da prova é cansativo e pode trazer uma sensação de ansiedade super tóxica. Tente descansar e limpar a mente para a hora da prova.

life studying GIF

7 – Aproveite a zoeira
O Enem é a maior fábrica de memes desse país. Aproveite para rir um pouco também. Depois da prova, abra as redes sociais e veja a quantidade de piadas boas que estarão lá.

very funny lol GIF

8 – Enem tem todo ano
“Ah, Isabel, você tá falando isso porque já fez a prova e já foi aprovada na universidade”. Não, eu estou falando isso porque é verdade. Enem é igual a Carnaval. Todo ano tem. E todo ano é uma nova chance. Não deu certo dessa vez? Paciência! No próximo haverá de ser melhor…

college life crisis GIF

9 – Se informe sobre os horários da prova e outros dados técnicos.
Você não vai querer perder a prova por problemas burocráticos – como ir para o lugar errado ou esquecer os documentos. Abra o site do MEC e se informe sobre as regras.

i dont care GIF

As provas acontecem nos dias 5 e 12 de novembro, dois domingos. Quer saber mais sobre as regras do Enem? Acesse o site do MEC através do link!

Nos vemos na fila dos atrasados!

Eu só lamento por quem não seguir esses conselhos!

Recomendado para você