Fisioterapia & Saúde

Acupuntura: quem pode exercer?

72 20

Acupuntura é um ramo da Medicina Tradicional Chinesa um método de tratamento considerado complementar de acordo com a nova terminologia da OMS – Organização Mundial da Saúde.

Os Cinco Elementos

Os Cinco Elementos

A história da acupuntura iniciou-se com o aquecimento de pedras em certas partes do corpo. O homem de Pekin há mais de 10.000a.c e seu sucessor o Upper man utilizavam utensílios de madeira, ossos, pedras e espinhas de peixes, para realizar estímulos em certos pontos do corpo (Acupontos). È durante as Dinastias Xia, Shang , Zhou (2.000 a.c), que surge a escola naturalista com os princípios de Yin e Yang e cinco elementos. Mestres deste período nomearam meridianos e pontos de acupuntura. A visão tradicional da medicina chinesa está profundamente ligada a teorias baseadas no Taoísmo, sobre a dualidade Yin/Yang, sobre meridianos e outros conceitos bastante “exóticos” para a ciência médica ocidental. O Yin e o Yang são aspectos opostos de todo movimento no universo. É um conceito hoje considerado quântico que os médicos chineses antigos conseguiram adaptar para a medicina.  No corpo do homem existe um equilíbrio que pode ser alterado por diversos tipos de influências, como alimentar, comportamental e muitas outras.

Yin e Yag

Yin e Yag

 O Yin e o Yang são aspectos opostos de todo movimento no universo.  O ocidente deve a George Solie de Morant um francês que foi para china em 1908 e estudou esta magnífica arte da cura. No Brasil na década de 40, o professor Frederico Spaeth de origem européia naturalizou-se brasileiro e dedicou a sua vida ao estudo e ao ensino da acupuntura.

professor Frederico Spaeth

professor Frederico Spaeth

Após décadas de misticismo e incertezas com relação a sua eficácia, a  pratica tornou-se alvo de intensa briga pela reserva de mercado. Em 1985 a acupuntura foi reconhecida oficialmente por intermédio da Resolução COFFITO 60 1985, do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, que concedeu autonomia para praticar o método. Quem pode praticar a acupuntura no Brasil? Este questionamento, antes feito por pouquíssimos, começa a rodear o pensamento de várias pessoas. Muito já se fala sobre a necessidade da formação em medicina para o exercício desta milenar técnica. No entanto, parece que esqueceram de explicar como ela é praticada nos demais países do mundo.

 A Organização Mundial de Saúde publicou em 2001 um amplo levantamento sobre a situação das medicinas alternativas no mundo, e verificou que somente em dois países a acupuntura é restrita a médicos: Arábia Saudita e Áustria. Tal constatação se contrapõe frontalmente aos radicais que tentam creditar esta técnica milenar como um ato exclusivamente médico. Em mais de 50 países, porém, todo indivíduo com a devida formação em acupuntura pode praticá-la. O mais importante não é afirmar quem pode ou não quem pode praticar, o fundamental é definir critérios claros sobre como se deve praticar à acupuntura pelos mais diversos profissionais.  A OMS defende que a acupuntura seja multi-profissional e recomenda o estabelecimento de competências especificas para cada categoria. Faz-se necessário ainda intenso debate não só junto ao COFFITO como também aos deputados e senadores para que os fisioterapeutas acupunturistas e demais acupunturistas tenham seus direitos preservados.

Por: Dr. Ewertom Cordeiro Gomes