SAMU Aracaju comemora novas conquistas

Prestes a completar oito anos de atuação, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Aracaju (SAMU 192) tem motivos especiais para comemorar. Além de contar com uma frota de oito ambulâncias, seis delas com menos de um ano de uso, e ter recebido recentemente seis ambulâncias do tipo A, destinadas ao serviço de Transporte Social e Sanitário, o SAMU alcançou resultados positivos durante a participação no Forró Caju 2010.

“No mês de festas juninas, mantivemos um Posto Médico Avançado de Atendimento do SAMU nos 12 dias do Forró Caju. Este ano, tivemos uma estatística de 375 atendimentos, sendo 292 casos clínicos, 83 traumas, 34 remoções e 50 casos de atendimento a adolescentes”, informou a coordenadora da Rede de Urgência e Emergência (REUE), Waneska Barbosa.

De acordo com ela, o número de remoções durante o referido período mostra a efetividade e importância do posto do SAMU no evento. “De todos os atendimentos realizados no Forró Caju 2010, apenas 9% necessitaram de remoção, o que mostra uma resolutividade de 91% dos casos no próprio posto”, constatou a coordenadora. No que diz respeito à chegada das seis novas ambulâncias, que fez subir para 13 o número de viaturas destinadas especificamente ao serviço de transporte social, Waneska afirma que o reforço na frota mostra os primeiros resultados. “A mudança já começa a ser notada com o desafogamento das demandas do Samu. A ampliação da frota está nos permitindo oferecer um melhor atendimento aos usuários da rede pública de saúde”, ressaltou.

Nova frota

Agora o SAMU Aracaju conta com ambulâncias tipo ‘A’ para o transporte sanitário público, conforme previsto na Portaria 2048. A portaria normatiza o uso do transporte social. O novo serviço é destinado ao transporte de pacientes hospitalizados com risco pequeno e pacientes psiquiátricos que não apresentem risco de complicação durante o transporte. Pacientes acamados, que recebam alta e/ou precisem ser removidos de uma unidade para realizar exames em uma outra unidade de saúde também contarão com este serviço, antes realizados por ambulâncias grandes do SAMU de Aracaju.

Hoje a frota do transporte serviço social da SMS totaliza 13 viaturas: duas vans para tratamento de hemodiálise e oncologia; três kombis para fisioterapia; uma kombi para Tratamento Fora do Domicílio (TFD); duas ambulâncias com maca para remoção de pacientes acamados para consulta-revisão ortopédica e fisioterapia; e as seis novas pequenas ambulâncias destinadas a altas de pacientes e acamados dos dois hospitais municipais.

Manutenção garantida

A Prefeitura de Aracaju garante a manutenção mecânica periódica da frota do SAMU municipal. “Possuímos um relatório diário de permanência dessas ambulâncias na manutenção. Estamos realizando um levantamento para identificar os motivos pelos quais determinadas viaturas tem maior frequência na oficina”, disse Waneska.

“Estamos conversando com os mecânicos responsáveis e com os condutores para identificar as razões. As ambulâncias são patrimônio do povo de Aracaju e instrumentos de trabalho do SAMU, por isso zelamos para garantir maior tempo de vida útil “, destaca a coordenadora .

Fonte: www.vermelho.org.br

About the Author

Jorge Brandão

Fisioterapeuta, Osteopata, RPGista. Diretor da clinica Fisio Vida.

View All Articles