Pacientes que recebem a fisioterapia em casa tem uma melhora significativa no tratamento

Um verdadeiro exemplo de saúde é assim que se pode classificar o programa de Fisioterapia Domiciliar, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde de Itajaí, que no mês de março atendeu 90 pacientes, resultando em uma média de 327 visitas. O principal objetivo do programa é melhorar a qualidade de vida das pessoas que necessitam de fisioterapia, porém estão impossibilitadas de se deslocar até uma clínica.

As sessões contemplam, além da prática de exercícios específicos, a abordagem aos familiares dos pacientes, para incentivá-los também a participarem do tratamento. O profissional orienta o cuidador quanto aos cuidados gerais e realização dos exercícios indicados. “Esta orientação é importante para que haja uma boa evolução do paciente”, alertou a fisioterapeuta e coordenadora do programa Vanessa Tavares.

Para a profissional um paciente que recebe a fisioterapia em casa e tem o apoio da família tem uma melhora significativa no tratamento. Segundo Vanessa, devido ao aumento da procura ao programa, o paciente precisa seguir alguns critérios estabelecidos pelo programa. Quem necessitar de tratamento deve procurar a unidade de saúde mais próxima para consulta e encaminhamento. As sessões variam de acordo com a necessidade do paciente e da avaliação profissional.

Fonte:Jornal Boca

About the Author

Jorge Brandão

Fisioterapeuta, Osteopata, RPGista. Diretor da clinica Fisio Vida.

View All Articles