Conhecimento do funcionamento do corpo humano ajuda a prevenir lesões

Por: Janey Costa – Estado de Minas

Durante sua carreira, que dura pouco mais de 10 anos, um jogador profissional disputa entre 600 e 800 partidas. Com a alta competitividade do futebol moderno os impactos sobre o corpo do atleta são cada vez maiores. Levado ao limite, todas as vezes que entra em campo para defender sua equipe o atleta sofre desgastes que, ao longo do tempo, somados às quedas, divididas e trombadas podem causar sérias lesões. Os efeitos da atividade intensa e prolongada também se traduz em desgaste nas articulações e na musculatura. No esporte mais popular do mundo, a contratação de um craque envolve grandes somas de dinheiro, seja na compra do passe ou nas enormes verbas de publicidade, destinadas a exploração de sua imagem. Quando um atleta fica afastado por causa de uma lesão, é prejuízo na certa. Não é à toa que a indústria do futebol vem investindo cada vez mais em pesquisas e tecnologia que ajudem a melhorar a preparação física dos atletas e minimizem os riscos de lesões dentro de campo.

Nos intervalos entre as partidas e folgas, quando não estão treinando, os atletas são submetidos a avaliações médicas que têm objetivo de avaliar não só seu condicionamento físico, mas também prevenir lesões que possam provocar afastamentos prolongados. A medicina esportiva tem avançado a passos largos tanto na prevenção quanto no tratamento dos problemas que surgem ao longo da carreira dos craques. O cirurgião e traumato-ortopedista carioca Gabriel Pimenta diz que os avanços no conhecimento do funcionamento do corpo, sua fisiologia e suas reações têm sido o maior trunfo para os profissionais responsáveis pela boa forma dos craques. Cuidados com coisas simples como nutrição, sono e saúde bucal são fundamentais quando se fala de atletas de alto desempenho. Equipes multidisciplinares formadas por médicos, fisioterapeutas, preparadores físicos, nutricionistas entre outros formam um verdadeiro exército que luta para previnir ou tratar lesões do esporte, evitando afastamentos prolongados das estrelas da bola, que ainda conta com softwares e equipamentos de última geração para manter os atletas sempre em forma. Por outro lado, novas técnicas cirúrgicas e de reabilitação têm surgido a cada momento, fazendo com que atletas vítimas de lesões, que no passado encerrariam suas carreiras, voltem, muitas vezes rapidamente aos gramados. Um dos exemplos mais emblemáticos é o de Ronaldo Fenômeno, hoje no Corinthians, que, após uma grave lesão no joelho, não só voltou aos gramados como conseguiu fazer a diferença como o maior destaque da Copa de 2002.

Se a recuperação espantosa de Ronaldo surpreendeu o mundo, por outro lado também serviu como alerta para atletas e preparadores físicos que buscam a forma ideal, para os limites do corpo humano. No caso do Fenômeno, o ganho rápido e excessivo de massa muscular que multiplicou sua força e resistência também sobregarregou seus ligamentos e tendões, causando a terrível lesão em seu joelho. No campo da cirurgia e da reabilitação, os avanços deixaram no passado dramas como o do atacante Reinaldo, um dos maiores ídolo do Atlético, que teve a carreira abreviada por causa de lesões no joelho. Pimenta fala que a evolução das técnicas operatórias e da fisioterapia, aliadas a inventos como o artroscópio, aumentaram a eficiência das cirurgias e diminuiram expressivamente o tempo de recuperação. As cirurgias de joelho, no passado eram muito invasivas, para ter acesso à lesão era necessário abrir um grande corte no paciente. Hoje, com os novos materiais, os procedimentos são relativamente simples e as possibilidades muito mais amplas. Com pequenas incisões, os cirurgiões conseguem acessar e tratar as lesões com muito mais eficiência, restaurando meniscos e ligamentos com extrema precisão. Nas fraturas, diz Pimenta, com hastes intramedulares é possível alinhar e orientar com maior sucesso a calcificação perfeita da lesão.  Outro exemplo marcante desses avanços é o do capitão da esquadra italiana Franco Baresi, que, no  início da Copa de 1994, sofreu uma séria  lesão no joelho e após uma bem-sucedida artroscopia e um programa intenso de fisioterapia em apenas 24 dias já estava completamente reabilitado e pode voltar aos campos a tempo de disputar a final do Mundial.

Fonte: www.superesportes.com.br

About the Author

Jorge Brandão

Fisioterapeuta, Osteopata, RPGista. Diretor da clinica Fisio Vida.

View All Articles