A matéria abaixo mostra a importância da fisioterapia  preventiva, por muitos anos existiu o pensamento do profissional fisioterapeuta  reabilitador,  vejam a matéria e o vídeo no link, é hora de mudar os conceitos.

Por Rafael Honório Rio de Janeiro

A disputa pelo título da etapa carioca do Mundial de Skate Vertical gera nervosismo. Os altos saltos e as quedas feias ainda causam tensões musculares nos skatistas. Para se liberarem de todo esse stress, os atletas procuram uma única pessoa na arena montada na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro: o fisioterapeuta esportivo. Luis Henrique Vieira trabalha no circuito do skate há dez anos. Amigo de alguns atletas, o brasileiro trabalha tanto com brasileiros, como com estrangeiros. – Com os tombos e os saltos, os atletas acabam sentindo um pouco da musculatura. Eu tento soltar, melhorar essas dores, para eles ficarem mais soltos – explicou. Pedro Barros, o Pedrinho, é um dos atletas que procura os serviços do fisioterapeuta antes de entrar na pista.MUNDIAL Mas o atleta de Florianópolis (SC) não recorre à fisioterapia apenas quando está nas competições. Eu também trabalho com meu fisioterapeuta lá em Floripa, mas eu estava viajando muito e não tive como fazer esse trabalho com ele. Eu tava muito duro, sem flexibilidade nenhuma e aproveitei o trabalho do Luis para soltar um pouco mais minha musculatura – afirmou. Além dos skatistas, existem outras pessoas que destacam o trabalho feito pelo fisioterapeuta. Marcos Feitosa é personal trainer de alguns atletas, como Edgar ‘Vovô’ Pereira e Lécio ‘Neguinho’ Silva, e explica a importância do serviço desenvolvido.  – Além do alongamento, também temos o trabalho de fortalecimento muscular. Esses dois, em conjunto, são muito importantes para o desempenho dos atletas. O skate está muito profissional, então é preciso uma preparação física específica para o esporte – completou.  Depois das sessões de fisioterapia, os atletas estão prontos para ‘voar’ na rampa do Mundial de Skate Vertical.

Veja Vídeo:

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1224060-7824-FISIOTERAPEUTA+E+O+RESPONSAVEL+PELO+ALONGAMENTO+DOS+-ATLETAS+NO+MUNDIAL+DE+SKATE+VERTICAL,00.html

About the Author

Jorge Brandão

Fisioterapeuta, Osteopata, RPGista. Diretor da clinica Fisio Vida.

View All Articles